7 dicas para montar um home office

Home office é uma expressão originalizada do inglês que na tradução exata para o português significa \”escritório em casa\”.

É um método de trabalho geralmente usado por pessoas que trabalham por conta própria, essas pessoas são chamados de freelancers.

Algumas organizações aderem a esse método de trabalho, quando os colaboradores não precisam ou não podem estar nas empresas fisicamente.

Empresas especializadas em criar circuito fechado de TV residencial, por exemplo, apenas precisam de programadores para a criação desses sistemas. Que podem fazer isso em casa.

Já os demais funcionários da área administrativa também não precisam estar presentes na empresa todos os dias. É aí que ocorre um vantajoso corte de gastos em espaço e materiais para escritório 

O home office foi um conceito que ganhou muita força no meio empresarial com o aumento da terceirização de serviços, o que mudou muito as visões de emprego e locais de trabalho. 

O número de empresas começando seus negócios em casa está crescendo cada dia mais, fazendo o home office ser cada vez mais importante no meio empresarial.

O aumento do número de pessoas trabalhando nesse formato se dá também a pesquisas que apontam como a maioria dos funcionários consegue ser mais produtivo, trabalhando em casa.

Acredita-se que em casa seja mais fácil manter o foco desde que exista um ambiente adequado para trabalhar.

Outra vantagem é a diminuição do estresse em lidar com o trânsito e o transporte público para chegar até as empresas.

Os colaboradores do home office em suma maioria nunca foram as empresas físicas. Sua única obrigação em sair de casa é para fazer exame admissional de sangue entre outros.

Também é importante ser um espaço que não te faça perder o foco nem sua produtividade com distrações irrelevantes no horário de trabalho.

Se for o caso de morar com outras pessoas, algumas regras devem ser estabelecidas, para não ser incomodado durante o horário comercial. Por que para trabalhar em casa é necessário estar altamente motivado.

Se o colaborador trabalha por exemplo com criação de projeto de instalação de ar condicionado, é importante estar em um ambiente tranquilo para ficar sozinho e se concentrar.

Como já dito, a principal vantagem de estar em home office é poder trabalhar mais confortável, sem precisar usar roupas sociais e economizar gastos com gasolina ou passagens de transportes públicos.

Os atuais meios de comunicação permitem que uma pessoa mesmo não estando na empresa consiga se comunicar com todos os colaboradores da mesma de forma direta.

Porém, como tudo o home office tem também suas desvantagens, como já dito é muito fácil a pessoa perder seu foco no trabalho estando em casa.

Não ter um lugar apropriado pode baixar extremamente sua produtividade, fazendo com que tenha que trabalhar o dobro no dia seguinte, dependendo da organização do profissional.

Às interferências domésticas também podem ser um problema se a pessoa não souber controlar o trabalho em casa.

Como montar um home office?

Como já sabemos, um bom local para trabalhar em casa é essencial para o sucesso dessa nova prática. O indicado é um espaço separado dos demais da casa para não ser incomodado.

Se a pessoa não tiver um espaço para isso, ela pode usar, por exemplo, uma divisória de drywall para quartos, ajudaria a solucionar o problema e a otimizar os espaços livres em casa.

Para manter a produtividade no home office é importante seguir algumas dicas simples e funcionais ao montar o escritório, são elas:

  1. Móveis adequados

O principal meio de deixar o ambiente home office mais confortável é fazer uso de móveis adequados e de qualidade, que ajudem a evitar problemas no horário de trabalho.

Por isso, mesmo que uma cadeira ergonômica seja mais cara do que as demais, ela é mais indicada para profissionais em home office, pois ajuda a evitar dores na coluna durante o dia.

Para comprar a cadeira ideal é preciso levar alguns pontos em consideração, deve-se escolher uma que contenha assentos, encostos e braços reguláveis.

Para usá-la da melhor maneira possível é preciso ficar com as costas bem rentes à estrutura da cadeira e pés no chão, evitando dores no corpo ao final do dia.

A mesa é o segundo móvel mais importante na hora de montar um home office. Deve ser de boa qualidade pois é nela que fica o computador, objeto que pede muito cuidado.

Também é importante definir qual a mesa necessária para o seu uso, existem escrivaninhas, estação de trabalho 3 lugares ou mais, bancadas, entre outras.

Além disso, uma bela mesa pode ajudar na decoração do ambiente e deixar o espaço de trabalho mais bonito e simpático.

  1. Decoração que impulsione a produtividade

O detalhe primordial na decoração de qualquer espaço são as cores das paredes, são a primeira coisa que as pessoas percebem quando entram em um ambiente.

Para um espaço de home office mais neutro cores como preto branco ou cinza são mais indicadas. Mas, isso vai depender de cada pessoa.

Apostar em quadros, plantas, caixas organizadoras, porta lápis também é uma boa, são itens simples que fazem uma grande diferença na decoração de escritórios.

Cores neutras e itens de decoração agradáveis ajudam a realizar as tarefas, pois promovem um ambiente mais relaxante e calmo.

  1. Boa iluminação do espaço

O foco da iluminação do ambiente deve ser a mesa de trabalho, deve-se manter a luz em uma boa posição em cima da mesa e não atrás ou do lado.

Também é preciso saber equilibrar a intensidade da iluminação, por ser um ambiente onde a pessoa fica por muitas horas.

  1. Ferramentas de trabalho ao alcance

Para facilitar o home office e evitar saídas que possam atrapalhar a concentração no trabalho é essencial deixar tudo o que precisa ao seu alcance. Por exemplo:

  • Lixeira para descartar anotações;
  • Garrafas de água;
  • Se necessário algum doce ou biscoito;
  • Na falta de gavetas, apostar em caixas organizadoras;
  • Material para escritório.

Pode não parecer, mas ter essas ferramentas a sua mão torna a rotina muito mais agilizada.

  1. Distrações fora do alcance

Assim como na empresa, é comum bater aquele tédio às vezes e dar vontade de espiar as notificações do celular.

Porém, as distrações podem atrapalhar grandemente o rendimento do trabalho, o atrasando.

O indicado é trabalhar em um espaço sem televisores, e que seja fechado, tanto para preservar ruídos quanto para dar privacidade para a pessoa. 

  1. Área para descanso

Portanto, é necessário fazer algumas pausas durante o horário de trabalho para esticar as pernas e clarear as ideias porque como se sabe o trabalho pode ter dias estressantes e desafiadores.

Para não se distrair com itens em casa, uma boa dica é montar um canto de relaxamento no próprio escritório, nem que seja apenas uma cafeteira e um pufe no canto da sala.

  1. Espaço organizado

Quanto mais limpo e organizado um ambiente, melhor é a concentração para o desempenho de uma função, então não existe desculpa para não manter o escritório organizado.

Fazer um simples serviço de limpeza geral semanalmente já deve ser suficiente para preservar o espaço em bom estado, e deixá-lo organizado com cada coisa em seu lugar.

Dicas de produtividade no home office

Mesmo em casa, ter uma rotina de trabalho é importante para manter a mesma produtividade que se tinha na empresa, fazer pausas e saber a hora de encerrar o expediente.

Vale destacar a importância de criar um bom ambiente de trabalho, manter a segurança e saúde no trabalho mesmo em casa é essencial.

Já vimos algumas, mas existem diversas dicas de como tornar ou manter o home office produtivo, o foco é o maior aliado para isso. 

É importante sempre buscar novas informações, definir metas, manter se fiel a cultura organizacional, dar feedbacks, investir em treinamento, estabelecer uma rotina e investir na comunicação empresarial.

Além de que, ter consciência, evitar distrações, trabalhar com energia, começar cedo, não negligenciar a ergonomia são pontos que aumentam muito a produtividade da pessoa.

Portanto, por último mas não menos importante, se recompensar pelo ótimo trabalho realizado. A motivação ajuda a se empenhar até nas partes do trabalho em que a pessoa não gosta tanto.

E se a pessoa for do tipo que demora a se motivar para começar a trabalhar termine a técnica pomodoro é muito indicada para ajudá-la com esse problema.

Considerações finais 

Sendo assim, muitas organizações baniram totalmente o home office de suas estratégias por alegarem falta de produtividade e qualidade no trabalho de seus funcionários.

Entretanto, com um bom planejamento estratégico e comunicação entre os colegas de equipe, não há razões, para o home office não ser uma escolha tão lucrativa para a empresa quanto a utilização de endereço fiscal virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.