O e-commerce vem ganhando espaço nas preferências do consumidor em forte ritmo, com índices de crescimento próximos aos 30% ao ano.
Esse excelente resultado é uma consequência da praticidade do modelo, tanto para a empresa, quanto para o consumidor.
O termo abarca um grande número de recursos disponibilizados em plataformas online, mas seu foco maior está na venda de produtos, uma operação típica do setor de comércio. Os serviços também são fortes no mundo digital, mas funcionam sob outra órbita.
Iniciada pelos sites em forma de blog institucional, a comercialização de bens de consumo atingiu seu ápice com os marketplaces e as redes sociais, que incorporaram serviços de logística e de transações financeiras em sua interface.
Pode-se considerar que a internet passou por duas fases bem demarcadas: a era desktop e a era mobile. Enquanto o computador de mesa manteve a web limitada a um veículo de entretenimento, o smartphone fundiu experiência real e experiência virtual.
Hoje, é possível estar conectado à internet o tempo inteiro. A abundância de sinais que viabilizam a conexão, a acessibilidade dos smartphones à maior parte do público e a portabilidade do aparelho modificou os hábitos de navegação do usuário.
Neste cenário, o e-commerce se estabelece como uma alternativa ao nível da experiência física nos pontos de venda, por vezes uma favorita.
Com um faturamento anual de R$161 bilhões, este é um setor com grandes oportunidades de empreendedorismo.
Este artigo vai apresentar os benefícios do e-commerce, tendo em vista projetos variados, como uma loja de divisória com vidro temperado, e porque ele pode ser a melhor alternativa para ganho de renda e alcance da independência financeira.
Custos operacionais reduzidos
Um dos divisores de águas do e-commerce em relação ao mercado físico é a redução intensa de custos operacionais para a loja.
O encolhimento nas despesas com espaço, equipamentos, infraestrutura e pessoal deu origem a novas modalidades de negócio.
O termo “startup”, empresa caracterizada pelo alto investimento em tecnologia e a grande escalabilidade só tornou-se possível graças à internet.
Pela web, o empreendedor pode automatizar o atendimento, o pagamento de produtos e quase todo o processo de venda.
Lojas que comercializam bateria de moto 7 amperes também contaram com o surgimento de transportadoras de médio e grande porte no setor de logística, barateando custos com a terceirização de serviços de entrega.
Isso permitiu a entrada de muitas empresas de pequeno e médio porte em um cenário inédito em recursos e oportunidades, democratizando o acesso ao consumidor.
Maior potencial de escalabilidade
Com a redução de custos operacionais, mais precisamente chamados de custos fixos, o investimento das empresas passa a se concentrar na produção, que pode ser, em grande parte, automatizada.
O setor de serviços é um especial beneficiário da escalabilidade. As plataformas online permitiram o atendimento de um maior número de consumidores, de maneira eficiente, sem alterar os investimentos com equipamentos ou pessoal.
A escalabilidade consiste no aumento da capacidade produtiva de uma empresa ou equipamento, sem despender recursos extras.
Uma ferramenta de email marketing contratada por uma loja de piso industrial de concreto polido é um exemplo do efeito.
Alcance efetivo de uma audiência pulverizada
Quando se faz análises de mercado para inferir o nível de relevância de um produto, o empreendedor pode se deparar com o desafio da barreira geográfica.
Determinado bem de consumo pode encontrar uma demanda mais intensa em certas regiões.
A internet permite o redirecionamento de ofertas e campanhas de marketing para os locais onde o cliente ideal está. Assim, a cobertura de uma audiência pulverizada é melhorada, trazendo mais lucro para o empreendedor e satisfação para o consumidor.
Exploração de nichos
Nichos de mercado são demandas específicas, que contam com um perfil definido de público e se concentram, em grande parte das vezes, em barreiras geográficas. Muitos nichos são subaproveitados por falta de oferta ou da qualidade desta.
Com o e-commerce, as empresas podem captar clientes insatisfeitos de outros mercados, fidelizando uma grande base de consumidores e aumentando receitas. É importante considerar quais são essas necessidades e como a empresa converge com elas.
Uma fornecedora de forno para artesanato em vidro, por exemplo, pode suprir mercados em várias regiões, seguindo as especificações procuradas pelo consumidor. O e-commerce se apresenta, para essas organizações, como uma vitrine aberta ao mundo.
Baixo investimento inicial
Muitas pessoas adiam o sonho de empreender pelo alto investimento exigido na maioria dos projetos de negócio. Outras empresas iniciam suas atividades com um grande endividamento em razão dos empréstimos usados como capital inicial.
O e-commerce é uma alternativa a este cenário, oferecendo a oportunidade de criar negócios melhores e com saúde financeira, com efeito direto sobre o aquecimento da economia. Essas condições também contribuem com uma maior estabilidade.
O cenário brasileiro apresenta uma das maiores concentrações de empresas de pequeno e médio porte, um mercado caracterizado pela rotatividade. A popularização de negócios com operações virtuais pode reduzir o índice de falência nesta classe.
Liberdade profissional
Ser empreendedor traz consigo uma ótima flexibilidade profissional, similar à experimentada por especialistas independentes.
Além disso, a remuneração de um gestor em uma empresa com bom desempenho é desejável.
O e-commerce, além das vantagens intrínsecas ao ato de empreender, conta com um nível de liberdade profissional único, posto que as operações podem ser realizadas online, a qualquer lugar que o empreendedor esteja.
Isso é especialmente vantajoso para microempreendedores, que não contam com funcionários de apoio.
Para aqueles que atuam com o transporte de porta de alumínio para sala, por exemplo, é possível fechar contratos de maneira 100% remota.
Maior competitividade
Pela redução de custos em várias áreas, os empreendimentos que investem no mercado online contam com maior flexibilidade para ajuste de sua margem de lucro, o que permite o estabelecimento de preços mais competitivos.
Além disso, os serviços oferecidos pela internet tendem a apresentar um nível de qualidade e precisão maiores, uma vez que elimina erros típicos da ação humana. Emissão de notas fiscais, pagamentos e processos similares, passam a ser finalizados com agilidade.
Mais opções de parceria
As redes sociais hoje são as plataformas online mais utilizadas, reunindo um fluxo de bilhões de interações em contas, publicações, fotos e vídeos. Esses locais também contam, muitas vezes, com sessões próprias para marketplace.
A popularidade das redes sociais e seus efeitos sobre as decisões de compra, no contexto contemporâneo, se solidificaram de modo a criar uma nova profissão: o influenciador digital.
Caracterizado pelo alto alcance na rede, o influenciador é contatado para:
- Fazer campanhas publicitárias;
- Participar de programas de entretenimento;
- Comparecer a eventos;
- Anunciar comunicados;
- Avaliar produtos ou serviços.
Pelo alto nível de segmentação da audiência, o influenciador é visto como uma figura importante na divulgação de bens de consumo para potenciais clientes. A presença das empresas no mundo online pode facilitar a negociação de parcerias.
Um centro lavador de gases compacto ganha credibilidade e valor agregado ao associar-se com um influenciador da área. Os modelos de parceria ou mesmo de contratação por assessorias variam de acordo com o nicho.
Negociações seguras
Espaços físicos contam com uma série de riscos à integridade de trabalhadores ou ao patrimônio, seja causados de maneira proposital ou em erros cotidianos. Um destes riscos está ligado ao pagamento.
Os sistemas de pagamento online são regidos por uma série de medidas de segurança que garantem a anonimidade, a integridade e a inviolabilidade dos dados compartilhados entre servidores e máquinas-cliente envolvidas na operação.
Dispositivos para reforço da inviolabilidade das ferramentas de pagamento são a criptografia, a verificação por duas etapas e a combinação entre múltiplos modos de autenticação do acesso para quitar a compra de uma cortina rolo sob medida.
Controle de processos
O e-commerce traz consigo toda uma infraestrutura de automação e monitoramento de processos em tempo real, como sistemas de gestão, bancos de dados, softwares e APIs, que podem armazenar e relacionar dados de acordo com uma configuração prévia.
Muitas destas ferramentas estão disponíveis de maneira gratuita ou com pouco investimento em assinaturas. As opções são diversas para todo tipo de empreendedor, atendendo a quaisquer demandas.
Uma empresa de lavagem de carpete a seco precisa de um bom controle de seus processos para evitar desperdícios. A prática é essencial também para definir o que é necessário em novos investimentos para o negócio.
Considerações finais
Sendo assim, o e-commerce é marcado pela praticidade, versatilidade e o acesso livre a informações e à comunicação. Essas vantagens se refletem no desempenho financeiro e no tempo de vida das organizações, em todos os portes.
Uma preferência em rota de crescimento, as vendas online representam uma parte importante do processo decisório do consumidor atual. Ainda que a compra não se estabeleça virtualmente, o que é visto na web transforma opiniões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.