8 dicas para turbinar melhor seu site 

Criar ou ter um site de negócios é uma coisa, mas como você pode continuar a pontuar com seu site? Por exemplo, seja ativo nas mídias sociais, apresente-se como um especialista e garanta que você seja facilmente encontrado online. Neste artigo damos 8 dicas para aumentar suas chances de sucesso.

1. Mantenha o site atualizado

O site de negócios é o cartão de visita online da sua empresa. Por isso, mantenha sempre o site atualizado, pois ele representa a sua empresa. Se alguém lhe der um cartão de visita (físico) com dados desatualizados e a pessoa anotar um novo endereço de e-mail com uma caneta, isso soará amador.

Isso também se aplica ao site da sua empresa. Mantenha-o atualizado para que os visitantes não encontrem informações desatualizadas. Os clientes irão desistir se não conseguirem entrar em contato com você ou se perceberem que o site não foi atualizado por um ano. 

Portanto, atualize o site regularmente. Isso não precisa ser diário, mas certamente todo mês e de preferência toda semana. Além disso, sites mantidos recentemente são mais fáceis de encontrar em mecanismos de busca online, como o Google. 

Toda vez que o site é atualizado, isso melhora a localização. Se você não é bom em escrever textos, ou não é técnico, pode ser sensato terceirizar esse trabalho. 

2. Aplique SEO ao site

Se todas as condições do seu site forem atendidas – você organizou a contra capa (o CMS) e a frente está bem estilizada – o site convida você a ser visitado. Mas então os visitantes têm que vir. Você tem que ir atrás disso sozinho, porque ninguém passa como em uma loja física, tem que ser encaminhado.

Isso pode ser feito através do Search Engine Optimization (SEO), mais conhecido como Search Engine Optimization. Isso garante que seu site se torne mais fácil de encontrar on-line por meio de mecanismos de pesquisa como Google e Bing. 

Você pode contratar redatores especializados para isso, mas aplicar o SEO você mesmo também é uma opção. 

3. Seja ativo nas mídias sociais

Ao ser ativo nas mídias sociais, você pode atrair mais visitantes para seu site. Apresenta-se como um especialista em sua área e mostra isso para o mundo exterior através de postagens no Facebook e Twitter. 

Lentamente, você constrói uma rede cada vez maior de seguidores, para que seu alcance continue crescendo. Além disso, procure grupos relevantes no LinkedIn e compartilhe seu conhecimento e experiência por lá. 

No entanto, você precisa investir o tempo e a energia necessários para acompanhar as mídias sociais. Se você postar muitas atualizações em um mês e não receber notícias suas nas próximas semanas, isso pode sair pela culatra. 

Ao mesmo tempo, esteja ciente da armadilha de que o gerenciamento de mídias sociais não prejudica seu trabalho diário. 

4. Escreva um blog

Como empreendedor iniciante, você deve levar sua empresa, produtos e serviços à atenção do público-alvo. Além de usar as mídias sociais, você também pode se apresentar ao mundo exterior como um especialista em seu campo com um blog. 

Ao apresentar um tema, sempre parta do interesse do leitor; eles devem ser capazes de extrair informações valiosas dele. Um blog não é um anúncio! 

Um cliente procura principalmente informações que acrescentem algo à experiência do seu produto ou serviço. Portanto, faça uma distinção entre notícias e blogs. Uma loja de tênis femininos pode dedicar uma notícia a uma nova colaboração com um cliente, por exemplo. Mas os blogs, em princípio, não se destinam a convencer o leitor da qualidade dos produtos ou serviços que você oferece.

Apresenta-se como um especialista e convencia o leitor de sua experiência dessa maneira. Fique também de olho no estado atual das coisas em seu setor. Novos desenvolvimentos muitas vezes se prestam perfeitamente a escrever um blog, no qual você pode compartilhar sua opinião com o público-alvo.

Ao fazer um uso inteligente do SEO, os blogs de negócios também contribuem para tornar você mais fácil de encontrar online. E isso aumenta a chance de clientes em potencial entrarem em contato com seus produtos e serviços.

5. Compartilhe informações 

Não tenha medo de dar informações e conhecimento em seu site. O site da sua empresa é o palco para mostrar que você tem conhecimento suficiente, que é bom na sua profissão e que sabe como disseminar esse conhecimento de forma clara. Em suma, vale a pena ler e, assim, atrair visitantes para o seu site. Apresente clientes em potencial para você compartilhando informações. 

6. Não evite discussões

Se você deseja ser encontrado por clientes ou obter tráfego para seu site, precisa se mostrar. Você faz isso, é claro, fazendo bem o seu trabalho, mas também fazendo sua opinião ser ouvida. Coloque-se no mapa como um especialista em seu campo, isso também é possível por ter uma opinião diferente. Isso é menos seguro, porque gera muito mais discussão.  

Nem todos concordaram com você, mas você alcançará mais pessoas do que normalmente faria. Portanto, não tenha medo de nos deixar ouvir um som diferente. Blogs que geram discussão geralmente geram mais tráfego nas mídias sociais, o que, por sua vez, leva a visitantes extras ao seu site. 

7. Envie um boletim informativo

Se você publica mensagens regularmente em seu site, pode ser uma opção agrupar essas mensagens em um boletim informativo de vez em quando. Se você fizer isso separadamente para cada notícia ou atualização, isso pode ser visto como spam e você perderá esses visitantes.

A melhor opção é enviar um boletim informativo aos assinantes regularmente. Se você deseja enviar atualizações diárias, pode fazê-lo através dos canais de mídia social mencionados acima. 

Se você decidir enviar um boletim informativo, é importante que você não faça isso para todas as atualizações. Uma vez por semana é suficiente, embora isso também seja possível uma vez por mês, dependendo do trabalho que você faz.

8. Desenvolva um site responsivo

Hoje em dia quase todos no Brasil têm um smartphone e/ou um tablet. Que são usados ​​com mais frequência do que um computador. Seu cliente em potencial verifica sua conta no Twitter no trem e é encaminhado ao seu site por meio de um tweet.

Então é útil que este site também apareça completo e legível em seu celular. Portanto, é aconselhável pensar com antecedência em uma variedade de site móvel ou responsivo. Isso pode ser na forma de um site móvel, onde você pode, por exemplo, alternar para uma versão para desktop.

Outra opção é desenvolver um aplicativo, embora para empreendedores iniciantes isso geralmente só se aplique quando a empresa cresce. Ter um aplicativo feito não é barato, então o investimento deve ser recuperado. Lembre-se também de que dispositivos Android e iPhones precisam de um aplicativo diferente.