“Paulo, recebo mais de 15.000 visitas por dia no meu blog, isso é bom? Meu blog é um sucesso?”
Estou cansado de ler perguntas desse tipo, porém é uma pergunta muito interessante e com inúmeras respostas.
Um bom blogueiro deve saber distinguir bons visitantes de pára-quedistas. Antes de qualquer coisa vamos aos conceitos:
Visitantes fiéis ou simplesmente: Usuários
São os visitantes que voltam freqüentemente em seu blog/site, deixam comentários, trocam idéias, assinam o feed, participam de promoções, seguem seu Twitter, defendem seu blog, etc.
Não necessariamente fazem tudo o que eu disse acima, mas são sempre ativos e marcam presença em seu blog de uma forma ou de outra.
Pára-quedistas ou simplesmente: “Enviados do Google” (kkkkk)
São os que visitam seu blog por meio de algum anuncio link ou buscador. Esses visitantes sempre são a maioria.
Esse tipo de visitante vem sempre atrás de um único conteúdo ou único post. Para ser mais preciso, é um tipo de visitante que não busca nada além de uma única indicação.
Agora basta você analisar o tipo de visita o seu blog/site recebe. Para isso, indico o Google Analytics para fazermos a análise.
Leia também:
O Google Analytics mostra de uma forma geral 6 estatísticas importantes:
- Visitas – Representa o número de visitantes únicos que visitaram seu blog por meio de um único IP;
- Exibições de página – Representa o número total de páginas visitadas independente de ser um único IP ou não, ou seja, representa o número total de visualizações em um determinado tempo;
- Páginas por visita – Indica uma média de quantas páginas visualizadas por um visitante. Mostrando a média da quantidade de páginas exibidas por único IP em determinado tempo;
- Taxa de rejeição – Representa a porcentagem de visitantes que entraram em seu site e saíram sem visitar nenhuma outra página;
- Tempo médio no site – Indica o tempo médio em que os visitantes estão ficando em sua página;
- Visitas novas – Mostra a porcentagem das visitas recebidas que são novas e que vieram de um IP não registrado ainda pelo contador.
Exemplos:
Imagem 1 |
Imagem 2 |
As imagens acima mostram dois tipos diferentes de visitantes em dois blogs distintos (visitas únicas em média de 8200). Vamos à análise:
Podemos notar que na primeira imagem o site recebeu muitas visualizações de páginas, algo em torno de 145% a mais do que as visitas únicas, isso significa que a maioria dos visitantes desse blog está entrando em sua página mais de uma vez ao longo do dia.
Analisando a média de páginas por visita, notamos que os visitantes estão entrando em mais de uma página interna a cada visita.
A Taxa de rejeição chega há um pouco mais de 60%, uma média estimável e normal para a maioria dos blogs/sites.
O Tempo médio é de 4 minutos e 7 segundos, algo considerável dependendo do tema do blog. Isso indica que o site está conseguindo segurar o visitante nesse período (em média).
O número em porcentagem de novas visitas pode representar dois casos diferentes, nesse caso analisando o geral podemos notar que o site/blog está crescendo, e uma média de 70% indica que de 8182 visitas, 5727 são novas (pára-quedistas) e 2455 são de visitantes antigos (fiéis).
O número de exibições de páginas não é muito elevado (comparando ao número de visitas), isso indica que apenas 17% de exibições de páginas a mais em relação ao número de visitantes únicos.
A média de páginas por visita está quase igual a 1 (número mínimo), indicando que os visitantes não estão se interessando em outras postagens.
A Taxa de rejeição está com média de 90%, indicando que apenas 10% estão realmente conhecendo o seu trabalho, as outras 90% entraram e saíram imediatamente do seu blog dentro de um período de tempo.
O tempo médio mostra claramente que os visitantes estão saindo rapidamente do blog, porque o conteúdo é ruim ou porque os visitantes não querem nada além de um único código, tutorial, arquivo ou algo do tipo.
Para finalizar a taxa de visitas novas está muito elevada e de acordo com o contexto isso significa que menos de 4% dos visitantes estão retornando.
O comparativo acima mostra claramente a diferença de um blog que recebe muitas visitas com qualidade e outro com muitas visitas e pouca qualidade.
É importante saber que o reconhecimento de um blog não depende só da quantidade de visitas únicas e sim de todas as avaliações citadas acima e um pouco mais.
Pense alto, o exemplo que coloquei na primeira imagem está com uma boa média de visitantes fiéis, mas pode melhorar muito mais.
Um blog depende e muito de visitantes pára-quedistas, pois deles é que vem a maior parte do lucro financeiro (leia mais: Lucro com o blog: Quando e Como?) e através deles é que nascem os visitantes fiéis (leia mais: 30 Dicas para criar um blog de sucesso), mas de maneira alguma muitas visitas significam popularidade e reconhecimento. #fato
Blogar é uma arte, crescer faz parte e não ao contrário. ;D