A aparência de um blog/site faz diferença?

Um layout bem estruturado faz diferença? Até que ponto isso ajuda?
As perguntas que todo blogueiro iniciante faz (ou pelo menos deveria fazer), porém poucos respondem. Vamos trabalhar hoje com esse assunto.

O que Layout?
O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar dos vários objetos ou decorativos até se obter a disposição mais agradável. Leiaute (trazido para o português) é toda a estrutura não só de um site/blog, mas também é uma expressão usada em vários outros casos.


Estudos, pesquisas, opiniões, mostram o quanto é necessário uma boa aparência para procurarmos um emprego. Não estamos falando de a pessoa ser bonita ou feia e sim de como ela se cuida, a forma de se vestir, de se comportar diante os outros. Porém isso vai mais além da vida real. Um site bem estruturado, leve, bonito e sem muitas poluições visuais faz a diferença. De forma alguma podemos esquecer que um site/blog bem sucedido carrega em si um conjunto de características que o levaram ao sucesso e sempre uma dessas características é um layout “perfeito” (entre parênteses porque não existe layout perfeito).

Algumas dicas para seu layout:

  • Ser rápido e leve (ninguém merece esperar um site carregar durante minutos);
  • Limpo ao máximo de propagandas, gifs, efeitos, etc. (Isso desconcentra seu leitor, cansa a visão de quem vê e faz com que seu site/blog vire um verdadeiro “poleiro”);
  • Evite cores fortes (cansa a visão);
  • Evite um template colorido (cansa ainda mais a visão e deixa seu blog infantil, porém isso depende muito do assunto do blog);
  • Não coloque cores fortes/chamativas no fundo dos posts (atrapalha a leitura, cansa e deixa seu blog infantil);
  • Evite cores escuras no fundo das postagens (o melhor é usar branco ou cinza bem claro);
  • Forneça bastante informação e navegabilidade ao seu leitor (mostre o que seu site/blog tem a oferecer);
  • De último caso use Pop-up (é muito chato esse tipo de propaganda);
  • Seja rigoroso e siga um padrão (renovar é sempre bom, mas as cores do seu site fazem parte da identidade visual de sua marca);
  • Se possível tenha um logotipo de sua marca (isso é uma das formas de representar seu trabalho, fazer com que seu leitor grave a forma de seu logotipo e lembre de sua página por essa representação gráfica).

Quer exemplos? Em minha opinião esses três blogs resumem tudo:

Isso é um pouco do que lembrei.
O importante é ser criativo e montar um template diferente, agradável e lembrando que um site vale muito mais pelo seu conteúdo. A aparência é uma forma de confortar o seu leitor e fazer com que ele se sinta verdadeiramente em casa.

Tenha uma boa noite.