Entre as diversas fórmulas para atrair mais tráfego e garantir público fiel ao seu blog, disponibilizar arquivos com conteúdo exclusivo é muito eficaz. Para isso, o blogueiro pode hospedar áudio de palestras, e-books e agrupar uma série de publicações que são de interesse do seu nicho.
O blogueiro que não tem um servidor com espaço de sobra pode optar por serviços de empresas que hospedam diferentes tipos de mídia. Hoje, você confere uma seleção de plataformas para compartilhar os mais diferentes tipos de arquivos:
Mega
O site é a resistência de Kim Dotcom após o fechamento do antigo Megaupload, fechado em janeiro de 2012, sob acusações de pirataria e lavagem de dinheiro. Ao ser libertado, o empresário logo tratou de lançar uma nova versão da plataforma.
O Mega oferece 50 GB de armazenamento gratuito e conta com serviços semelhantes ao Dropbox, e é capaz de sincronizar arquivos sem alterar o link de acesso do mesmo, além de oferecer apps de gerenciamento para diferentes plataformas e browsers.
Dropbox
O serviço de armazenamento norte-americano oferece 2 GB de espaço em seu plano gratuito. Você pode disponibilizar os arquivos em uma pasta pública e compartilhar o link na internet. O upload de tudo pode ser feito em um aplicativo para desktop capaz de atualizar os arquivos públicos sem mudar o link.
A desvantagem da Dropbox é a velocidade reduzida para os downloads, sem contar que a mesma pode retirar o seu arquivo do ar em casos de tráfego elevado.
4Shared
Esse serviço já foi muito popular no Brasil e se diferencia dos demais por oferecer um serviço de pré-visualização para vídeos, áudios e documentos de textos. Outro diferencial é que o serviço não exige o cadastro para realizar uploads.
Soundcloud
Criado como um “Youtube da música”, a plataforma é muito popular entre DJ’s e podcasters. O serviço exige um cadastro que pode ser realizado por meio do ‘Facebook Connect’ e apresenta boas opções sociais, onde os usuários podem, por exemplo, comentar em trechos específicos do arquivo.
We Transfer
Trata-se de uma solução cloud computing que ajuda na tarefa de transferir arquivos pesados. Em sua versão gratuita, o usuário não precisa fazer qualquer cadastro para utilizá-lo e pode enviar arquivos com tamanho de até 2 GB (não há limite de uso por dia, envie quantas vezes quiser) a desvantagem é que o serviço mantém o arquivo por somente 15 dias. Já a versão premium, permite o envio de até 10 GB sem data de validade. O plano custa US$ 10 por mês.
Slideshare
A rede social gratuita permite o upload de textos e slides com imagens, vídeos e áudio. O seu conteúdo pode ser incorporado no texto de um blog por meio de um código de HTML. A plataforma apresenta opções de conexão com as contas do LinkedIn e Facebook.
MediaFire
É um site que oferece a opção de compartilhar um arquivo mais fácil e muito simples. Basta escolher as pessoas que abrirão os seus arquivos. Nele, só é preciso carregar os dados para upload uma vez. O site foi reestruturado recentemente e virou um serviço de armazenamento na nuvem com um bom atrativo: possui espaço ilimitado.
Por Filipe Xavier
Leia Também: Renda Fixa