Ter um blog corporativo se tornou uma estratégia necessária nos dias de hoje, para qualquer empresa que queira construir uma imagem de autoridade, se comunicar com o público e criar um relacionamento promissor com os consumidores.
Hoje em dia, quando alguém quer comprar o produto ou serviço, a menos que conheça muito bem a solução, a primeira coisa que faz é buscar informações na internet.
Essa situação também acontece quando alguém tem alguma dúvida, e a partir disso descobre que tem uma necessidade de compra. Esses dois exemplos são apenas algumas das razões pelas quais uma marca precisa criar conteúdo de valor.
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital, e consiste na criação de materiais ricos e relevantes, que abordam diferentes assuntos, relacionados ao mercado de atuação do negócio e ao que interessa ao público.
Eles podem assumir diferentes formatos, mas o principal canal onde devem ser publicados é o blog, portanto, quem quer trabalhar com marketing digital, precisa de um blog corporativo.
Neste artigo, vamos entender seu conceito, falar um pouco sobre sua importância, listar os benefícios e dar algumas dicas para ter sucesso.
O que é blog corporativo?
Para entender o que é blog corporativo, primeiro você precisa entender o que é um blog. O blog nada mais é do que uma plataforma muito parecida com um site, e que originalmente foi criada como um diário virtual.
Antigamente, as pessoas usavam esse canal para escrever seus pensamentos e falar sobre assuntos do seu interesse.
Com o passar do tempo, esse recurso foi se moldando e hoje em dia tem gente que ganha dinheiro com ele, escrevendo sobre:
- Culinária;
- Turismo;
- Moda;
- Saúde e bem-estar;
- Carreiras.
Mas, além das pessoas, empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de banqueta inox baixa, começaram a investir nos blogs porque perceberam que ele é o melhor canal para trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo.
Isso nos leva diretamente para a resposta da pergunta desse tópico, ou seja, blog corporativo nada mais é do que um blog usado por uma empresa para falar sobre assuntos relacionados ao que ela faz e que sejam do interesse de seu público.
O funcionamento do blog é muito parecido com o do site, com a diferença que ele é muito mais fácil de navegar e de usar. Também permite a interação do público por meio de comentários, o que ajuda a estreitar a relação com o consumidor.
Com base nessa conceituação, fica claro que o blog serve para estabelecer uma comunicação direta com o público, e ainda colabora com as estratégias de funil de vendas.
Importância do blog para as marcas
Bom, se um fabricante de disco abrasivo esmerilhadeira cria um blog para se comunicar com o seu público, então não é difícil imaginar por que ele é tão importante.
Mas, para entender um pouco mais essa questão, saiba que este canal é uma página na internet muito fácil de implementar e colocar no ar.
Também existe uma grande quantidade de assuntos que podem ser abordados, independentemente da sua área de atuação.
Este é o canal perfeito para expor autoridade de marca, e ao fazer isso, clientes e potenciais clientes percebem que a organização domina o setor em que atua, o que é fundamental para conquistar a confiança dessas pessoas.
O consumidor moderno navega na internet buscando informações sobre os mais variados assuntos, e ele quer se conectar com o seu negócio. Por meio do blog, ele será facilmente encontrado e consegue estabelecer essa ligação.
O blog é o melhor canal para colocar em prática as estratégias de inbound marketing, sem falar que a organização terá a possibilidade de interagir com o consumidor de maneira muito mais completa.
Quando uma escola com aula de moto iniciante mantém seu blog atualizado, aumenta o nível de satisfação de sua audiência e passa a ser vista como fonte de informação.
Benefícios do blog corporativo
As empresas têm acesso a inúmeros benefícios quando criam um blog. Só para começar, eles são capazes de gerar até 97% mais backlinks, o que melhora o ranqueamento da marca na internet.
As empresas que atualizam o blog corporativo chegam a receber 55% mais tráfego do que aquelas que não possuem esse canal. Outros benefícios que merecem atenção são:
Cria uma imagem de valor
Ter um blog é como ter um portfólio dinâmico que mostra para os clientes o que eles podem esperar do seu negócio e de que maneira a empresa pode ajudá-los.
Também é uma estratégia muito importante para nutrir leads dentro do funil de vendas.
Uma empresa de serviço de guincho mensal também pode usar a plataforma como um local próprio para estudos de caso e para reunir informações profundas sobre as soluções.
Transforma a marca em referência
Um blog bem construído se torna uma referência, ou seja, o ambiente que as pessoas vão se lembrar, toda vez que quiserem checar informações ou conhecer um pouco mais sobre um tema.
Para aproveitar essa possibilidade, é fundamental criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, pois isso vai fornecer respostas e conectar os leitores com soluções adequadas.
Para conseguir esse feito, é fundamental que o conteúdo seja envolvente e interessante ao ponto de fazer com que as pessoas parem o que estão fazendo para consumi-lo.
Se o canal fizer com que os indivíduos procurem por ele em suas horas vagas, então consegue criar uma conexão que conquista verdadeiros fiéis da marca.
Ajuda a atrair clientes
Para entender a utilidade do blog para uma empresa de asfalto a frio ensacado, pense em seus hábitos de consumo. Você, e como consumidor, também faz pesquisas sobre tudo aquilo que pretende comprar.
Mecanismos de busca, como o Google, fazem parte do dia a dia de todas as pessoas e são fundamentais no processo de compra.
Eles esclarecem as dúvidas dos usuários, e muitas vezes os links oferecidos como respostas são de blogs corporativos, que dão início à jornada de compra do cliente.
Como ter um blog de sucesso?
Para ter um blog de sucesso, existem algumas estratégias imprescindíveis, e dentre as mais importantes estão:
1. Planejar o blog
Antes de lançar o blog, é fundamental planejá-lo, considerando a história da empresa, seu posicionamento no mercado, suas conquistas, entre outros pormenores.
Isso vai ajudar a determinar o tipo de conteúdo que deve ser veiculado, de modo que a companhia saiba os assuntos que devem trabalhar, o tipo de linguagem usada, tipo de material, formato, dentre outros pormenores.
2. Acompanhar blogs de concorrentes
Uma loja de bateria de caminhão de 150 amperes pode acompanhar os blogs de seus concorrentes, pois é esta é uma maneira de se inspirar e de saber quais características o canal precisa reunir.
Nesse contexto, verifique as publicações que deram certo, como é a reação dos visitantes e a partir disso busque maneiras de implementar o mesmo tipo de comunicação.
Apenas lembre-se que isso não se trata de cópia, mas de usar os canais da concorrência como um termômetro para compreender se suas estratégias estão no rumo certo.
3. Manter o blog sempre atualizado
A tendência do blog é levar informação para o público, mas isso só será possível se ele estiver sempre bem atualizado. Por conta disso, esse canal deve estar mais atualizado do que as redes sociais da sua empresa.
Por exemplo, ao publicar um conteúdo sobre corte de cabelo curto masculino, um salão de beleza precisa atualizar as tendências de cortes nos tutoriais publicados e falar sobre outros assuntos relacionados ao universo da beleza.
É necessário enxergar o blog como um canal corporativo importante que mostra o quanto o negócio está sempre atualizado. Ele não deve ser simplesmente colocado no ar e receber algumas publicações esporadicamente.
Para manter a atenção da audiência, inclusive, é fundamental estabelecer um planejamento de publicações, que vai funcionar como a rotina de postagens.
4. Avaliar os resultados
Por fim, mas não menos importante, um fabricante de máscara proteção precisa avaliar os resultados, tendo como objetivo otimizar as próximas postagens.
Ao fazer isso, com o passar do tempo, a tendência é que o canal seja cada vez mais completo e traga resultados cada vez melhores para o seu negócio.
Considerações finais
Sendo assim, o blog corporativo é uma excelente ferramenta de marketing digital e precisa fazer parte do planejamento de qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento.
Trata-se de uma plataforma fundamental para as estratégias de marketing de conteúdo, capaz de atrair clientes e potenciais clientes, construir a imagem da marca e potencializar sua presença na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.