Como funciona a construção e a obra de uma mansão?

As redes sociais ajudam a viralizar muitos conteúdos, que antes eram relativamente restritos ao seu público-alvo. Desde perfis de empreiteiros mostrando o passo a passo de um revestimento para piscina até imobiliárias que realizam tours completos por imóveis de luxo, os conteúdos que exploram o universo das mansões vêm ganhando cada vez mais adeptos. 

Qualquer pessoa que sonha com a casa própria, ou vislumbra como seria a vida com uma conta bancária de vários dígitos, já teve algum tipo de curiosidade sobre as famosas mansões. Porém, construir esse tipo de imóvel do zero ou reformar um recém-adquirido significa para os donos enfrentar desafios, que nem sempre se limitam ao orçamento.

Neste post, você confere um pouco sobre os principais fatores que impactam o sucesso de construção de uma mansão; porque tudo vai muito além de erguer uma casa em um terreno e os principais aspectos após o imóvel ser concluído, especialmente para quem deseja que ele não perca valor ao longo do tempo.

Características de um imóvel considerado mansão

Os grandes centros urbanos recebem cada vez mais empreendimentos imobiliários focados em muitas unidades de baixa metragem. Por outro lado, cidades como Balneário Camboriú se tornam referência quando o assunto são apartamentos de altíssimo padrão, competindo lado a lado com mansões tradicionais. Mas o que define um imóvel ser chamado de mansão?

Tamanho de terreno e área construída

Um dos principais pontos que torna uma casa de grandes proporções apta a ser classificada como mansão é, obviamente, a sua escala. No geral, as mansões são construídas dentro de terrenos extensos, de forma que não só o imóvel seja imponente, mas que o espaço ao redor tenha função e agregue valor ao imóvel.

Projeto de arquitetura

Por sinal, uma mansão não é uma casa comum. Por ter proporções que podem exceder o tamanho de bairros inteiros, elas são pensadas a partir de projetos robustos de arquitetura, justamente para oferecer aspectos como aproveitamento de espaço, conforto e personalização em cada detalhe, conforme as vontades do dono do imóvel. Sendo assim, uma mansão cumpre muito mais que a função de residência, servindo como lazer, entretenimento e o que mais o projeto permitir.

Etapas fundamentais na construção de uma mansão

Muitas mansões conseguem ter a mesma proporção de serviços que um condomínio. Ou seja, a complexidade de construir ou reformar um imóvel dessa escala é muito maior do que uma casa convencional, por mais que ela tenha um padrão alto. A localidade do terreno, o orçamento e o projeto são apenas alguns fatores que impactam nas obras de uma mansão.

Planejamento e desenho de projeto

Para um imóvel dessa escala, é essencial que exista um projeto de arquitetura e engenharia, adequando a construção às necessidades e ideias dos donos. O desenho do projeto mapeia o idealizado e tenta tornar o mais próximo possível de concretizar na vida real.

Documentações legais e licenças ambientais

A localidade das mansões geralmente é privilegiada, já que os terrenos costumam ser amplos, justamente para permitir maior aproveitamento. Em muitos casos, esses terrenos podem ter restrições ambientais, impedindo a derrubada de árvores ou a instalação de encanamento em função de proximidade com lençol freático. 

É sempre indicado consultar a regularidade do condomínio em relação às normas ambientais, comportar práticas sustentáveis desde o desenho inicial do projeto do imóvel e, claro, garantir todas as licenças necessárias conforme as leis vigentes. Não é incomum construções de mansões serem embargadas pela justiça pelo descumprimento de leis ambientais, urbanísticas e até mesmo fiscais.

Contratação de profissionais e compra de materiais

Tendo o projeto definido e as devidas autorizações para construir ou reformar, é hora de buscar uma equipe confiável e materiais de qualidade. Uma mansão é um imóvel geralmente pensado para existir por um longo período de tempo, e os materiais fazem toda a diferença, não só nos acabamentos, mas também na resistência e preservação do imóvel ao longo dos anos.

Em países como os EUA, é comum a contratação de profissionais por recomendação, que vão trabalhar em conjunto com os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto. É sempre indicado considerar um tempo extra no prazo de entrega da obra, assim como uma quantidade adicional dos materiais utilizados na construção.

Cronograma de construção

Uma reforma convencional pode se prolongar por meses, principalmente por imprevistos como chuva, falta de material, redução de equipe, entre outros. No caso de mansões, ter um cronograma que considere cada etapa da obra é fundamental para garantir a entrega esperada do projeto, e evitar que a entrega final sofra imprevistos, principalmente por pressa na execução de etapas fundamentais.