Co-marketing: descubra como implementar essa estratégia em sua empresa

Em geral, a publicidade de uma empresa é um jogo individual. No entanto, muitas organizações procuram parcerias para que possam formalizar o co-marketing, implementando estratégias que potencializam resultados e o alcance, fortalecendo um objetivo e podendo se tornar muito interessante ao longo do tempo.

Com a implementação de ideias, táticas e estratégias que ajudam uma empresa a crescer, uma abordagem em torno de um marketing eficaz deve ser sustentável, específica do setor e cuidadosamente elaborada. 

No entanto, há exceções para todas as regras, e o co-marketing é uma dessas exceções, exigindo um alinhamento entre as empresas, dando prioridade a segmentos relacionados. 

Inclusive, embora possa parecer contra-intuitivo, a parceria com outra empresa dentro de um mesmo setor pode ser mutuamente benéfica, reunindo dois conjuntos de pontos fortes, públicos e recursos para criar algo que tenha vantagens para todos os envolvidos.

Do que se trata o co-marketing?

Co-marketing é um conceito que reúne duas ou mais empresas em um esforço conjunto de marketing. 

Mais comum no marketing de conteúdo, o co-marketing é uma plataforma de colaboração que permite que várias equipes se unam para criar algo único, usando dois conjuntos de recursos para uma ação mais complexa e pontual, ou mesmo trocas de valor a longo prazo, se fortalecendo.

Enquanto algumas empresas hesitam em compartilhar os holofotes com outro negócio, o  co-marketing oferece muitos benefícios, fornecendo uma maneira de alcançar um novo mercado, acesso a pesquisas e áreas de especialização adicionais e dobrar o poder de uma campanha. 

Ao se unir a outra empresa de equipamentos para laboratórios, por exemplo, você pode abrir novas portas, atingir um novo público e adicionar um elemento exclusivo à sua estratégia de conteúdo tradicional.

No entanto, de modo a potencializar ainda mais a ação, o comum é que áreas próximas realizem parcerias.

Nesse sentido, uma marca que lida unicamente com semijoias e joias finas pode fazer uma parceria de co-marketing com uma empresa especializada em óculos personalizados. 

Com isso, ambas integram novos públicos a sua base, visto que compõem o setor de acessórios, mas não concorrem de forma direta.

Os benefícios do co-marketing para duas empresas

Quando duas, ou várias marcas, se unem em uma única estratégia de marketing, os benefícios podem se estender de diversas formas. 

Essas parcerias, ou oportunidades de co-branding, permitem que ambos se beneficiem da ampliação do alcance das oportunidades para os objetivos da marca, além de fortalecer sua imagem para um grupo demográfico compartilhado. 

Sendo aplicado de maneira correta, o co-branding combina os elementos mais fortes de duas marcas, formalizando uma parceria complementar e atrativa para ambas as participantes. 

Nessa nova era digital em que a sociedade se encontra, para construir uma marca, de vez em quando, é preciso compartilhar algumas estratégias com terceiros, desde que não se tenha um conflito de interesses, exemplo disso é a troca de conteúdos nas estratégias de guest post.

Expansão da marca propõe a parceria certa

Quanto mais um consumidor vê uma marca, maior a frequência que ele tem de formar uma associação com ela. 

Ao fazer o co-marketing de produtos como spray drying para o setor industrial, ou mesmo serviços direcionados a esse segmento, há mais chances de criar uma impressão profunda e duradoura junto ao público consumidor, criando uma referência de autoridade, visto que a confiança também pode ser “emprestada” pela outra marca que o consumidor já interage.

Se a parceria de co-marketing fizer sentido, é uma maneira de maximizar o valor e economizar investimentos. Também reforça a qualidade do produto ou serviço oferecido ao mercado em que ambas as empresas estão inseridas.

No entanto, nem toda parceria de co-marketing faz sentido. Por isso, para ter uma estratégia efetiva, as marcas precisam se complementar e compartilhar um público-alvo. Dito de forma simples, nas circunstâncias certas, o co-marketing pode ser muito benéfico.

A eficiência do co-marketing para as empresas

Se as empresas escolherem os parceiros de marketing com cuidado e superarem determinadas complexidades, as estratégias de co-marketing podem ser muito eficazes. 

Alguns dos principais benefícios  incluem:

  • Capacidade de alcançar o público do parceiro;
  • Maior presença online;
  • Mais backlinks;
  • Melhor impacto de SEO;
  • Campanhas com alto potencial de atração e conversão.

A concorrência está mais acirrada do que nunca. As organizações estão competindo umas com as outras até em nível internacional, seja online ou não. Ou seja, em todos os aspectos possíveis.

A transformação digital e a computação em nuvem permitiram que empresas, mesmo as muito pequenas, possam superar o alcance e se colocar frente ao público, levando em consideração que os modelos de negócios estão mudando e o marketing também.

Atualmente, o marketing é uma combinação de liderança de pensamento, geração de leads, SEO (Search Engine Optimization) mensurável, análise de dados e muitas ações para colocar a marca mais próxima dos usuários. 

A parceria com empresas que pensam como você é uma ótima maneira de combinar para obter melhores resultados junto às estratégias de marketing, principalmente quando se pensa no campo digital.

Então, como se desenvolve estratégias valiosas de co-marketing que permitem colher os benefícios de um relacionamento saudável? 

Para melhorar a ação de co-marketing, a seguir serão apresentadas 7 etapas simples, mas poderosas.

  1. Aproveite eventos para se conectar com parceiros

O primeiro passo para criar uma estratégia de co-marketing eficaz é se conectar com empresas que pensam da mesma forma que você.

A maneira mais prática de fazer isso é entrar em plataformas de redes sociais e se conectar com pessoas do seu setor ou segmento produtivo. 

Além disso, feiras de negócios e eventos corporativos podem ser o caminho natural para encontrar potenciais parceiros. Neste caso, o networking em pessoa facilita a identificação se você e seus parceiros em potencial realmente estão relacionados de alguma maneira.

Considere que, para o setor da construção civil, uma empresa especializada em vender churrasqueira pré moldada pode verificar em uma feira do segmento arquitetos e construtoras para realizar ações conjuntas e até estudar a inclusão da estrutura em residências de bairros planejados e condomínios.

Com isso, ambas podem passar aos clientes a indicação de projeto conjunto, o que pode agregar vantagens aos consumidores também.

  1. Verifique se a parceria faz sentido

Escolher o parceiro certo para o seu negócio talvez seja a parte mais delicada de todo o processo. 

Se tudo correr bem, as outras partes do seu plano podem se encaixar perfeitamente. Caso contrário, você correrá o risco de perder tempo e dinheiro em um projeto que não sairá do papel. 

Dessa forma, antes de decidir seguir em frente com uma estratégia de co-marketing, há algumas perguntas importantes que você, como empreendedor, deve fazer a si mesmo.  

A primeira é se você se dá bem com as pessoas do outro negócio para poder criar conteúdo ou uma ação de marketing com eficiência. 

Isso não significa ser melhores amigos, mas requer certo relacionamento profissional amistoso, bem como valores e ideais compartilhados, o que tornará as ações, resultados e até a propagação de valores para os públicos mais otimizado e qualificado, havendo uma integração real entre as bases de contato.

Você também deve considerar o que a outra empresa traz de um ponto de vista mais prático. 

A reputação deles é forte o suficiente para que sua empresa se beneficie da associação? Eles podem trazer habilidades e conhecimentos dos quais você se beneficiará, ou eles estão oferecendo recursos que você já possui internamente?  

Depois disso, é preciso considerar se o conteúdo resultante se beneficiaria da colaboração com seu potencial e os impactos junto à audiência.

Nesse sentido, considere também se eles têm um público semelhante o suficiente para que um esforço combinado faça sentido. Ou seja, o esforço de marketing colaborativo realmente criaria leads mais tangíveis para o seu negócio do que seus esforços normais? 

Se sua resposta a todas essas perguntas for positiva, há uma boa chance da campanha de co-marketing ser um sucesso.  

  1. Defina os papéis e as expectativas

Depois de encontrar uma empresa para fazer parceria, você precisa definir funções e expectativas claras para o que pretende alcançar. 

Isso envolve discutir prazos, custos e responsabilidades. 

É importante definir claramente desde o princípio quem é responsável por quais aspectos do projeto para reduzir qualquer risco mais adiante. 

O último desejo nessa estratégia deve ser o de discutir ou ter atritos no meio do projeto de parceria, seja sobre quem deveria completar uma tarefa específica ou contribuir com determinados fundos.  

Também é uma boa ideia, neste início, definir claramente o que o projeto pretende alcançar para ambas as partes. 

Todas as colaborações exigem um pouco de dar e receber, ou seja, ambos os lados devem estar totalmente cientes dos objetivos esperados quando estiverem trabalhando em um projeto conjunto. 

  1. Desenvolva uma ideia de co-marketing apropriada

Após definir objetivos, funções e expectativas, é hora de detalhar o plano e criar uma estratégia mais tangível.

Neste ponto, você deve considerar os objetivos compartilhados e escolher o tipo de marketing que melhor se adapta ao compromisso. 

Isso pode incluir, no ambiente digital, qualquer um dos seguintes pontos:

  • E-books;
  • Postagens em blogs;
  • Vídeos;
  • Webinars;
  • Whitepapers co-patrocinados.

Cada um desses diferentes tipos de conteúdo alcançará um objetivo ligeiramente diferente. 

Por isso, é importante adaptar o material disponível à combinação de habilidades e objetivos entre os dois parceiros.

Outras possibilidades são envio de brindes, stand em eventos, uma publicidade em parceria, entre outros.

  1. Conheça seu público

Conhecer o seu público e o do seu parceiro é uma parte fundamental da criação de conteúdo que atende às duas organizações. 

O público de duas empresas raramente é exatamente o mesmo, e é importante que seja encontrado um ponto de interesse comum.

Escrever para um público pode ser difícil o suficiente sem ter que negociar inteiramente os requisitos de outro e, portanto, isso é importante para que se pense cuidadosamente sobre como os dois se encaixam.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é criar e compartilhar personas de marketing.   

Uma persona cria um personagem fictício que é a personificação de seu lead, ou seja, do seu cliente em potencial médio. 

A persona pode ser usada em qualquer segmento, percorrendo desde uma clínica especializada em prostatectomia radical até empresas que prestam consultoria em advocacia, identificando a situação e função de trabalho.

O intuito é identificar/considerar porque os clientes de ambas as marcas estão interessados nos serviços, e quais os motivos que podem ser usados para levar essa audiência a comprar. 

Assim, se você compartilhar suas personas, poderá garantir que seu material de marketing seja direcionado adequadamente para ambos os públicos, convergindo a audiência de forma adequada.

Conclusão

No atual cenário de negócios competitivo, tirar proveito de parcerias em uma variedade de funções de negócios pode ajudar sua organização a alcançar novos patamares e marcos importantes.

O co-marketing entre parceiros é uma ótima maneira de aumentar seus recursos de uma forma que agregue valor de forma excelente.

Por fim, seja qual for a natureza do seu negócio, certifique-se de aproveitar ao máximo o potencial e as oportunidades disponíveis junto de outros segmentos em suas redes de apoio e suporte.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.