Como fazer com que o SEO trabalhe para você

Aprender a melhorar a posição do site é crucial para a capacidade da plataforma gerar receita para o negócio, para isso, eles devem investir em estratégias de SEO.

Com o Google recebendo uma média de 100 bilhões de pesquisas em uma variedade de tópicos todos os meses, ter uma boa posição no mecanismo de pesquisa é fundamental para o sucesso do site de uma instituição.

As estratégias de otimização de mecanismos de busca se enquadram no marketing digital, e investir em publicidade na Internet é essencial para qualquer empresa que busca estabelecer presença na web, o ambiente em que existe o consumidor moderno.

No entanto, alcançar uma posição orgânica desejável não é simples, pois a plataforma deve atender aos requisitos do mecanismo de busca. No entanto, isso ainda é possível realizar com sucesso.

Tudo o que a marca precisa fazer é entender bem as estratégias de otimização, o que demonstraria ao Google e outros buscadores que sua plataforma é adequada para os usuários.

Além disso, existem algumas técnicas que podem melhorar o posicionamento de qualquer site. Até mesmo aqueles sites de pequenos empreendedores que fornecem caixa para salgados personalizada podem se beneficiar.

Mas, afinal, o que é o conceito de SEO?

SEO é uma sigla que se refere a ações que otimizam as páginas e conteúdos dos buscadores, essas ações aumentam o número de vezes que aparecem nos resultados de busca.

A corporação aprimora o conteúdo e as páginas do site de forma a facilitar a busca dos usuários que buscam informações sobre temas associados aos temas abordados em sua plataforma.

Foi assim que o site de uma empresa especializada em estudo de impacto de vizinhança simplificado seus concorrentes e apareceu na primeira página de resultados. Isso chama a atenção do usuário pela relevância do conteúdo.

Para conseguir isso, a empresa deve fornecer a resposta mais relevante para o termo de pesquisa. Esse procedimento é significativo para a empresa, pois facilita os resultados desejados nas plataformas digitais.

Outro exemplo, é que para um especialista em conserto de suspensão de carros, é uma forma de ser reconhecido e se tornar o especialista em sua área. Além disso, essa estratégia tem outras explicações que são significativas. São eles:

  • Atrair público mais qualificado;
  • Aumentar significativamente as vendas;
  • Trazer maior vantagem competitiva;
  • Melhorar a experiência dos usuários.

Esses métodos devem fazer parte do regime de marketing digital do negócio, pois é a única forma de acessar todos os benefícios da marca.

Estratégias de SEO: quais são as melhores?

Várias estratégias inteligentes são empregadas para melhorar a posição do site nos mecanismos de busca e entre as mais significativas estão:

Fazer a seleção das palavras-chave corretas

Escrever para a internet e ter um resultado de sucesso não se baseia em conjecturas, ao contrário, há uma grande quantidade de pesquisa e planejamento dedicados às diretrizes elaboradas. Isso é o que maximizará o potencial do público.

As palavras-chave servem como auxiliares no objetivo, e é importante investigar as combinações dos termos mais pesquisados ​​e criar materiais com base nisso.

A organização precisa saber qual é a melhor palavra-chave para sua página, como ela atingirá o público e utilizar ferramentas que auxiliem nesse processo.

No caso de um adestrador de labrador, uma opção prática é o Planejador de palavras-chave do Google, que fornece um método abrangente para descobrir palavras-chave de tendências, palavras-chave populares e assuntos específicos.

Escolher bons URLs

É comum visitar sites que possuem URLs difíceis de compreender e gerar códigos ou termos. Em vez disso, a abordagem pretendida é configurar o sistema de gerenciamento para ter uma URL agradável, permitindo que os usuários a leiam facilmente.

Isso também aumenta a acessibilidade do link e aparece bem classificado no Google. Outro método importante é criar links eficazes para melhorar o posicionamento.

Para isso, devem ser utilizadas palavras-chave de conteúdo na URL, pois ela precisa ser significativa e evitar números e códigos que nada significam para o visitante.

Uma empresa que aluga geladeira expositora para sorvete deve alterar o link e inserir a palavra-chave para que os mecanismos de pesquisa classifiquem a página mais alta nas pesquisas orgânicas, isso aumentará o tráfego.

Fazer atualizações no site constantemente

O algoritmo empregado pelo Google é dedicado e busca novas versões e páginas em sites já catalogados. Quando a plataforma não está atualizada, ela permite que páginas mais atualizadas ocupem seu lugar.

É fundamental ter um espaço dedicado à publicação de conteúdo no site, pois a adição de conteúdo retardará o crescimento da plataforma.

Portanto, o material publicado há muito tempo precisa ser revisado para ver quais novas informações devem ser adicionadas ou como devem ser atualizadas.

E quais as principais técnicas de SEO?

Antes dos empreendedores entenderem como utilizar SEO em campanhas de marketing digital, primeiro é necessário entender as principais técnicas para melhorar o tráfego de um site.

Dentre essas técnicas, é possível destacar algumas bem relevantes para o crescimento exponencial do tráfego de um site. Estas técnicas são:

Usar bons títulos e descrições

A forma como a página aparece nos resultados dos motores de busca pode ter um efeito positivo ou negativo no número de cliques orgânicos.

Além de utilizar palavras-chave apropriadas, um texto sobre, por exemplo, um portão fechado basculante deve ser produzido na melhor qualidade possível para parecer uma publicidade.

O título é o que os usuários verão nos resultados da pesquisa e deve ter no máximo 60 caracteres para evitar exibição truncada.

O texto descritivo, localizado logo abaixo do título, deve descrever o conteúdo do site e as duas páginas de forma concisa e com no máximo 150 caracteres.

Para aumentar os cliques, podem ser utilizados os CTA’s (call to action), essas ações devem ser palavras poderosas que direcionam o usuário para o objetivo de visitar o site.

Oferecer links externos de qualidade

Os links são uma relação recíproca, pois para ganhar links, os donos de site também devem fornecer links. Para promover essa prática, os buscadores passaram a valorizar as páginas que possuem links externos.

O conceito é bem simples e praticamente nenhuma página terá todo o conteúdo referente a um determinado assunto.

Com isso, ao fornecer links externos, uma empresa de cortina blecaute para sacada está beneficiando a busca do usuário, levando-o a outras páginas que também são importantes.

No entanto, é sempre necessário evitar sempre vincular os mesmos (poucos) sites a outros sites. Essa prática é logo percebida pelo algoritmo de busca, o que resulta em uma penalidade para a página.

Usar variações das palavras-chave

No passado, muitos sites aproveitavam a oportunidade de classificar as palavras-chave, incluindo-as várias vezes ao longo do texto. No entanto, um conteúdo eficaz deve ser escrito sem impedimentos, para não prejudicar a experiência do leitor.

Pensando nisso, o Google também passou a considerar pequenas variações de palavras-chave. Por exemplo, para classificar um artigo para a palavra-chave “cartão de proximidade personalizado” é possível empregar variações.

Algumas dessas variações possíveis são “cartão de proximidade” ou “personalização de cartão proximidade”, que os mecanismos de busca reconhecem como equivalentes e, mais importante, que o artigo foi escrito naturalmente.

As principais dicas para conseguir mais tráfego

Para utilizar o SEO de forma eficaz nos negócios, as empresas podem seguir algumas dicas muito benéficas para facilitar toda a implementação das demais estratégias e técnicas envolvidas. Essas dicas são:

Focar em produção de conteúdo de qualidade

É inútil realizar todas as otimizações possíveis em uma página se o conteúdo for deficiente. Deve capturar a atenção do leitor e ser compartilhável.

O objetivo do Google é fornecer as informações mais relevantes aos usuários em suas respostas, portanto, uma das maneiras mais eficazes de aumentar as classificações é fornecer uma resposta bem desenvolvida e aprofundada.

Uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda a otimizar páginas e textos, para os quais uma boa densidade de palavras-chave é imprescindível.

Usar as imagens corretas e otimizadas

As imagens devem ser devidamente rotuladas e ter texto alternativo descritivo. Além disso, a página será indexada pelo Google Imagens, bem como por pesquisas convencionais.

Partindo dessa premissa, é fundamental entender como otimizar as imagens em um texto. Outros mecanismos, como o Google, não conseguem ler a imagem em si, mas levam em consideração o texto alternativo, que é o nome e a descrição da foto.

Nesses textos menores, as palavras-chave também têm um papel significativo a desempenhar, pois ajudam a aumentar a classificação da imagem.

Otimizar a experiência do usuário

O objetivo do buscador é fornecer os melhores resultados aos usuários, por isso garante que os primeiros resultados sejam plataformas que ofereçam uma experiência agradável.

As organizações devem considerar como os usuários se sentirão ao visitar a plataforma e determinar o quão fácil é a navegação, se o tamanho da fonte é adequado, se os links estão espaçados o suficiente e se o texto está livre de pop-ups.

Se a empresa fizer essa análise e descobrir algo que está faltando, ela deve sanar o mais rápido possível para que não prejudique a experiência do visitante.

Considerações finais

Garantir um bom posicionamento para um site de uma empresa não é tarefa fácil, mas uma estratégia de SEO pode ajudar a melhorar todos os aspectos das páginas para que elas tenham uma boa classificação no Google.

Com as estratégias, técnicas e dicas apresentadas, fica mais fácil fazer as melhorias necessárias para manter um negócio no topo e atrair mais visitantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.