Uma das grandes dificuldades dos blogueiros é saber o que seus leitores querem ler. Mesmo quando o blog é especializado em determinado assunto, há esta dúvida.
Como sempre cito em minhas postagens, um blogueiro nunca escreve apenas para si mesmo. Ele escreve suas postagens para outras pessoas que pensam de forma convergente ou divergente dele e que permeiam ideias distintas entre si também. Uma deliciosa ou indigesta salada de opiniões que devem ser mensuradas para saber se o que tu anda postando está agradando ao menos a maioria.
Leia também: Os cinco tipos de blogueiros mais chatos do mundo.
Na postagem de hoje trago seis dicas para descobrir qual o conteúdo que o seu leitor quer ter acesso. Leia a seguir:
1. Fique ligado nos comentários
Infelizmente a blogosfera brasileira perdeu uma das coisas que estávamos evoluindo bem, os comentários em blogs. Dificilmente se vê pessoas comentando em blogs, expondo suas opiniões e criando discussões ligadas ao conteúdo. Porém, se no seu blog há comentários, é interessantíssimo entender o que seu leitor deseja e pensa através dessa ferramenta. Apenas um comentário pode vir a se tornar dez postagens.
Leia também: Como lidar com as críticas no seu blog.
2. Crie formulários de contato
Um formulário de contato é extremamente útil para quem quer melhorar o relacionamento com seu leitor ou para ter mais uma ferramenta direta de contato para vários outros fins, como anúncio, dúvidas, elogios e até sugestões. Existem sites que criam formulários para blogs gratuitamente. Um deles é o Wufoo.
3. Crie um fórum de discussão aberto
Alguns sites criam um fórum de discussão onde os leitores podem falar com o editor do e comunicar-se entre eles. Talvez a proposta não sirva para todos os blogs, devo deixar isso bem claro. Recomendo o uso desta tática principalmente para blogs com:
- Alto índice de discussão: religiosos, políticos, esportivos, educacionais etc;
- Dicas e tutoriais: gadgets, meta-blogs, softwares, makes, moda, gastronomia etc;
- Assuntos relevantes: notícias, serviços sociais, sustentabilidade, arte etc;
Lembrando que esta é apenas uma recomendação, não é via de regra! Blogs com outros temas e reações também podem ter seus fóruns.
4. Faça enquetes e vá direto ao ponto
Sem frescura ou análises superficiais. Vá de encontro ao seu leitor criando enquetes e descubra exatamente o que precisa de acordo com as suas próprias opções. Recomendo que faça a enquete após ter traçado muito bem qual o foco das postagens do seu blog. Assim você poderá entregar aos seus leitores algumas opções de próximos artigos e conhecer as necessidades deles efetivamente. Não seja apelativo, cuidado! Uma enquete por semana já está bom demais 😉
5. Utilize as redes sociais
Dificilmente exista um lugar no mundo onde as pessoas se expressam com tanta sinceridade como nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+, E-mail etc). Provavelmente algumas pessoas que visitaram seu blog vão retweetar, compartilhar e enviar a sua postagem, dar opinião sobre o blog ou até mesmo entrar em contato direto contigo. Vale prestar atenção e manter um relacionamento na sua rede, pois é um meio de comunicação incrível.
Junte a dica 4 com a dica 5! Aprenda a criar enquetes no Twitter.
6. Analise os números
Ter milhares de visitas no blog não é sinal único de qualidade. Se apegar só na matemática de visitas é furada! O ideal é observar melhor as quantidades de páginas visualizadas por visitante e o tempo médio que ele fica no site, algo facilmente mensurado através do Google Analytics.
Assim tu poderá ver no seu blog quais os tipos de postagens que mais fazem sucesso e quais não fazem tanto sucesso assim. Sabendo disso, será mais fácil traçar um tipo de postagem e obter um melhor resultado.
Espero que essas dicas possam ajudá-los na mensuração e criação de conteúdo!