Como sair do cafezinho tradicional e inovar nas preparações?

Para muitas pessoas, o dia só começa depois de tomar uma boa xícara de café. É a bebida que dá aquela energia extra na parte da manhã para se enfrentar os desafios do dia, ajudando a despertar o corpo. Contudo, além do tradicional café forte e amargo, existem muitas outras formas de preparar essa bebida.

Por exemplo, engana-se quem pensa que o coador comum, popularmente utilizado, é o único método possível de preparo e extração de café. Nos últimos anos, com os avanços tecnológicos, surgiram mais formas de tornar esse preparo ainda mais especial e único, sobretudo ao utilizar uma cafeteira italiana.

Essa nova gama de opções valoriza grãos de qualidade e permite que a filtragem do café seja feita de maneira profissional, em casa, culminando em um café maravilhoso para degustar. Ficou curioso para conhecer algumas dessas técnicas? Confira no texto abaixo.

Aeropress

O funcionamento do método aeropress lembra o de uma seringa. Em uma de suas peças, parecida com um tubo, é colocado o café em um coador de papel próprio para ele. Depois, adiciona-se água quente e, em seguida, um êmbolo é inserido, com a pressão sendo exercida na peça anterior.

O resultado desse método é um café com características especiais. Sua textura é semelhante ao coado comum, mas tanto o aroma como os sabores lembram um café expresso. Isso acontece porque os óleos do café são melhor aproveitados graças à pressão exercida.

Chemex

O método chemex não é uma inovação de agora. Ele existe desde 1941 e possui um design tão curioso que uma peça dele fica exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos. A extração desse método é bem curiosa. Insere-se um filtro de papel com tripla filtração em um vidro que tem formato parecido com o de uma ampulheta. Antes de adicionar o pó, o filtro recebe água quente, sendo que só em seguida o café é colocado, passando pelo material.

O resultado dessa peculiaridade é um café livre de resíduos e limpo, possuindo o equilíbrio ideal entre doçura, acidez e corpo.

Moka

Mesmo com diversos designs diferentes, a cafeteira italiana (ou moka) é sinônimo de qualidade ao filtrar o café. Ele é composto por duas câmaras, separadas por um filtro. A água na parte de baixo é fervida, passa pelo centro (onde o café se posiciona) e é filtrada, chegando assim à parte de cima da engenhoca — e servindo um delicioso café.

Receitas diferentes para fazer café

Além de saber um pouco mais sobre as diferentes formas de preparar um café, é um passo da inovação conhecer outras receitas dessa bebida. A seguir, descubra algumas das melhores para você experimentar em casa.

Café com leite cremoso

O brasileiro adora beber café com leite, mas essa tradicional receita pode receber um toque especial nesta versão. Fácil de fazer, a receita exige ½ xícara de chá de leite, ½ xícara de chá de café, 2 colheres (sopa) de amido de milho e 1 colher (sopa) de açúcar, caso a pessoa queira deixar mais adocicado.

Comece adicionando, em uma panela, o café coado, o leite, o amido de milho e o açúcar, misturando bem em seguida. Deixe a mistura em fogo baixo por cerca de 3 minutos, ou até ferver, mas tenha atenção para mexer durante todo esse tempo. Após esse período, cozinhe por mais 1 minuto, retire do fogo e sirva-se com a bebida ainda quente.

Mocha caramelo

Outra receita que dá água na boca dos amantes de café é o mocha caramelo, muito pedido em cafeterias e que é uma variação do capuccino. Sua receita para duas pessoas pede ½ xícara de chá de açúcar, ½ xícara de chá de creme de leite, 1 xícara de chá de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 pitada de sal e 1 dose de 40 ml de café expresso.

O primeiro passo é colocar, em uma panela, o açúcar, levando-o ao fogo médio até que ele comece a derreter. Mexa de vez em quando com uma colher para que ele derreta uniformemente. Quando estiver derretido e com a coloração escura, adicione o creme de leite e a manteiga. Diminua o fogo e misture bem, até que se obtenha uma calda lisa e homogênea.

Depois, polvilhe o sal e retire a mistura do fogo, distribuindo o caramelo obtido no fundo de duas xícaras, reservando em seguida. Dissolva o amido de milho no leite, divida nas duas xícaras e coloque-os no micro-ondas, deixando-as lá por 40 segundos em potência alta. Por fim, adicione em cada xícara 1 dose de café.