Como estruturar um layout de forma eficiente

Deixamos muitas vezes de pensar no layout de nosso blog por falta de tempo, curiosidade em aprender ou até mesmo por ignorância sobre a importância do design.
Quem acompanha meu trabalho de design nos momentos vagos, sabe o quanto friso essa idéia, não só pela relevância, mas por que estou aqui para repassar certos aprendizados nessa área.
Montar um blog/site estruturalmente não é colocar em prática o que der na telha. Não é (apenas) mostrar sua criatividade. Uma estrutura bem feita visa muito mais, como: Velocidade, Propaganda, Aparência e Organização.

Um layout simples não é o melhor e nem um layout complexo é o melhor. O melhor vai de acordo com o público do seu blog, o destaque que você quer dar, o tema (assunto) e claro, a criatividade (exclusividade).

Vamos os tópicos:

1 – Estrutura

Antes de iniciar, veja exemplos de layouts de outros blogs. Pense em todos os widgets e gadgets que você quer usar, estude funcionalidades (Botão enviar para Twitter, Postagens Relacionadas,…), pense em cores harmônicas e ao mesmo tempo atrativas, escolha os lugares onde serão inseridas colunas para widgets/gadgets.
Um estudo da forma do seu layout vai poupar muito tempo na hora de colocar em prática a codificação, principalmente para quem não tem muita experiência no ramo.
Use anúncios com moderação, evitando uma poluição visual. Ninguém merece um blog que visa apenas fins lucrativos.

2 – Codificação

Insira o mínimo possível de código, o mínimo possível de imagens e o mínimo possível de widgets/gadgets. Tudo isso vai interferir no carregamento do blog.
Tente usar cores em HTML evitando ao máximo, imagens em alta resolução, pois o que mais sobrecarrega uma página são as imagens (animadas e não animadas).
Obs.: Apensar de nem sempre não ser uma imagem, Flash se encaixa bem nesse contexto.
Outro fator importante é colocar o carregamento dos textos sempre como prioridade antes da sidebar (coluna lateral). Para fazer isso basta inserir os códigos das postagens antes dos códigos das colunas, pois o navegador sempre vai ler e processar o código HTML de cima para baixo.

3 – Postagens

Use algum sistema de resumo de postagens, pois o desempenho do blog melhora,faz com que o visitante visualize de uma forma geral o blog e faz com que os internautas visitem outras postagens.
Use imagens (com moderação), visto que imagens decoram suas postagens e quebra o gelo de extrema seriedade (blogs geralmente são mais descontraídos).
Defina uma estrutura no fim das postagens com o nome do autor e se possível uma pequena descrição (ou link para essa pequena descrição), é interessante mostrar para o leitor quem está escrevendo.

4 – Melhoras!

Nunca vai ficar perfeito! #prontofalei
Erros e melhoras vão aparecer! Estude e aproveite melhor o que o Blogger pode oferecer.