Como criar um infográfico excelente

Os infográficos são ótimos. Com a ajuda deles, você pode visualizar facilmente processos e dados pesados ​​e complexos. Portanto, não é de admirar que eles estejam se tornando cada vez mais populares e se tornem indispensáveis ​​no mundo online.

Mas para que um infográfico atenda ao seu propósito, ele deve ser bem feito. Para você poder fazer isso no seu marketing de conteúdo, vou te dar 10 dicas sobre como você pode criar conscientemente um infográfico realmente bom e no que você deve prestar atenção.

1. O que torna um bom infográfico?

Acima de tudo, um infográfico deve ser compreensível. Há poucos benefícios para o usuário se for bonito, mas nenhuma informação pode ser deduzida dele. É melhor começar examinando alguns infográficos.

Descubra quais gráficos já estão disponíveis. Qual deles é compreensível e qual não é e por quê? O que os bons infográficos têm em comum? Se você olhar alguns exemplos, será mais fácil para você visualizar seu infográfico.

2. Encontrar tópico

Antes de começar a criar, você deve pensar sobre qual tópico deseja cobrir em seu infográfico. Você também deve se perguntar se um infográfico é o meio certo para isso.

Às vezes, uma foto ou vídeo funciona melhor para contar sua história. Mas se você deseja preparar um processo, dados ou fatos complexos, um infográfico é o ideal. Você deve se perguntar o seguinte:

  • Qual é o meu tópico?
  • Eu crio valor agregado para meus leitores?
  • O tópico é compreensível de forma que não haja nenhum texto que o acompanhe?
  • Quais mídias (fotos, ícones, diagramas) eu preciso para apresentar o tópico?

3. Quais dados já estão disponíveis?

Bons infográficos fornecem informações. Claro, eles devem ser bem pesquisados. O Google não se limita a ir em frente, mas compara vários artigos e estatísticas. Existem pesquisas ou dados sobre o assunto?

Quase sempre sim, e você pode usá-los. Sempre verifique de onde vieram os dados. Não apenas para a fonte, mas também para filtrar se esses dados sustentam sua história.

Uma grande montadora que publica estatísticas sobre as condições de produção na Ásia provavelmente tem outros motivos além de um centro de aconselhamento ao consumidor ou uma associação. Essas informações devem estar todas presentes no infográfico.

Com as estatísticas, também é importante prestar atenção aos próprios números. Os números chegam a 100%? Caso contrário, as percentagens em falta ainda têm de aparecer, por exemplo, como uma “diferença relacionada com arredondamento”.

4. Qual é o conceito do meu infográfico?

O tópico foi determinado e os dados de fundo necessários foram pesquisados. Agora você pode criar um conceito para o seu gráfico. Como você deseja orientar seus leitores através do gráfico? Como o conteúdo deve ser dividido? Existe uma figura ou um caminho que orienta o usuário pelas informações?

Não há limites para a sua imaginação quando se trata do conceito! Mas não se esqueça de ser lógico. Acima de tudo, os usuários precisam ser capazes de entender seu gráfico imediatamente.

5. Qual é o formato de um infográfico?

Assim que você tiver certeza de como deseja construir seu infográfico, a próxima etapa é determinar o formato. Basicamente, um infográfico pode ter qualquer formato. Dependendo de onde o gráfico for publicado, o formato deve ser adaptado. Gráficos online, por exemplo, geralmente funcionam melhor no formato retrato.

A largura deve ser de pelo menos 700 px, pois apenas alguns sites têm uma largura de conteúdo menor. Se você estiver criando este gráfico para impressão, deve escolher o formato paisagem. Certifique-se de que o formato também se ajusta ao seu conceito para que as informações sejam apresentadas de forma lógica.

6. Quantas cores e fontes você deve usar?

As fontes e cores são semelhantes aos diagramas: menos é mais! 2 – 3 cores são suficientes. Se você quiser trazer um pouco de variedade, use apenas gradações de cores.

Qual mundo de cores está disponível no seu manual de marca? Use isso para criar um valor de reconhecimento. Se o infográfico for o seu estilo, ele se misturará muito melhor com a imagem maior.

O mesmo se aplica às fontes: H2 e H3 são suficientes. Acima de tudo, seu infográfico deve ser de fácil leitura. Se você usar muitas fontes e tamanhos de fonte, isso causará mais confusão e os gráficos se tornarão instáveis.

O leitor deve se sentir confortável ao olhar para o seu infográfico e induzi-lo a ler o gráfico. No final, certifique-se de que seu infográfico seja legível no meio em que foi publicado. Seria uma pena se a fonte fosse muito pequena para o seu site, por exemplo.

7. Fotos sim ou não?

Ao incorporar fotos à sua arte, você precisa prestar atenção à estética das imagens. Seu gráfico não deve se parecer com uma manta de retalhos colorida. Crie imagens específicas que transmitam o mesmo clima. Mas não se esqueça de indicar os direitos de imagem das imagens adquiridas antes de publicar seu gráfico. Conheça aqui alguns infográfico exemplos.

8. Os ícones podem ser lidos mais rápido

Os humanos podem processar ícones e imagens mais rápido do que texto. Você deve tirar vantagem disso! Não pense muito no texto, tente contar sua história em imagens. Isso é um pouco difícil no início, mas quanto mais prática você conseguir, mais fácil será para você.

Por exemplo, use ícones em vez de marcadores para listas. Ou adicione um personagem principal para orientar seus leitores através das informações. Se você usar habilmente ícones bonitos no gráfico, seus visitantes vão querer ver seu infográfico muito mais.

9. Espaço em branco

Agora você está quase lá! Antes de terminar seu gráfico, preste atenção ao espaçamento entre os elementos. Existe espaço suficiente? Se muitos elementos estiverem alinhados em um espaço estreito, ele se tornará muito lotado e confuso.

O olho humano lê conteúdo com espaço suficiente de uma maneira muito mais relaxada. Os gráficos também parecem mais lógicos e bem pensados ​​quando cada informação possui sua própria área lógica.

10. Publicar

Você seguiu todas essas dicas, verificou se os gráficos são lógicos e legíveis? Você verificou todos os dados, não encontrou mais números gerados, erros de ortografia ou lógica e nada mais para reclamar de seus gráficos? Então agora você pode implementar a última etapa: publicar.

Salve o gráfico no formato de arquivo mais adequado ao seu meio de publicação. Para a web, PNG funciona melhor. Facilite o compartilhamento do seu infográfico. Você quer que ela seja vista com frequência!

Por exemplo, você pode adicionar seu código HTML ao publicá-lo. Isso faz com que seja brincadeira de criança para as partes interessadas incorporarem seu gráfico em seus sites.