Como elaborar uma estratégia de marketing para uma empresa?

O caminho para o sucesso de uma empresa é investir em marketing, pois essas estratégias são fundamentais para aumentar os lucros e garantir que a organização cresça satisfatoriamente.

Antigamente, quando pensávamos ou falávamos sobre elas, nos referíamos a propagandas na TV, no rádio e anúncios nos jornais, além de outras práticas presentes no marketing tradicional.

Essas ações eram acessíveis apenas a empresas com grande poder aquisitivo, mas com o advento da internet e os consumidores cada vez mais conectados, essa realidade mudou.

O marketing digital mudou a maneira como as pessoas compram e se relacionam com as marcas, da mesma forma como mudou a maneira como as companhias interagem e se comunicam com os clientes.

Estar na internet se tornou uma necessidade, mas não basta apenas criar um site institucional, criar um perfil nas redes sociais e esperar que os resultados apareçam. É fundamental ter um bom planejamento e saber direcionar as ações.

Mesmo sendo algo muito importante, ainda existem alguns empreendedores que não compreendem essa necessidade.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância das estratégias de marketing, como elaborá-las e falar um pouco sobre suas vantagens.

Importância das estratégias de marketing

As estratégias de marketing são importantes por várias razões. Uma delas se deve a segmentação e relacionamento com o público, pois quando a marca desenvolve essa prática, consegue obter informações importantes sobre seus clientes.

Com isso, vai identificar a performance de suas campanhas e observar o que funciona ou não, além de ser capaz de definir o público do negócio.

Ao longo do tempo, vai construir uma audiência qualificada, por meio de campanhas assertivas e bem segmentadas, o que melhora o relacionamento com o público e traz oportunidades de fidelização.

Naturalmente, uma empresa de assentamento de pavers­ aumenta sua visibilidade online. Isso é fundamental porque a internet é uma ferramenta imprescindível na hora de procurar um produto ou serviço.

Quando uma pessoa precisa comprar alguma coisa, digita no Google e encontra informações. Se o seu negócio não estiver presente nos principais canais de comunicação, vai perder oportunidades.

Mas é necessário trabalhar para conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, engajamento nas redes sociais, um bom número de cliques nos anúncios e assim por diante.

Outro fator que contribui muito para o sucesso do negócio é que investir em marketing também ajuda a estabelecer a identidade da empresa. Isso faz com que as pessoas se identifiquem com a marca e seus valores, iniciando um relacionamento promissor.

Mas para aproveitar todos os benefícios que as estratégias de marketing trazem para os negócios, um fabricante de vela para batismo decorada precisa saber implementá-las.

Dicas para elaborar estratégias de marketing

Quando se trata de estratégias de marketing, não basta apenas escolher algumas e colocá-las em prática. Existe todo um trabalho minucioso, que se baseia nas seguintes ações:

Definir o objetivo da empresa

Antes de investir em qualquer tipo de estratégia, o primeiro passo é definir o objetivo do negócio. É assim que o empreendedor vai analisar quais ações precisa colocar em prática para divulgar o negócio.

Uma das maneiras de definir o objetivo é conhecer e compreender a identidade da marca, mas isso vai ajudar até mesmo a definir quais conteúdos devem ser compartilhados.

Criar uma persona

O grande diferencial do marketing digital é que ele é totalmente direcionado para um público específico, ao contrário do que acontece com as estratégias de marketing tradicional que são mais abrangentes.

Nesse contexto, é fundamental conhecer o público da empresa para determinar as estratégias que serão trabalhadas. Com base nas informações do público, surge a persona, um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Problemas;
  • Objetivos.

Essas e outras informações refletem o tipo de pessoa que procura uma empresa de suspensão para carros blindados, considerando até mesmo informações sobre a personalidade e que ajudam a humanizar a marca.

A criação da persona precisa ser muito detalhada, o que pode ser um pouco complicado para quem não tem muita experiência no assunto.

Definir as estratégias

As estratégias corretas são aquelas que aumentam a presença online da empresa, aproximam o consumidor, geram engajamento e aumentam as vendas. Elas também moldam a personalidade da empresa diante do público.

Se o empreendedor sabe qual é o objetivo do negócio e quem é o seu público, terá mais facilidades para escolher as ações que vai trabalhar, pois o propósito é atingir as pessoas certas.

É importante lembrar que isso também depende do orçamento disponível, especialidades da equipe e do campo de atuação da companhia.

Criar um calendário de postagens

Uma das estratégias mais importantes é o marketing de conteúdo, onde um fabricante de manta de frio casal vai criar materiais que falam sobre assuntos do interesse de sua audiência.

São conteúdos aprofundados e relacionados ao mercado de atuação. Geralmente, são publicados em um blog e compartilhados nas redes sociais para aumentar seu alcance.

Mas não basta apenas criar conteúdos e publicá-los, pois é necessário criar um calendário de postagens para manter o fluxo e cultivar o interesse da audiência.

Vantagens das estratégias de marketing

Agora que você já sabe como estruturar as estratégias de marketing, vamos mostrar um pouco sobre as vantagens que elas trazem. São elas:

Público mais engajado

Além de atrair consumidores novos para o seu negócio, essas ações também ajudam a aumentar as oportunidades de vendas e criam relacionamentos duradouros com o público.

Na internet, um dos maiores diferenciais é a possibilidade de oferecer conteúdos relevantes que são muito mais evoluídos do que as estratégias de publicidade comercial.

Com isso, uma empresa de automação pneumática industrial permite que sua audiência interaja com ela. Essa interação cria laços, algo fundamental para superar a concorrência cada vez mais agressiva.

Fideliza os clientes

Depois que a venda é finalizada, é fundamental continuar em contato com o cliente para estimular uma nova compra e fazer com que ele recomende a marca para outras pessoas.

Existem muitas estratégias de marketing voltadas para a fidelização e elas são muito mais simples e baratas do que as estratégias de aquisição.

Várias ferramentas e canais podem ser usados para que o seu negócio tenha contato constante com os clientes, como no caso dos conteúdos publicados no blog, envio de ofertas personalizadas por e-mail e interações nas redes sociais.

O que importa é conhecer o perfil do seu público para trabalhar as estratégias certas, enviar ofertas personalizadas e aumentar as vantagens para quem já é cliente.

Resultados de longa duração

Quando uma escola de educação infantil em tempo integral investe em marketing, tem acesso a diferentes opções, como no caso das mídias pagas e orgânicas.

Na internet, as mídias orgânicas são a produção de conteúdo, estratégias de otimização, entre outras práticas que trazem resultados duradouros.

Por exemplo, tudo o que é publicado no blog não é perdido e protege a reputação da companhia. Mesmo depois de anos, os materiais podem ser consumidos, exceto se a empresa removê-los.

Fácil mensuração

Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade em mensurar os resultados das estratégias. É possível saber quantas pessoas visualizaram um anúncio, clicou em um e-mail ou finalizou uma compra no site.

Para fazer essa mensuração, um fabricante de pão de queijo recheado congelado pode utilizar as informações fornecidas por softwares como o Google Analytics.

Mas existem muitas métricas que podem ser acompanhadas e que o empreendedor precisa conhecer para otimizar suas estratégias, como no caso do custo de aquisição de clientes, retorno sobre os investimentos, entre outros.

Melhora a presença online

Quando os consumidores têm contato com uma marca, procuram encontrá-la nas redes sociais ou acessar o site institucional. Eles fazem isso porque querem conhecer a identidade da empresa e saber informações sobre ela.

Isso exige uma presença online consistente, em diferentes canais, de modo que o consumidor possa encontrar o seu negócio com facilidade.

Isso se torna ainda mais necessário quando percebemos que as pessoas acessam a internet para interagir de alguma forma e se a marca não estiver presente nela, seus concorrentes estão e vão conquistar o público.

Considerações finais

Investir em marketing é uma necessidade que não deve ser ignorada ou negligenciada. Assim como um hotel fim de semana romântico anuncia seus serviços na web, os concorrentes fazem a mesma coisa.

Portanto, tenha em mente que se você não trabalhar as estratégias de marketing do seu negócio, sua concorrência segue por outro caminho e investe em maneiras de divulgar os produtos e serviços que oferece.

Se quiser se destacar e atrair as pessoas, precisa fazer um bom planejamento e escolher as práticas compatíveis com o seu público e os objetivos do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.