Como atrair clientes para supermercado: 5 ações eficientes

Saber como atrair clientes para supermercado é algo importante para todo empreendedor ou gestor da área. É claro que a própria natureza do negócio já garante bastante interesse dos consumidores. Basta ver, por exemplo, como a área de mercados cresceu durante a pandemia, na contramão do restante da economia. No entanto, ainda assim é importante ter estratégias que ampliem esse fluxo de interessados.

Para poder alcançar essas estratégias, é preciso ter conhecimento técnico. Afinal, sem conhecimento pode até ser possível acertar uma ou duas ações e trazer resultados, mas não de forma consistente, do jeito que uma empresa do nível de um supermercado precisa. Portanto, é vital entender os mecanismos de como atrair clientes para supermercado para poder realizar as ações necessárias para o sucesso do negócio.

Quer aprender como atrair clientes para supermercado? Então veja as ações abaixo!

Como atrair clientes para supermercado em 5 passos

1. Facilite a vida dos clientes

O primeiro passo para conseguir mais clientes em seu supermercado é facilitar a vida dos seus consumidores. Isso é especialmente útil na pandemia do novo coronavírus, mas também em outros momentos mais “normais”.

Por exemplo, você atende seus clientes via aplicativo e faz entrega na casa deles? Se sim, o sistema do seu app é difícil de usar? O pagamento é complicado? Por falar nisso, você aceita pagamento parcelado? Sim, não, em quantas vezes?

O objetivo é que você deixe a experiência de compra do seu cliente o mais fácil e tranquila possível, mesmo que isso signifique trabalho extra para você. Afinal, trabalho extra pode ser precificado e compensado, mas um cliente perdido não.

2. Use os arredores a seu favor

Seu supermercado é um espaço grande por natureza. Se não fosse assim, não seria um supermercado. Portanto, ele já chama a atenção naturalmente. Hoje em dia, é difícil um adulto passar em frente a um mercado e não olhar os preços dos produtos nos cartazes. Afinal, todos nós estamos sempre precisando comprar alguma coisa e em busca do melhor preço.

Dito isso, é importante usar essa curiosidade natural a seu favor. Para isso, você pode espalhar cartazes pelos arredores para chamar a atenção dos seus potenciais consumidores. Para isso, compre insumos da Visual Super (a maior fornecedora de insumos para cartazes de supermercados e mais) e produza materiais bem chamativos com os seus melhores preços. Sem dúvidas, esses conteúdos chamarão mais pessoas para dentro do seu estabelecimento.

\"\"

3. Engaje com a comunidade

A não ser que você seja o gestor de uma unidade de uma franquia de supermercados ou hipermercados, seu estabelecimento provavelmente é de pequeno ou médio porte e atende majoritariamente a população do bairro ao redor. Correto?

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade de engajar a comunidade do bairro e fortalecer a relação com a sua empresa através de ações de diversos níveis. Por exemplo, o seu bairro ainda é daqueles que fazem festa junina de rua? Que tal o seu mercado patrocinar esse evento? Ou então, que tal patrocinar o campeonato de futebol do bairro?

Essas pequenas ações trazem resultados a longo prazo para o seu supermercado, que se torna a marca mais conhecida localmente e presente em momentos positivos na vida das pessoas.

4. Experimente novas formas de marketing

O termo marketing poderia ser “mercadear”. Ou seja: agir no mercado, posicionar-se nele e tentar vender seus produtos ou serviços. No entanto, muitas pessoas ainda têm uma visão muito rígida e fechada sobre o que é marketing. Basicamente, acreditam que, para um supermercado, marketing é cartazes, flyers e carro de som com os anúncios da loja.

No entanto, o fato é que marketing é algo muito maior e mais complexo do que isso. Cabem diversos tipos de ações dentro desse guarda-chuva. Por exemplo, você já pensou em criar uma lista de clientes no WhatsApp para poder divulgar as novidades do mercado? Com a possibilidade de fazer pagamentos pelo WhatsApp, dá até para fazer os anúncios e já vender pela plataforma mesmo, com o delivery levando os produtos para o cliente.

Outra ideia pode ser lançar cestas de produtos para os clientes. Por exemplo, você pode criar o kit feijoada, com todos os itens necessários para fazer feijoada. O kit pizza e o kit hambúrguer são boas opções também.

5. Condicione os consumidores

Por fim, uma boa maneira de atrair mais clientes para seu empreendimento é ao investir em condicionamento dos consumidores. Basicamente, é fazer ações para que o comportamento do consumidor seja condicionado com base na sua empresa.

Por exemplo, se todas as quartas-feiras forem dia de desconto na feira do mercado, eventualmente as pessoas da região já sabem que devem comprar legumes e frutas naquele dia. Isso é condicionamento e faz com que o fluxo nos dias específicos seja maior.

Pronto! Aprendeu como atrair clientes para supermercados? Essas são as principais táticas que podem ser aplicadas para manter o seu mercado sempre cheio e sempre relevante na sua comunidade. Essas dicas ajudarão a garantir um fluxo fiel de clientes para poder sustentar o planejamento financeiro do seu mercado, de modo a permitir investir em ações de crescimento.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!