Como criar uma campanha no Google ADS

Se você tem um site, blog, e commerce ou qualquer outra página online e ela não recebe muitas visitas ou não tem muitas conversões, saiba que os anúncios do Google é uma importante estratégia de marketing digital e podem te ajudar nesse processo.

Por mais que seu orçamento seja baixo, vale a pena voltar esforços e fazer campanhas através do Google Ads, pois é através delas que sua presença online aumentará e finalmente as pessoas poderão chegar até o seu produto.

O que são campanhas?

Para que você saiba como criar campanhas no Google Ads, é interessante que conheça algumas definições.

Para começar, antes de saber o que é campanha, é necessário conhecer o que é um grupo de anúncios. Grupo de anúncios contém um ou mais anúncios que possuem segmentações diferentes.

Sabendo isso, o Google define campanha como sendo: “Uma campanha é um conjunto de grupos de anúncios relacionados que geralmente é usado para organizar as categorias de produtos ou serviços que você oferece. Cada campanha se concentra em uma meta alinhada ao principal resultado que você quer atingir com a campanha, como vendas ou tráfego do site. É necessário criar pelo menos uma campanha para ter anúncios na sua conta.”

Conforme dito, as campanhas são elaboradas com o objetivo de manter organizadas as categorias de produtos e/ou serviços que são oferecidos. Ainda é dito que cada campanha é formada por um ou mais grupos de anúncios, além disso, nas configurações de campanha você pode definir idioma, orçamento, localização, forma de distribuição, e muito mais.

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Tipos de campanha do Google ads

Anunciar no Google Ads começa com a criação de uma campanha, para isso, você precisará escolher um tipo de campanha de acordo com as suas metas.

Você pode selecionar diferentes tipos de campanha como, Rede de pesquisa, Shopping, Vídeo ou Rede de Display, bem como, deve selecionar uma meta de acordo com o objetivo que você deseja alcançar.

Na página de criação de campanhas você encontrará recomendações de recursos e configurações que podem te ajudar a atingir o principal objetivo de publicidade da sua campanha. Vale ressaltar que todos as configurações e recursos da campanha estarão disponíveis, seja qual for a meta que você escolher. Além disso, você pode modificar suas metas sempre que quiser ou até mesmo escolher publicidade sem metas.

As metas incluem:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego do site;
  • Consideração do produto e da marca;
  • Alcance e reconhecimento da marca;
  • Promoção de aplicativos.

Cada tipo de campanha escolhido determina onde os clientes verão seus anúncios dentro do Google.

São elas:

  • Campanha da rede de pesquisa: Seus anúncios podem ser exibidos em sites de pesquisa do Google e em parceiros de pesquisa. Os anúncios da rede de pesquisa podem ser de três tipos: de texto, dinâmicos de pesquisa, só para chamadas, anúncios do shopping e em vídeo.
  • Campanha da Rede de Display: A Rede de Display do Google foi criada para ajudar você a encontrar o público-alvo ideal. As opções de segmentação dela permitem exibir sua mensagem estrategicamente para leads quentes no lugar certo e no momento adequado.
  • Campanha do Shopping: As campanhas no Shopping são ideais para quem tem intenção de vender produtos de suas lojas, através dela você pode promover o seu catálogo.
  • Campanha de vídeo: Com as campanhas de vídeo, você pode exibir anúncios de streaming no Youtube ou em toda a Rede de Display.

Como você pode perceber, os tipos de campanha são definidos de acordo com os tipos de redes de publicidade existentes no Google, que são três: Pesquisa, Display e Youtube. São elas que definem onde seus anúncios serão exibidos.

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Estratégias de campanhas

Montar uma campanha requer estudo e dedicação, caso contrário, você estará jogando dinheiro fora, ou melhor, dando para o Google.

Portanto, é importante ter um bom conjunto de estratégias para conseguir montar uma campanha ou um conjunto delas que realmente atenda seus objetivos.

Dentre as principais estratégias que você deve ter em mente, temos: Use palavras-chave inteligentes e eficientes; faça uma boa segmentação do público; utilize sabiamente as métricas do Google para montar suas campanhas, para isso o Google oferece inúmeros produtos, como o Analytics que te ajudam no processo; Por fim faça remarketing.

Sistema de leilão

Muitas pessoas que criam campanhas no Google Ads não compreendem por qual motivo seus anúncios nem sempre são encontrados.

Para compreender porque isso acontece, é necessário saber como funciona o leilão do Google.

Quando alguém pesquisa uma palavra-chave específica, que por sinal você utilizou, o sistema do Google faz uma pesquisa entre todas as campanhas que usam a mesma palavra-chave, feito isso, a classificação é definida de acordo com seu lance, a qualidade do seu anúncio, o contexto da pesquisa, e o impacto que pode causa em quem está pesquisando.

É importante saber, que mesmo que o seu lance seja menor que o dos concorrentes de palavra-chave, não quer dizer que não aparecerá para o público. A cada análise feita, o seu anúncio pode ou não alcançar um nível alto.