8 dicas para começar uma reeducação alimentar

A reeducação alimentar tornou-se uma necessidade para muitas pessoas, mais do que isso, para alguns ela é um desafio.

Com o crescimento das linhas de fast-food, que são redes de produção de alimentos em alta escala e grande velocidade, muitas pessoas adquiriram maus hábitos alimentares por conta da grande facilidade proporcionada por esses meios.

O número de alimentos industrializados de fácil acesso pode deixar os seus consumidores confinados à sua praticidade, esquecendo da necessidade da comida tradicional.

O resultado final são pessoas indo do simples sedentarismo a níveis de obesidade preocupantes, bem como o extremo oposto, que é o caso da desnutrição.

O presente artigo explicará em que consiste a reeducação alimentar e qual a sua importância, além de dicas úteis para que ela seja feita com tranquilidade, para possibilitar uma vida saudável sem precisar tirar a alimentação corporativa dos fins de semana.

O que é reeducar a alimentação?

Para começar, reeducar a alimentação é antes de tudo reeducar a mentalidade em relação à comida. E junto com isso eliminar uma série de preconceitos arraigados sobre o tema.

Não é verdade que reeducação alimentar é sinônimo de dieta, que se limite a cortar o consumo de caloria e nem a nunca mais comer o que gosta.

Muitas pessoas tratam alguns alimentos como se fossem drogas. Se fosse assim, para ter um atestado de vida saudável seria preciso realizar um exame toxicológico admissional, e só seria aprovado quem nunca tivesse comido nenhuma guloseima na vida.

Portant, reeducação alimentar deve ser vivida sem tortura, como uma forma de se reconciliar com a comida e não se tornar mais refém do prato que tem diante de si.

Dessa forma, é chamado de reeducação o processo de repensar certos comportamentos e hábitos em relação à comida.

Diferente de dietas extremamente radicais, que condenam totalmente certos grupos alimentares como gordura e carboidrato, a reeducação alimentar é fundamentada em uma melhora na forma de se relacionar com a comida.

A ignorância a respeito do que é a verdadeira reeducação para com a alimentação faz com que muitos nem queiram ouvir falar do tema, por acreditarem que serão privados de comer como pessoas normais.

Mas, a grande verdade é que a mudança de hábitos de forma sóbria e natural é a melhor forma de mudar a própria vida e receber, pela força de vontade, o prêmio da boa saúde. 

Sendo assim, para alcançar isso, os métodos muito rígidos mais atrapalham do que ajudam, pois dessa forma, fica difícil sustentá-los ao longo prazo.

Apostar na reeducação alimentar é como fazer uma oxigenoterapia hiperbárica fratura. É um processo que visa recuperar a saúde e a boa disposição do corpo, mas para isso exige paciência.

E essa paciência é fundamental no caso daqueles que sofrem com o sobrepeso. É muito comum ver algumas dessas pessoas caindo na tentação de métodos que prometem resultados rápidos. 

Reeducar a alimentação é construir hábitos que dão certo a partir da repetição.

Alguém que tenha crescido tomando refrigerante todos os dias no almoço não pode esperar uma mudança de vida completa em vinte e quatro horas. A força do mau hábito adquirido precisa ser expurgada da mesma forma que se consolidou, um passo de cada vez.

Da mesma forma, quem se viciou a tomar alguns drinks aos finais de semana não pode esperar que comprar uma adega 12 garrafas vai adiantar alguma coisa. 

Inventar esse tipo de coisa pode inclusive piorar a situação, pois não se deve criar tensões com relação à comida, pois elas podem se tornar insuportáveis.

Ao invés disso, apostar em doses homeopáticas de refrigerante e de café, administradas como pequenas recompensas para grandes progressos no consumo de outros tipos de alimentos pertinentes à saúde do indivíduo pode fazer um grande bem.

A principal meta da reeducação da alimentação é o aumento do consumo dos alimentos naturais e a diminuição dos ultraprocessados.

Dessa forma, a mudança de hábitos ocorrerá de forma simples, como uma doação de sêmen método natural.

A importância da reeducação alimentar

A alimentação possui seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, em vários aspectos, na saúde de uma pessoa, tanto na saúde física quanto mental.

O papel da reeducação alimentar na mudança de hábitos ruins arraigados no dia a dia das pessoas possui como objetivo instituir bons hábitos alimentares, e consequentemente, a melhora na qualidade de vida.

A revisão dos hábitos na esfera alimentar de uma pessoa se mostra tão importante quanto o pré natal na vida de uma gestante.

Os principais resultados são emagrecimento saudável, preservação do vigor e disposição para as tarefas do dia a dia e a pronta recuperação de pessoas doentes, seja o tipo de doença que for.

Além disso, um outro grande objetivo almejado, que é muito facilitado com uma alimentação balanceada, é o ganho de peso saudável.

Tendo em vista que a reeducação alimentar possibilita uma maior disposição e energia para a realização de exercícios físicos, o paciente que desejar empreender esse investimento em si mesmo verá, em pouco tempo, um aumento na disposição do dia a dia.

Alguém que precise ganhar massa muscular para ser aceito em uma vaga de emprego como segurança, por exemplo, deve apostar em alimentos naturais. 

Dessa forma, a gordura ruim dos lanches de pacote não irá atrapalhar o exame de sangue admissional.

Para acompanhar esses novos hábitos alimentares, o paciente não deve jamais deixar de lado os exercícios físicos. E para os que ainda não praticam, é útil ressaltar que a importância de um é tão grande quanto a do outro.

Não existe rotina alimentar frutífera sem rotina de treino, da mesma forma como entrar em uma academia sem comer direito seria algo inútil.

Mas, é válido ressaltar que não é preciso exageros, pois da mesma forma que existem alguns que erram para menos, muitos insistem em errar para mais. E as pessoas que iniciam nas atividades físicas estão em peso nesse número.

Para alcançar resultados na academia não é necessário se empanturrar de batata doce, nem muito menos devorar um frigorífico inteiro de carnes durante uma manutenção em câmara fria.

Pois, como será visto mais adiante, a importância da alimentação balanceada está muito atrelada às doses de alimento. E neste quadro, até a velocidade com que se come entra na lista de bons hábitos.

Dicas para reeducar a alimentação do zero

Foi possível ver, no decorrer deste artigo, a importância dos benefícios trazidos por uma alimentação balanceada, bem como foram fornecidos motivos de sobra para começar uma reeducação alimentar o quanto antes.

Portanto, por conta dessa importância, foram separadas oito dicas para quem deseja começar a reeducar a própria alimentação ainda hoje:

  1. Planejar o próprio cardápio;
  2. Beber dois litros de água por dia;
  3. Determinar intervalos na alimentação;
  4. Ter praticidade ao fazer os alimentos;
  5. Evitar alimentos industrializados;
  6. Reduzir o consumo de açúcar e frituras;
  7. Comprar sempre alimentos saudáveis;
  8. Comer os doces de forma consciente.

Sendo assim, não existe nenhum bicho de sete cabeças em adotar essas práticas. Para que uma vida saudável seja construída, o consumidor deve estar no controle do que irá consumir. 

Por isso, é indispensável que a pessoa monte o seu próprio cardápio, para evitar que certas coisas acabem sendo usadas na alimentação por conveniência.

É bom e útil ir com bastante paciência ao mercado, escolher os produtos com calma e anotar em uma listinha as coisas que deverão fazer parte da dieta naquela semana.

Para isso, em todos os horários deve conter pausas nas atividades para a ingestão de alguns copos de água. Lembrando que deve ser consumido ao menos dois litros de água por dia, e que a água deve ser ingerida trinta minutos antes e depois de cada refeição.

Junto com os horários para beber água, a pessoa que almeja se alimentar de maneira saudável deve estabelecer horários para comer. 

Uma rotina de alimentação balanceada deve contemplar uma refeição a cada três horas, para que seja cumprida a indicação médica de realizar seis refeições por dia.

Além disso, é bom que os alimentos sejam feitos de maneira prática e rápida, para que a pessoa que deseja mudar seus hábitos não fique estressada, tendo que cozinhar coisas novas e inusitadas, dessa forma, sinta saudade de como era antes.

A alimentação saudável deve constituir alimentos leves e de fácil preparo, como frutas, legumes e bons alimentos congelados. 

Além dos grelhados, no lugar das frituras e do açúcar natural das frutas, no lugar do açúcar refinado e dos adoçantes.

Por fim, a dica de ouro é sempre comprar alimentos de qualidade, e nesse ponto cabe o alerta de não abandonar os lanches favoritos. 

O fato de alguém estar se dedicando à alimentação saudável não significa que deverá expulsar completamente os doces e salgados de sua vida.

Esses alimentos menos úteis à nutrição devem ser guardados para ocasiões de confraternização, para que a pessoa que pretende formar novos hábitos determine a comida nutritiva como hábito diário, e as guloseimas como coisas ocasionais.

Considerações finais

Ter uma alimentação balanceada é muito importante. Mas, poucas pessoas conhecem o prazer que é ter o controle das coisas que comem, sem peso na consciência nem exageros.

A mentalidade geral sobre o assunto precisa mudar, para isso, a reeducação alimentar é imprescindível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.