Como estragar seu blog em cinco passos

Claro, não quero que você estrague seu blog. Essa postagem tem como objetivo mostrar o que não fazer em seu blog. São passos que se forem feitos, seu blog pode estar com os dias contados.

1 – Abusando do Flash

Na era dos smartphones, tablets e netbooks usar Flash é para matar de raiva os usuários. Além do flash ser pesado, alguns aparelhos não rodam ou rodam com pouca eficiência.
Imagina acessar um blog cheio de animações em flash usando um celular “meia boca” com conexão 3G. #todoschora
Com a chegada do HTML5, CSS3 e o antigo jQuery, não há necessidade de carregar seu site com uma tecnologia tão primitiva (desculpe o nome, mas o mercado pensa assim).

2 – Música tocando automaticamente

Imagine a seguinte situação: Você em casa, 23h30min da noite, todo mundo dormindo e você acordado navegando na internet. Entra em um blog e leva aquele susto, acordando todo mundo da casa, pois esqueceu a caixinha de som ligada e não esperava uma música tocando do nada.
Outro exemplo? Você odeia sertanejo, entra em um blog ótimo, mas esse blog tem uma música que começa a tocar automaticamente ao entrar no site e pra piorar não existe um botão de desligar.
Mais um exemplo? Até gosto da música, mas quero visitar várias postagens do seu blog. Tanto tempo dentro do site ouvindo a mesma música não é uma boa ideia.
Ainda preciso comentar? Quero visitar um blog, não uma rádio!

3 – Muitos anúncios

Poluição visual ao extremo, links que só levam seu usuário para fora do site. Ainda existem dúvidas se isso é ruim?
Não tem coisa mais irritante do que procurar um texto no meio de tantos anúncios.

4 – Hospedem suas imagens em qualquer lugar

Você tem certeza que o lugar que você usa para hospedar imagens é seguro? Sabe que a chance da imagem sair do ar é mínima?
Use o Google Picasa, uma hospedagem paga ou um serviço de qualidade! Se você acha que qualquer serviço gratuito se preocupa com as imagens do seu blog, lamentável! Não se assuste se sua imagem sair do ar ou a imagem for substituída por outra.

5 – Mudando o nome do blog

Você pode explicar várias vezes, publicar algo sobre e manter a mesma URL. Sempre, sempre tem alguns usuários que vai achar estranho, vai sair do blog e não volta mais.
Você precisa mesmo fazer isso? Então faça, mas saiba que seu blog vai sofrer uma mudança radical, podendo perder vários visitantes.

Existem várias ações que podem prejudicar seu blog, fique atento a elas. Estude e busque informações de quem já passou por isso.

Acompanhe o Códigos Blog via Feed ou Twitter! Sempre temos novidades! =]

Aprenda em 30 passos como ter um blog de sucesso:

Imagem por francescopozzi.