Como estimular o leitor a comentar mais no blog

\"comentarios\"

A interação dos leitores dentro do blog é extremamente importante, então, o ideal é que possamos estimular esta interação. O envio de emails, o compartilhamento e os comentários são as principais formas de interação dos leitores com nosso conteúdo. Pensando nisso, vamos lhe passar diversas dicas de como estimular os leitores a comentarem no seus artigos. Quando o leitor comenta, significa que gostou do conteúdo, tem uma dúvida, ou ainda discorda de algum ponto, o que também é bom. Então, vamos lá:

CONTEÚDO MUITO BOM!

Escrever um artigo com um conteúdo de primeira é realmente um dos principais estimulantes para receber novos comentários. Quando você lê um artigo incrível, que realmente lhe seja útil, as chances de você comentar são bem maiores. Então, escreva os melhores artigos que puder, só assim vai conseguir realmente ter bons resultados quanto aos comentários.

DEIXE ALGO FALTANDO

Escrever artigos extremamente completos também não é sempre o melhor a se fazer. Por isso, as vezes deixar algo faltando acaba por estimular artigos complementares ou com dúvidas. Não use esta estratégia em muitos artigos, ou vai dar uma impressão de que não sabe sobre o assunto que esta tratando. Mas de vez em quando é uma boa alternativa.

FAÇA UMA PERGUNTA

Em alguns dos meus blogs eu tenho o costume de deixar uma pergunta no final do post. E já recebi diversas vezes comentários respondendo exatamente a pergunta no fim do texto. Isso me leva a crer que deixar alguma pergunta ao final dos artigos, ou mesmo no meio deles é uma excelente estratégia para conseguir novos e bons comentários.

\"comentarios\"

COMMENT LUV

Existe um plugin chamado CommentLuv, ele permite que o comentarista deixe um link e algum artigo do seu blog, que é puxado através dos feeds. O fato é que eu já utilizei esta ferramenta e dá certo, mas tive que tirar por razões técnicas. O fato do comentarista ter a oportunidade de conseguir um backlink, mesmo que nofollow, é muito atraente. Isso realmente estimula os novos comentários.

FAÇA BACKLINKS

Uma forma bacana de conseguir comentários é linkando para outros blogs dentro dos artigos. Quando você recebe um backlink, é natural que comente agradecendo e ainda comente sobre o artigo, por isso, se você linkar outros blogs, também vai receber comentários deles.

TOP COMENTARISTA

Outra boa maneira de conseguir mais comentários é ter um top comentaristas na sidebar do seu blog. O objetivo é que quem comentar mais vai aparecer na sidebar apontando um link para o blog dele. Então, os leitores vão querer comentar para ganhar um backlink ou ainda somente para aparecer em primeiro, o que também é legal.

CONCLUSÃO

Espero que nossas dicas tenham lhe sido úteis e que você realmente consiga muitos comentários. Se tem alguma dica a mais para conseguir novos comentários, por favor, nos diga nos comentários, vai ser muito útil aos outros leitores 😉