Como o Tik Tok alterou a forma como consumimos música

Plataforma passou a ser quase obrigatória no marketing de lançamentos de artistas

É curioso pensarmos como a forma de consumir conteúdos mudou drasticamente em pouco tempo, apenas de 2010 até hoje. Colocar um fone de ouvido em qualquer lugar e dar play em uma música é algo trivial hoje em dia. Mas nem sempre foi assim, especialmente quando falamos de onde essas músicas são ouvidas.

O tão conhecido Tik Tok surgiu em 2014, a princípio denominado Musical.ly. O principal objetivo da plataforma era a postagem de vídeos com dublagens de músicas por parte dos usuários. Durante a pandemia, em 2020, o aplicativo foi o segundo mais baixado no mundo, atrás apenas do Facebook. 

A dinâmica de uso da ferramenta e seu algoritmo poderoso fizeram com que a rede social caísse no gosto da geração Z e mudasse a forma de consumir música. Goste ou não, é inegável que o Tik Tok exerce hoje um papel importante na indústria da música, sendo responsável por lançar artistas novos em todo o mundo. 

Confira um pouco mais sobre como isso aconteceu, as discussões por trás e uma lista com alguns dos hits que bombaram dentro e fora da rede nos últimos anos. 

A ”tiktokização” da indústria musical

Quem nasceu em meados dos anos 1980 acompanhou a era dos discos de vinil, a chegada dos CDs, a ascensão e queda do mp3 e, por fim, a popularização dos streamings de música. Para as gerações que já nasceram utilizando a internet, pode ser difícil imaginar o rádio e a televisão como os únicos meios onde os artistas divulgavam suas músicas. 

Em um mundo cada vez mais conectado, conteúdos rápidos e de fácil circulação se tornam os favoritos de quem usa redes. Exemplo disso é a adoção dos Reels pelo Instagram e os Shorts pelo YouTube. Nesse sentido, o Tik Tok ganha ainda mais relevância por disseminar trechos de músicas com alto potencial de viralização. 

Hits que nasceram no Tik Tok

Mantendo a premissa inicial da rede, o Tik Tok incentiva que pessoas gravem vídeos curtos dublando músicas. Nos vídeos, muitas vezes há coreografias – os famosos challenges – criadas pelos próprios usuários ou iniciadas pelos artistas. Nesse meio, é possível encontrar desde conteúdos replicados à exaustão até danças com muita criatividade.

Tanto no Brasil como em outros países do mundo, artistas tiveram que repensar suas estratégias de lançamento de novas músicas. Estar no Tik Tok virou algo essencial, o que gerou polêmicas, como artistas expondo gravadoras que não lançariam músicas que não tivessem potencial de viralizar. 

A própria polêmica gerou discussão: a ação de publicar no Tik Tok não seria, por si só, uma ação de marketing, servindo como pré-divulgação de novas músicas? Para o bem e para o mal, o fato é que diversos músicos viram hits nascerem no Tik Tok, como alguns que você confere a seguir.

‘Streets’, da Doja Cat 

Entre 2020 e 2021, a artista Doja Cat, de 27 anos, viralizou uma trend no Tik Tok. O desafio era recriar uma cena teaser do vídeo da música ‘Streets’. Nele, o trecho da música selecionado sincroniza com a edição do vídeo, onde apenas a silhueta da pessoa fica visível. 

A música alcançou um sucesso estrondoso, virando um dos principais hits do álbum. Doja Cat é um exemplo de como os artistas exploram a criatividade e todo o potencial de uma rede como o Tik Tok, aproximando-se de pessoas que poderiam não ter conhecimento de suas músicas por meios mais tradicionais.

‘Acorda Pedrinho’, da banda Jovem Dionísio

Rompendo a bolha do Tik Tok e invadindo os Reels do Instagram, o hit ‘Acorda Pedrinho’ projetou a banda Jovem Dionísio, de Curitiba, para conhecimento nacional. A música faz referência a uma piada interna dos integrantes, e viralizou por seu trecho chiclete “Acorda Pedrinho / que hoje tem campeonato”.

‘Envolver’, da Anitta

Projetando sua carreira fora do Brasil, a cantora e empresária Anitta também utilizou uma trend no Tik Tok para impulsionar o lançamento de seu single ‘Envolver’. Reproduzindo uma coreografia feita basicamente no chão, a trend foi utilizada até mesmo por pessoas sem nenhum contato com a cantora até então. 

Em março de 2022, a canção chegou ao topo do ranking mundial no Spotify, alcançando cerca de 6,4 milhões de reproduções em um único dia. O refrão pop e a coreografia ousada têm papel de peso no sucesso da música. Enfim, é nítido o poder que a ferramenta Tik Tok tem hoje no processo de trabalho de artistas de todos os tipos.