Como lidar com a alta rotatividade de funcionários na sua empresa?

A rotatividade gera custos e impacta a produtividade. Descubra como minimizar o problema

Os gestores estão sempre buscando mecanismos para melhorar os resultados do negócio. Um dos principais segredos relacionados a atingir os objetivos traçados é trabalhar com foco na valorização dos profissionais. Desenvolver o lado humano é apenas uma das etapas desse processo.

A alta rotatividade impacta diretamente o desempenho da empresa, por isso entender a razão pela qual ela acontece é o primeiro passo a ser realizado a fim de reduzir o problema. Somado a isso, a adoção de boas práticas na gestão de pessoas fará toda a diferença.

Melhore o processo seletivo

O primeiro aspecto que deve ser revisto pelos gestores diz respeito ao processo seletivo. A rotatividade pode estar relacionada ao fato de que os profissionais contratados não estão alinhados à empresa.

Muitas vezes, os pedidos de desligamento são vinculados à quebra de expectativas desses colaboradores. Isso significa que eles começaram a trabalhar com uma expectativa e perceberam que não era exatamente isso que a empresa tinha para oferecer.

Dessa forma, o processo seletivo deve ser desenvolvido visando encontrar os melhores profissionais, os quais devem também estar alinhados ao propósito do seu negócio.

Crie um plano de carreira

Para manter um colaborador no quadro, você precisa estabelecer uma relação de longo prazo. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da criação de planos de carreira.

Esses planos são planejamentos estratégicos desenvolvidos para estabelecer uma perspectiva de crescimento na organização. Eles definem qual será o caminho percorrido pelo colaborador.

No plano, a empresa estabelece quais as competências necessárias para cada cargo e a expectativa na empresa com relação àquele cargo. É um excelente mecanismo de atração e retenção de talentos.

Ofereça benefícios

Os benefícios são um “diferencial competitivo” para atrair o interesse de talentos em seu negócio. Muitos funcionários escolhem a empresa na qual vão trabalhar com base nos benefícios oferecidos.

Além de um salário compatível com o praticado no mercado, a sua empresa poderá oferecer plano de saúde e odontológico, vale-refeição, vale-alimentação, vale-cultura, vale-combustível e premiações em geral. 

Aposte na política dos feedbacks

O feedback é uma forma de alinhar o trabalho junto ao seu colaborador. Isso não significa apenas apontar eventuais falhas a serem corrigidas, mas destacar e valorizar pontos positivos no trabalho desenvolvido.

A política de feedbacks, quando aplicada de forma eficiente, aproxima a empresa dos seus colaboradores e alinha as expectativas entre eles. É, também, uma forma de demonstrar ao funcionário que a empresa gosta do seu trabalho e deseja manter uma relação a longo prazo. 

Valorize a opinião dos colaboradores

Essa dica está diretamente relacionada à anterior, já que a política de feedbacks deve ser mútua; ou seja, da mesma forma que a empresa destaca pontos de melhoria e valoriza aspectos positivos do trabalho, o colaborador deve ter liberdade para dar o seu feedback em relação às operações e à empresa como um todo.

Pode parecer difícil colocar isso em prática, entretanto, com líderes e um setor de recursos humanos preparados, é totalmente viável. Desenvolva mecanismos para estreitar o relacionamento com os colaboradores e mantenha as portas abertas para receber sugestões e críticas.   

Invista no desenvolvimento pessoal e profissional

Para que o negócio cresça, as pessoas que fazem parte dele precisam crescer. Isso significa que a valorização dos profissionais é um ponto-chave para os gestores. Você não deve considerar apenas a questão da rotatividade, mas também o alinhamento das expectativas e a necessidade de investir em desenvolvimento.

Logo, se a ideia é reduzir o turnover, não deixe de implementar políticas e mecanismos para o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe. Treinamentos, cursos e atividades externas são formas de demonstrar o interesse na capacitação do colaborador e na intenção de que ele faça parte do quadro da empresa no longo prazo. 

A implementação de boas práticas de gestão deve ser avaliada de acordo com a realidade e as possibilidades de cada empresa. Você pode colocar em prática todas as dicas ou escolher aquelas que fazem mais sentido para a sua empresa.

Entenda quais são as necessidades do seu negócio e o perfil de colaboradores. Com valorização do trabalho, investimento em capacitação e melhora na comunicação, é possível reduzir significativamente os índices de turnover