Como conseguir clientes no nicho de móveis e decoração?

Conseguir clientes no nicho de móveis pode ser algo bastante difícil no começo, mas com tempo e esforço você formará uma ótima clientela fiel ao seu negócio.

Qualquer novo empreendimento sofre no começo: ser seu próprio chefe não é exatamente aquela ideia romântica que a maioria das pessoas possui.

Além disso, para quem já atua no mercado e se encontra estagnado — ou é um vendedor —, conhecer as novas tecnologias é muito importante.

A maneira mais fácil de conseguir mais clientes é aproveitar os contatos que já possui. Acredite: seus conhecidos podem contribuir muito para a expansão de suas vendas.

Outra dica importante é conversar com seu público através de vários canais. Ou seja, não ficar restrito a apenas um rede social, ou à internet, mas sim aproveitar todos os meios de comunicação.

Falando em internet, as vendas online estão em alta, e móveis como poltrona retrô estão na moda.

Quer ver mais informações sobre o tema? Não deixe de ler até o final!

\"\"

Aproveite seus contatos

Os contatos que você possui são fundamentais para ampliar a atuação da sua empresa. No entanto, a estratégia deve ser feita de maneira cautelosa e com cordialidade.

A ideia por trás dessa estratégia é aumentar o alcance de sua marca por uma via bastante segura: das pessoas que te conhecem.

Ou seja, amigos, familiares, clientes fiéis, etc. são importantíssimos para sua empresa alcançar o sucesso.

Em suma, você pode pedir a todas as pessoas com as quais tem contato para promover sua marca. Isso pode ser feito ao compartilhar um post nas redes sociais, indicar sua empresa para outros amigos e até por programa de afiliados.

Se for executada com maestria, essa estratégia vai proporcionar um aumento de clientes exponencial: um cliente indica para mais dois; esses dois para mais quatro; os quatro para mais oito… enfim, você vai conquistar muitos clientes novos!

Crie canais para falar sobre móveis

Tenha em mente que seu cliente possui muitas dúvidas quanto à móveis e decoração. Afinal, se ele está interessado em comprar algo nessa categoria, com certeza vai procurar informações na internet.

É aí que criar vários canais te ajuda a conquistar mais clientes!

Além disso, há um efeito cumulativo nessa prática, pois suas produções vão atrair novos clientes por muito tempo.

Vamos supor que você trabalha com decoração de apartamentos, mas está com falta de clientes. Para contornar esse problema, você decide que utilizar o YouTube é uma ótima escolha e, portanto, vai iniciar um canal e postar conteúdo 2 vezes por semana.

Da mesma forma, cria uma página no Facebook, Instagram, e inicia um blog; todos vão receber 2 publicações por semana.

Após 1 ano fazendo isso, você vai contar com 384 “trabalhadores” que, se bem produzidos e com o direcionamento certo, vão atrair clientes de forma passiva para você.

Participe de grupos sobre decoração

Os grupos sobre decoração, seja nas redes sociais ou em fóruns, são excelentes oportunidades para conquistar novos clientes.

Em resumo, sua estratégia deve ser mostrar que você entende do assunto — ou que tem o item que o cliente está interessado.

Uma maneira interessante de fazer isso, por exemplo, é postar sobre a história de alguns móveis ou de decorações. Esse tipo de material é bastante atraente, e com certeza vai receber muitas visualizações.

Além disso, você pode abordar usuários desses grupos, de forma amigável, e oferecer seus produtos e serviços.

Fique atento às tendências de móveis

As tendências são fenomenais, não é verdade? Questões de beleza ou feiura quase não têm espaço aqui, pois quem manda é o consumidor.

Ficar por dentro das tendências pode ser um divisor de águas para conseguir mais clientes, assim como faturar mais no fim do mês. Afinal, ninguém quer usar uma decoração ou móveis fora da moda, não é?

Em geral, as tendências costumam aparecer no exterior antes de surgirem por aqui. Portanto, ler materiais de outros países, principalmente da Europa e EUA, pode te fornecer uma vantagem competitiva.

Aproveite o poder do SEO

Se você quer conquistar mais clientes de forma passiva, o ideal é investir em SEO. No entanto, não se deve privilegiar uma estratégia em detrimento de outra: use todas as ferramentas disponíveis de forma harmônica.

O SEO consiste em responder questões dos usuários por meio textual ou por vídeo.

Dessa forma, procure estudar como o seu público-alvo atua na internet, procurando descobrir a maneira como os usuários interessados em produtos como os seus usam os mecanismos de busca.

Após fazer esse estudo, produza conteúdo respondendo essas dúvidas, usando o título no formato que seu público costuma procurar.

Invista em anúncios pagos nas redes sociais

Por fim, uma boa parcela da população brasileira — e do mundo — está nas redes sociais. Procurar pelos clientes de forma manual é uma opção, mas isso nem de longe é prático.

Uma alternativa a esse trabalho é investir em anúncios pagos: você usa todos os conhecimentos das redes sociais para apresentar anúncios aos usuários mais propícios em gostar de seu produto.

Muito simples, não é mesmo? Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!