7 benefícios do inbound marketing para seu negócio

Para atrair, converter e fascinar o cliente certo é preciso que a empresa entenda o inbound marketing.Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que busca alcançar e conquistar os clientes por meio de conteúdos relevantes.

Ao contrário de muitas formas de marketing, no inbound a empresa não vai atrás do cliente, os clientes a procuram. O método explora canais de mecanismo de busca, redes sociais e vídeos, por exemplo, para ser encontrada.

Essa personalização de conteúdo atrai esses leads potenciais e clientes quando buscam por determinado produto ou serviço.

A metodologia de captação veio para conquistar clientes ao invés de comprá-los. Os conteúdos relevantes e direcionados, embora façam o cliente procurar determinada marca, não a mencionam de forma explícita. 

Como o próprio nome Inbound Marketing já diz, esse é o marketing de atração por meio da publicidade online.

Conheça benefícios do inbound marketing

O marketing inbound pode ser considerado uma das ferramentas mais funcionais para o desenvolvimento online de uma empresa. Entenda os principais benefícios do uso dele para um empreendimento:

1. Conteúdos que atraem e ajudam clientes

O consumidor de hoje está o tempo todo conectado. Na internet ele encontra tudo o que precisa saber sobre qualquer assunto de seu interesse. 

Quando pesquisa especificamente por um produto ou serviço, encontra conteúdos que o ajudam a definir como resolver aquele problema. E é esse o ponto que as empresas passaram a investir. 

2. Mensura os resultados

Ao contrário de outras ações de marketing, o Inbound permite que a sua empresa mensure dados como: quantidade de cliques, acessos nos blogs, conversões, visitantes do site e também outras métricas, em tempo real e de forma mais concreta.

3. Otimiza os gastos com comunicação e estratégias de marketing

O Inbound Marketing tem até 62% de custos reduzidos em relação ao Outbound Marketing. Além do valor com comunicação abaixar, ele otimiza as verbas e a forma para distribuí-las 

Com ele a empresa consegue saber exatamente como o investimento feito tem sido revertido em clientes novos ou em acesso ao site.

4. Como aprimorar o ranqueamento nas buscas orgânicas

Antes mesmo de conhecer a sua empresa, o cliente já busca informações sobre ela. Sites de busca, funcionam como vitrine para a sua marca. 

Para conseguir um bom ranqueamento, as empresas contam com ações de Inbound Marketing focada em SEO (Search Engine Optimization), que deixam o seu conteúdo mais relevante de acordo com os mecanismos de busca de determinada ferramenta.

 Essas ações entregam resultados naturais nas buscas orgânicas, o que é prioridade dos profissionais de marketing.

5. Promove um marketing aderente ao perfil

Antes do Inbound Marketing, as empresas estavam no comando das ações dos consumidores. Hoje, o consumidor dita qual ação tomar, ao invés de ser interrompidos por pop-ups, por exemplo. 

Por esse motivo, manter seu site sempre atualizado, com informações através de conteúdos ricos, fazem o consumidor seguir o caminho desejado pela empresa, mas de forma natural. 

6. Gerar vendas qualificadas

No Inbound Marketing, todo cliente que visita o seu site já é um consumidor em potencial. A geração de leads se baseia na troca de conteúdos relevantes pelo ganho de informações sobre eles. 

7. Retorno de investimento aumentado

Quando capturamos e conseguimos informações sobre esses leads, geramos um retorno sobre o investimento (ROI) e, consequentemente, vendas qualificadas. Essa estratégia gera 54% a mais de oportunidades de vendas em relação ao marketing tradicional.

Saiba como fazer na sua empresa

Já foi entendido que o Inbound Marketing não faz o anúncio de serviços, ele traz materiais ricos em informações que respondem as dúvidas dos clientes. Dessa forma, humanizam a marca, constroem autoridade e vendem significativamente mais.

A intenção é não sobrecarregar o cliente com propagandas, mas oferecer respostas para as suas buscas, atraindo-o para o funil de vendas. Para isso, é preciso entender como executar o Inbound Marketing.

Veja como aplicar:

  • Crie um plano;
  • Otimize o seu site;
  • Utilize o SEO no blog;
  • Humanize a marca nas redes sociais;
  • Gere conteúdo relevante;
  • Etapa do funil.

Tudo isso deve ser priorizado na hora de estruturar um Inbound Marketing eficiente.

Conheça exemplos de sucesso

Uma marca famosa de refrigerantes criou um portal de produção de conteúdo mantido pela própria empresa. Eles publicam produções originais e notícias todos os dias. Os assuntos variam conforme aquilo que acreditam e defendem, como sustentabilidade e meio ambiente.

A partir da atração desses clientes, a marca inicia ações de e-mail marketing.Quanto às redes sociais, ela investe em vídeos com grande possibilidade de se tornarem virais.

Outro exemplo que deu certo é sobre a maior cafeteria do mundo. Muito além de clientes, a marca gerou inúmeros fãs por todo o mundo. 

Suas redes sociais são diariamente atualizadas, a interação com o cliente é prioridade e seus conteúdos atendem ao seu posicionamento.

Em canais de vídeo, a marca usa estratégias que criam o compromisso de tornar seus clientes mais felizes. Seus conteúdos são humanizados para gerar conexão emocional a partir da construção de uma personalidade forte. 

Um terceiro exemplo é sobre uma empresa de software que oferece resultados a seus clientes, muito além do que um estilo de vida próprio. Um excelente exemplo de Inbound Marketing para os negócios B2B. 

Seu foco é atrair, nutrir e converter clientes através de estratégias de guest post, canal em site de vídeos, blogs e SEO.  

Veja profissões que colaboram com o sucesso da empresa

Responsável por alinhar os objetivos da organização mantendo a satisfação dos funcionários da empresa, a gestão de recursos humanos usa variadas técnicas de gestão de pessoas e de administração para alcançar esse propósito.

Criar e manter um bom relacionamento com os clientes internos e externos de uma empresa, deve ser uma das prioridades para quem quer alcançar resultados positivos no mercado. Dado que, o sucesso de uma organização começa pelo time que a compõe. 

É importante que uma corporação consiga se destacar como uma ótima marca e referência empregadora e entregar uma excelente experiência do candidato em seus processos seletivos. 

Além de atrair os melhores talentos, ela será bem vista pelos clientes, o que aumenta as possibilidades de negócios. A gestão de recursos humanos ead promove os recrutadores a fazerem esse papel com excelência. 

Ele é quem gera uma relação vantajosa entre colaborador e empresa, criando benefícios para ambos os lados. Enquanto a organização está de olho nas estratégias e resultados, os funcionários almejam benefícios e crescimento profissional. 

O profissional tem a responsabilidade de apresentar técnicas de administração, sociologia e psicologia que melhoram e resolvam problemas.

Entenda qual é o papel da gestão de recursos humanos o que estuda e entenda o porquê essa profissão é tão importante para o sucesso da companhia.

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Definição e cargos;
  • Remuneração e benefícios;
  • Plano de carreira para colaboradores;
  • Estratégias de melhorias da cultura organizacional;
  • Acompanhar indicadores.

De maneira geral, para que um gestor qualificado tenha um domínio amplo sobre todas as atividades feitas pelo setor de RH, ter visão estratégica, alinhar os setores com os objetivos da empresa é fundamental um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia.

Para o profissional da área, além do sucesso da profissão e da procura por talentos, uma das vantagens é o salário que ele recebe em sua profissão. A renda pode variar de uma média de 3 mil reais até 6 mil dependendo do porte da empresa e do nível hierárquico.

O curso de gestão de recursos humanos tem sido muito procurado por ser um setor importante em qualquer empresa, independente do porte. 

O RH (Recursos Humanos) uma área principalmente de serviços, onde as funções variam conforme o segmento da empresa, focando na integração dos setores para melhores resultados. 

O curso conta com uma grade eficiente e completa. A gestão de recursos humanos quantos anos tem duração de dois anos, com uma grade rica, com alto poder de capacitação. O estudante será capaz de atuar em diversas áreas, como:

1.  Cargos de entrada

São profissionais que ainda estão estudando ou se formaram há pouco tempo. São responsáveis por muitos processos e burocracias.

2. Estagiário

Esses costumam se ocupar com as rotinas mais tradicionais de RH.

3. Analista

Responsável pela administração dos Recursos Humanos com sólida carreira na área. Costuma trabalhar em conjunto com os líderes de equipes das áreas.

4. Especialista

Aqui o profissional está focado em áreas específicas, e em como o setor pode se desempenhar melhor em cada uma delas. Ele deve dominar o assunto, auxiliar e resolver situações que chegam até eles. 

5. Recrutador

Esse papel é essencial dentro de uma empresa. A atração e contratação de grandes talentos é uma das maiores responsabilidades dos gestores, isso faz com que seja necessária uma visão apurada para avaliar os melhores candidatos.

6. Generalista

Aqui o profissional tem uma visão mais ampla sobre os recursos humanos. Ele fornece informações sobre processos, práticas  e normas que orientam o setor.

7. Gerente de RH

Esse profissional é responsável por supervisionar os profissionais do setor e avaliar se realmente as melhores estratégias estão sendo tomadas em direção ao crescimento da organização.

Utilizar as técnicas da gestão de marketing e branding como ferramentas para alcançar melhores resultados num mercado tão competitivo, tornou- se parte fundamental das estratégias das empresas para conquistarem o seu público-alvo.

A internet mudou completamente o comportamento do consumidor, esse é um dos maiores impactos que ela causou. As ferramentas da gestão de branding são essenciais para que a organização se posicione ativamente diante desse cenário atual.

A gestão comercial e marketing ead permite que a empresa conte com profissionais capazes de lidar com a gestão de sua equipe e no relacionamento com o cliente. Esses profissionais são vitais para o sucesso interno e externo de uma companhia.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.