Como criar um e-commerce automotivo: dicas essenciais

Se você está procurando estratégias para aprender como criar um ecommerce automotivo, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos abordar dicas práticas que influenciam positivamente em seu sucesso.

Selecionamos orientações que podem ser aplicadas hoje mesmo, sem burocracias. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Conheça a audiência

O primeiro passo é conhecer a audiência com quem vai trabalhar. O perfil do cliente de uma loja virtual é cada vez mais diversificado. Ele até pode ser parecido com estabelecimentos físicos, mas há diferenças entre as duas alternativas: alguns clientes, por exemplo, têm medo de fazer aquisições em lojas online.

Geralmente, esses clientes mais desconfiados são idosos que têm dificuldades em entender como funciona o comércio eletrônico. Por outro lado, os jovens têm mais confiança no segmento online e consomem diversos produtos diariamente.

Vários estudos já comprovaram que as negociações online superaram as vendas de lojas físicas. A expectativa é que o setor tenha crescimento nos próximos meses.

Para conhecer o cliente da melhor forma, recomendamos fazer uma pesquisa com os seus consumidores para entender as suas dores, objetivos, metas, entre outras informações.

Analise a concorrência

A concorrência está alta no mercado automotivo. Para garantir um diferencial competitivo no segmento, faça uma pesquisa de mercado. Esse procedimento é ideal para entender quais são os pontos negativos e positivos das outras empresas. Você pode utilizar as informações como inspiração para criar campanhas cada vez mais assertivas para a sua audiência.

Existem algumas ferramentas que ajudam no monitoramento da concorrência. Dentre as mais comuns, encontram-se: Google Alerts, Mention, InfiniGraph, Instapaper, SEMRush, Google Keyword Planner e Open Site Explorer. Conheça as características de cada uma e escolha aquela que tem mais ligação com o perfil do seu negócio.

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Crie descrições completas

Ao contrário do que muita gente imagina, as estratégias de marketing desse segmento não podem ser produzidas de qualquer forma. É fundamental ter um cuidado especial com o conteúdo das páginas do e-commerce.

Você deve produzir um material completo e que tenha descrições sobre as peças. Busque responder todas as dúvidas da persona para que ela faça uma compra com mais segurança.

O mais indicado é que o conteúdo seja desenvolvido para o cliente que não tem muito conhecimento no assunto. No entanto, se a venda for direcionada para o mecânico, o texto pode ter uma linguagem mais avançada.

Independente do tipo de público que pretende alcançar, recomendamos construir um material com várias dicas e que cause menos dúvidas nos clientes.

Planeje o estoque

A questão operacional é outro item que não pode ser ignorado na hora de montar um e-commerce automotivo. O tipo de produto que será comercializado em sua loja vai influenciar no tamanho do seu estoque. Se os produtos forem de pequeno porte, não será necessário um espaço grande para guardar os materiais.

Você também deve ter muita atenção com as embalagens. As peças do segmento automotivo são frágeis. Por isso, precisam de um item mais resistente. Se as peças forem maiores, recomendamos buscar a parceria com uma transportadora.

Trabalhe com fornecedores

Engana-se quem pensa que existe uma regra para escolher os fornecedores da loja virtual. O mais indicado é verificar os detalhes da negociação para não ter problemas no futuro.

Uma boa quantidade de fornecedores pode facilitar a gestão da sua loja virtual. Por isso, analise com cuidado as suas necessidades e faça as melhores escolhas.

Pense no mix dos produtos

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre o mix dos produtos. Você deve investir em vários itens para garantir uma boa renda. No entanto, é fundamental deixar claro que o retorno financeiro deve superar os custos do empreendimento.

O estoque variado traz um giro mais ágil, enquanto certos nichos contém um fluxo mais lento. Por outro lado, o ticket médio é maior para nichos segmentados, sem contar que é possível fazer com que a audiência tenha uma relação mais próxima da marca. Descubra quais são os melhores carros no vale para incluir em sua loja.

Após descobrir como criar um e-commerce automotivo, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em seu negócio.