Se você está procurando uma maneira de ampliar a visibilidade e presença do seu negócio na internet, é interessante entender como funciona a estratégia Outreach nas vendas da sua empresa.
Afinal, ser capaz de abranger ainda mais gente traz mais oportunidades de lucro, mas não apenas isso. Além do ganho, é preciso apresentar soluções para problemas que as pessoas sequer sabiam que tinham para conseguir gerar engajamento.
Está curioso para saber sobre como funciona a estratégia Outreach nas vendas e como ela pode impactar na sua companhia? Então confira mais informações ao longo do texto a seguir.
O que é Outreach marketing
Outreach marketing trata-se de uma estratégia de vendas com foco em aproximação ao cliente que ainda não conhece o seu negócio.
O objetivo é informar a sua existência e apresentar uma solução para pessoas que estão procurando soluções para um problema ou que ainda não entendem direito sobre a adversidade.
Como funciona o Outreach marketing
Existem algumas maneiras de aplicar o Outreach marketing dentro do seu negócio. Tudo irá depender em qual canal você deseja focar para atrair as pessoas.
É possível utilizá-lo através de e-mails. Um exemplo prático de e-mail aplicando a estratégia são aqueles que informam sobre a existência do seu produto sendo uma solução, sem oferecer as novidades do negócio ou ofertas exclusivas.
Para mídias sociais, os posts para engajamento que comentam, por exemplo, para que o produto serve e o que ele é capaz de solucionar também é uma aplicação de Outreach marketing nas vendas.
É válido também cooperar com empresas que podem lhe fornecer dados da clientela que você possui interesse. Assim, você pode alinhar a sua propaganda com a expectativa daqueles que ainda não sabem ou não estão conhecem tanto da sua marca.
O Outreach marketing na sua estratégia de vendas
Para aplicar a estratégia Outreach, o melhor é criar uma abordagem que leve a pessoa para o seu funil de vendas.
Logo, a sua propaganda deve ser focada em apresentar a solução e instigar o individuo a adquirir conhecimento sobre o seu negócio, para que você consiga instruí-lo da maneira correta e, por fim, realizar uma venda.
Ferramentas de vendas devem estar presentes na sua estratégia
As ferramentas de vendas complementam uma estratégia, estando em praticamente todos os negócios. São fundamentais para trazer vantagem competitiva de mercado e otimizar processos ao longo de uma transação.
Boomerang e MozBar são algumas das ferramentas mais utilizadas na estratégia Outreach. A primeira irá lhe trazer o feedback sobre a sua abordagem por e-mail, enviando para sua caixa de entrada se você obteve ou não uma resposta sobre sua divulgação.
Já a segunda fornece informações sobre a qualidade do seu site através de uma pontuação. Quanto maior tal pontuação, melhor é a página.
Outras bastante utilizadas são algumas extensões de e-mail. Porém, neste caso, é preciso identificar qual o endereço eletrônico do site que deseja abordar. Para isso, o site CNPJ.biz poderá lhe ajudar a identificar as empresas que deseja entrar em contato.
A diferença entre Outreach marketing e Outbound marketing
Pelo fato dos termos serem parecidos, além de que existem diversas outras ferramentas e estratégias de marketing, é comum que muita gente venha a confundir Outreach marketing com Outbound marketing.
Mais cedo, vimos como funciona a estratégia Outreach nas vendas, sendo ela algo criado para fazer com que uma pessoa que pertença ao perfil do seu público-alvo saiba que você tem uma solução para o problema dele. Ou seja, o cliente virá até você.
Na Outbound, a empresa irá identificar essa pessoa com o perfil e iniciará o contato com ela, a fim de realizar uma venda. Logo, o método de abordagem é diferente da anteriormente citada.
Com o uso do Outreach marketing, você ganhará mais visibilidade
Como vimos ao longo do artigo, o Outreach marketing é uma ótima opção para fazer a divulgação e conscientização do público sobre a sua marca. Além disso, após essa etapa, direcionar o cliente através do seu funil de vendas se torna fácil, aumentando suas chances de fazer uma venda.