As 10 piores coisas que seu blog pode ter – Parte 2

\"Homem

Após observar muitos blogs durante anos e ler várias reclamações relacionadas a design de blogs, eu resolvi apontar os dez erros mais comuns que um blog pode ter e/ou fazer. Lembrando, esta é a segunda parte da postagem: As 10 piores coisas que seu blog pode ter!

Caso seu blog tenha alguns dos tópicos citados, interprete este artigo com os olhos de uma crítica construtiva, onde a melhor forma de aceitá-la é analisando se as modificações finais serão importantes para o seu blog… e eu espero que sejam!

Confira a lista da segunda parte das 10 piores coisas que seu blog pode ter:

1. Música em autoplay

Sabe quando você entra em um blog e do nada começa a tocar uma música? Então, esses são os autoplay\’s. Como já disse na primeira postagem, não é uma boa ideia afrontar a capacidade de controle de um usuário na internet. Se tem um blog e quer colocar música nele, então faça isso, mas não coloque players que tocam automaticamente.

2. Mais anúncio a conteúdo

Nenhum visitante entrará no seu blog para ficar vendo anúncios, como em uma vitrine. Um blog poluído visualmente já é ruim, agora poluído com publicidade é pior ainda. Muitos anúncios e em lugares errados atrapalham a credibilidade de uma página.

3. Postagens loooooongas

Escrever um livro em uma postagem não é necessário e nem recomendável. Se a postagem é muito grande eu indico que crie uma série em partes. Assim como eu fiz neste artigo.

4. Textos tweets

Há outro problema relacionado ao tamanho das postagens. Escrever artigos do tamanho de um tweet (140 caracteres) não é algo que possa ser considerado uma postagem, mas sim uma frase. Tente manter um equilíbrio quando o assunto é quantidade de caracteres em seus artigos.

4. Postagens de manchete

A manchete é o título principal, ou seja, aquilo que irá chamar a atenção do visitante antes de ler sua postagem. Se o título é bom, mas o conteúdo é ruim você tem um resultado certo: Perda de credibilidade!

5. Links mal direcionados

Na mesma linha do tópico anterior, este item tem grande importância. Pois se você tem um link no blog com a frase \”dicas sobre culinária\” e clicando neste link o visitante é levado à um site de humor, você terá feito a conhecida propaganda enganosa e isso não é bom em lugar nenhum.

6. Links quebrados e inativos

É sempre bom ficar atento aos links internos e externos do seu blog. Para quem usa o WordPress tem essa solução para links quebrados e inativos.

7. Falta de comprometimento

Se o leitor achar o seu blog bom, certamente irá voltar! O complicado é quando ele retorna e vê as coisas exatamente como estavam, ou seja, não têm novas postagens. É bom manter novas postagens periódicas semanalmente.

Recomendo: Discussão – Quanto se deve postar?

8. Erros gramaticais

Todo blogueiro tem que saber o mínimo da língua portuguesa para escrever e postar algo. Se você ainda têm dúvidas na hora de elaborar um texto eu indico que leia: As dúvidas mais comuns na hora de se escrever um texto.

9. Falta da barra de pesquisa

Muitas pessoas acessam um blog e se gostarem do pacote certamente irão procurar outras postagens. O problema é quando não tem o lugar onde procurá-las.

10. Falta de educação

Esse item é direcionado ao blogueiro e certamente influencia muito na imagem do seu blog. A grosseiria ou falta de educação que cito não é só nas postagens, utilizando-se de palavras de baixo calão. Mas me refiro também às respostas direcionados ao leitores nos comentários ou contatos diretos por e-mail ou redes sociais.

Têm dificuldade em encarar as críticas? Então leia esse meu outro artigo: Aprenda lidar com as críticas no seu blog.