Como medir os acessos das Redes Sociais usando o Google Analytics

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As redes sociais se tornaram fundamentais na vida de um blog. Não só pelo seu foco de relacionamento, mas também pela sua funcionalidade de compartilhamento de conteúdo e por fim geração de visitas ao blog. Porém, há dúvidas sobre como mensurar as visitas vindas das redes sociais como Facebook e Twitter.

Nesta postagem você irá entender passo-a-passo como medir o tráfego de visitas do seu blog usando o melhor site de análise do mundo, o Google Analytics.

1º Passo – Entre no Google Analtytics

Faça o login em sua conta Google e depois acesse o Google Analytics. Caso não tenha conta no Google crie uma, pois esta ferramenta é do Google e como nos outros serviços deles este também é interligado.
Após o login você estará na página padrão do site que é a \”Visão geral dos visitantes\”

2º Passo – Identifique as redes sociais

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No lado direito tem a aba mestre de opções que contém \”Público-alvo\”, \”Publicidade\” e logo abaixo dela tem a opção \”Fontes de tráfego.\” Selecione-a e logo após clique em \”Origens\” e \”Todo o tráfego.\” Aqui você verá todos os sites que direcionaram visitas para sua página.

3º Passo – Faça uma lista de links

Observe todos os links e realize uma busca (ctrl + f) para achar os links que fazem referências as redes sociais como por exempo:

  1. t.co
  2. twitter.com
  3. twitterfeed.com
  4. tweetdeck.com
  5. bit.ly
  6. migre.me

dentre outros. Copie os sites em algum lugar e guarde-os para o próximo passo.

4º Passo – Crie grupos de tráfego

Basta clicar em “Segmentos Avançados” e dar um nome para o grupo, como “Twitter”, por exemplo, e adicione os sites citados citados acima e recomendo que use a opção de verde como \”Origem.\” Feito isso, você terá como ver, separadamente e em detalhes os dados das visitas que seu site recebe vindo do microblog.

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É só modificar onde se pede, assim como na imagem acima e por fim, Salvar segmento.

5º Passo – Crie outros grupos

Tu pode criar outros grupos com outras listas de links de acordo com as plataformas que você usa ou que tem relevância para seu blog, como por exemplo Facebook, Linkedin, Orkut, Google+ etc.
Se preferir podes criar uma lista com todas as \”redes sociais\” agrupadas num só grupo. Fica a seu critério.

Pronto! Agora tu saberá detalhadamente como as mídias sociais geram impacto no seu blog.