Como fortalecer o seu blog com Marketing de conteúdo

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O marketing de conteúdo é uma técnica que cria, produz e promove materiais de alta qualidade para o seu público.

Seu principal objetivo é oferecer um material de alta qualidade para resolver todas as dúvidas dos leitores sobre determinado tema.

No marketing B2B, o marketing de conteúdo é utilizado por 88% das empresas, segundo pesquisa da CMI (Content Marketing Institute).

Com essa técnica, a empresa consegue proporcionar mais engajamento dos seguidores, que vão te enxergar como uma autoridade no assunto.

Usando o marketing de conteúdo, sua empresa terá também mais tráfego orgânico, por meio da melhora no posicionamento nos buscadores.

E neste conteúdo você vai entender como o marketing de conteúdo vai fortalecer o seu blog e aumentar suas vendas.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

1 – Educar o seu público

A educação do público é o principal objetivo do marketing de conteúdo, a partir dele, os leitores conhecerão a sua empresa.

Isso porque a produção desses materiais terá o intuito mostrar que o seu negócio vai solucionar todos os problemas.

Com isso, o público vai entender suas dores, ajudando os leitores a encontrar as soluções.

Dessa forma, quanto mais pessoas entenderem sobre suas dores e soluções, maiores as chances deles comprarem o produto da companhia.


2 – Dá mais autoridade a sua empresa

O conteúdo pode ser utilizado para aumentar a autoridade no assunto, sendo mais relevante no mercado.

Mas, leva algum tempo para atingir esses objetivos, pois aos poucos, os leitores vão te identificar como uma referência naquele tema.

Nesse processo, o leitor vai decidir se sua empresa entende do assunto para depois, decidir ou não comprar algum produto.

Além disso, o marketing de conteúdo pode promover a empresa como referência no segmento.


3 – Aumentar a interação com o público

O marketing de conteúdo pode ser uma ótima alternativa para sua empresa conhecer o público de perto.

Isso porque o blog é um canal de comunicação, onde os usuários podem enviar comentários com feedbacks.

Esses feedbacks vão ajudar a equipe a produzir conteúdos adequados para o seu público.

Além disso, o blog pode ser usado para interagir com os leitores, captando mais informações sobre suas necessidades.


4 – Reduz o CAC (custo de aquisição de clientes)

O marketing de conteúdo também pode ser usado para mensurar o quanto a sua empresa gasta para gerar tráfego.

Se o CAC da sua companhia é alto, isso quer dizer que está gastando muito para aumentar o número de usuários. 

Comparado aos links patrocinados (anúncios na internet), o marketing de conteúdo tem um custo bem menor e é acessível para todas as empresas.

Para conseguir ter sucesso no marketing de conteúdo gastando pouco, é importante que conheça técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos buscadores.


Como melhorar o seu blog com marketing de conteúdo

O blog é um canal de comunicação útil para aumentar o número de usuários de forma orgânica.

A razão disso é ter um nicho de mercado específico para produção de conteúdo, produzindo materiais de acordo com as necessidades desse público.

Para começar a produzir conteúdo para o seu público, é preciso seguir alguns passos, como:


1 – Conheça o seu público

Conheça as principais necessidades do seu público e publique conteúdos sobre isso, produzidos em formato de texto ou vídeo.

Caso sua empresa tenha alguma dificuldade em encontrar o seu público, crie uma persona (personagem que representa o cliente ideal da empresa)

Essa persona deve ser criada com dados reais do seu público, como nome, idade, ocupação, renda etc.

Com esses dados é possível ter informações relevantes sobre o seu público, podendo produzir conteúdo com assertividade.


2 – Crie títulos chamativos

O título é a parte mais chamativa para os leitores se sentirem atraídos por um conteúdo.

Um título atraente é fundamental para chamar o público para o seu conteúdo, desde que tenha relação com todo o texto.

Mas, cuidado com o tipo de título no texto. Caso ele seja apelativo, e não ter relação com o texto, ele perderá credibilidade.

Por isso, é necessário moderação. Pense bastante no título do texto e escolha qual modelo ideal para utilizar no seu blog.


3 – Foque na qualidade do texto

Depois de escolher um título atraente, o próximo passo é desenvolver um conteúdo que seja útil para o seu público.

Por isso, é necessário produzir conteúdos bem escritos e que agreguem valor para os seguidores. Não tente empurrar um produto ou ficar se auto-promovendo no texto. 

Escreva textos que resolvam todas as dúvidas dos leitores. Para produzir artigos de qualidade é necessário que tenha entre 1,000 e 1, 500 palavras, pois menos que isso o post pode ficar superficial.

Um texto com várias informações de valor gera muito mais tráfego de leads (potenciais clientes) para o seu negócio.


4 – Revise todos os seus conteúdos

Outra etapa importante para ter um conteúdo de qualidade é a revisão, seja gramatical, ou dos assuntos tratados no texto.

Isso porque um conteúdo mal escrito ou com erros de conceito podem prejudicar a credibilidade do seu texto, tanto para o público, quanto para os sites de busca.

Quando produzir um artigo, faça uma pesquisa minuciosa, leia artigos de outros sites e construa um texto que seja relevante e simples de entender.

Caso tenha algum erro gramatical, ou de conceito, a revisão cuidará de corrigir tudo visando a perfeição antes de publicá-lo.

A mesma regra vale para textos antigos. Revise todos os seus conteúdos, principalmente os primeiros, a fim de ter mais relevância na internet.


Invista em marketing de conteúdo nos blogs

O marketing de conteúdo é focado na produção de conteúdos altamente relevantes que visam educar e informar o seu público.

Essa técnica é muito utilizada entre os profissionais de marketing b2b, sendo fundamental para aumentar o engajamento do público perante a sua empresa.

Com marketing de conteúdo é possível educar os leitores para entender seus problemas e buscar por soluções eficazes.

Por meio do conteúdo qualificado, sua empresa se torna uma referência no assunto, fator importante na decisão de compra do cliente.

Dessa forma, sua empresa terá resultados consistentes nas vendas, pois os potenciais clientes vão comprar o produto com total conhecimento.

Assim, sua empresa terá mais chances de ter mais vendas e lucratividade para o seu negócio. 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.