Como conseguir muitos comentários nos artigos do blog?

\"5-Reasons-Why-Blog-Comments-Don’t-Matter\"

Gerar interação é realmente um dos grandes desafios de todos os blogueiros. Gerar tráfego é, muitas das vezes, a parte mais fácil (ainda que não seja tão fácil assim), mas quando falamos em conseguir comentários no projeto, ai sim é que vemos \”o bixo pegar\”. Talvez você não saiba, mas uma pessoa que comenta vale muito mais (MUITO MAIS!) do que a pessoa que somente visita seu blog e lê os artigos, seja todo dia, ou seja somente de vez em quando, e não faz nada. Se quer saber, talvez essa pessoa valha mais do que quem está na sua lista.

AÇÃO!

Quando uma pessoa entra no seu projeto e comenta, ela simplesmente está realizando uma ação. Fazer as pessoas agirem é a parte mais difícil. Você está fazendo ela gastar 5 ou 10 minutos do precioso tempo dela para fazer um comentário em seu blog, isso é valioso ao extremo.

O que eu quero realmente dizer, é que os que comentam tendem a converter mais rapidamente, e com maior frequência. Eu digo com maior frequência, pois quem comprou um produto que você recomendou hoje, pode voltar a comprar algum outro no mês que vem. Isso vai depender de vários fatores, mas é basicamente assim que funciona 🙂

\”MAS COMO FAZER ELES COMENTAREM ARLINDO?!\”

Existem várias dicas que eu posso passar, algumas mais simples que outras, mas todas tem sua devida importância:

  • No final do artigo, peça para que o pessoal comente. Faça uma \”chamada para ação\” (call to action) para estimular a pessoa a comentar. Fale o quão importante é para você a opinião dela 😉
  • Crie um sorteio onde o vencedor tem que comentar para participar. Não é preciso muito. Esses dias atrás o Anderson Chipak conseguiu mais de 300 comentários em um artigo onde ele sortou 150 reais, o que é incrível visto que o sorteio durou uns 4 dias. São 300 possíveis compradores quentes!
  • Mande um email para sua lista com os novos artigos (sempre que postar um novo) e no final peça para que ele comente, dizendo o quão importante é para você a opinião dele (mais uma vez o call to action).
  • Existe uma outra opção (eu não uso, mas é uma opção válida) que é utilizar um plugin chama CommentLuv, que possibilita que quem comentar coloque um link do blog abaixo do comentário dele (o plugin puxa o artigo do blog da pessoa automaticamente), o que estimula as pessoas a comentarem.

CONCLUSÃO

Basta aplicar as dicas que eu passei que certamente o número de comentários no seu blog vai aumentar consideravelmente 😉

O QUE VOCÊ FAZ PARA TER MAIS COMENTÁRIOS?