Como economizar dinheiro?

Organização financeira é o meio principal de quem busca equilíbrio nas economias

Dinheiro na mão é vendaval, já dizia Paulinho da Viola. Seja por gastos necessários ou emergenciais, hábitos de compra e até pela falta de organização, o dinheiro acaba ficando muito menos em nossas mãos do que gostaríamos.

Em contrapartida, o ato de economizar é viável, desde que haja organização, principalmente, do dinheiro que recebemos e gastamos. Um exemplo prático para o cotidiano é economizar combustível e organizar os valores gastos com esse item.

Se você busca deixar a sua conta sempre no azul ou simplesmente quer cuidar melhor das suas finanças, saiba que existem inúmeras formas de economizar. Confira a seguir.

Organização financeira é essencial

Economizar é uma forma de manter as finanças devidamente equilibradas, tendo alguma reserva para a realização de sonhos (a casa própria, um carro ou até a festa de casamento) e para situações emergenciais (como um cano que furou ou o carro que precisou ir para o mecânico). 

O que muita gente não entende é que para alcançar este equilíbrio é preciso investir na chamada organização financeira. Isso implica em ter uma visão completa de todo dinheiro que entra e sai do seu bolso — ou melhor, da sua conta bancária — , quais os seus gastos fixos e variáveis, e o que pode ou não ser cortado.

Portanto, o primeiro passo é separar todas essas informações (em planilha, numa caderneta ou aplicativo de finanças), de modo a permitir que você visualize todos os seus gastos e ganhos ao longo do dia, mês e ano. Depois, considere quais são as suas despesas fixas, como aluguel do imóvel, e variáveis, como energia elétrica.

Considere ainda se há dívidas pendentes e qual o valor de cada uma delas. Por último, reflita quais são os seus objetivos financeiros. Você pretende apenas sair do vermelho ou começar a criar uma poupança? Se deseja comprar algo de alto valor, como você pode guardar dinheiro?

A seguir você vai precisar analisar seus gastos. Você gasta mais do que recebe? Se a resposta é sim, será preciso reconsiderar suas despesas. Observe o que é de fato essencial e o  que pode ser reduzido ou eliminado. Com todas essas informações, fica muito mais fácil se organizar financeiramente.

Quite suas dívidas

Um dos maiores empecilhos para quem quer economizar são as dívidas. Se você acumulou ou mesmo ficou sem renda para pagá-las, o ideal é tentar negociar com o setor financeiro da empresa, loja ou serviço contratado. Há casos em que a dívida pode ser dividida em mais parcelas ou reduzida se paga à vista.

Prefira comprar à vista

Comprar à vista obriga a ter o valor na hora da compra, o que exige se organizar previamente. Além disso, várias empresas e lojistas dão desconto quando o pagamento é feito à vista.

Evite usar o cartão de crédito

Um dos maiores vilões para quem deseja economizar é o cartão de crédito. Por possibilitar o parcelamento das compras, ele acaba facilitando gastos extras — algo que deve ser repensado. O atraso no pagamento gera multas e juros que podem deixar o valor final da compra mais caro.

Pesquise antes de comprar

Muitas vezes, podemos encontrar o mesmo produto ou serviço com diferentes preços, a depender do lugar. Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa prévia e comparar os valores e, assim, encontrar o melhor custo-benefício.

Busque alternativas mais baratas

Optar por marcas menos caras é um bom exemplo de quem está buscando alternativas mais baratas. No caso do transporte, você pode usar o etanol no lugar da gasolina ou ainda andar de ônibus em vez de ir aos lugares através de aplicativos.

Fuja de gastos desnecessários

Aquela blusinha que você observou na vitrine, a conta do barzinho toda sexta-feira à noite, a ida ao cabeleireiro toda semana ou ainda a pizza por delivery aos sábados são exemplos de gastos que não são necessários nem urgentes. Se não puder evitá-los por completo, tente ao menos reduzi-los.