6 produtos in natura para experimentar ao menos uma vez

Confira produtos naturais diferentes e com nutrientes importantes para adicionar à sua dieta 

Você já pensou em adicionar produtos in natura na sua dieta? Esses produtos pertencem à categoria dos alimentos não processados. Eles são aqueles que podem ser consumidos diretamente de plantas ou animais sem ter nenhuma alteração ao deixar a natureza.

Por não serem processados, eles são ótimas opções para quem gostaria de seguir uma dieta mais leve e saudável. Além disso, eles podem ser facilmente encontrados em hortifruti, mercados municipais, feiras e muitos outros ambientes. Para que você adicione esses produtos na sua dieta, selecionamos abaixo 6 opções in natura para você experimentar.

1. Cenoura

A primeira da lista é a cenoura, que já é um produto bem comum nas casas brasileiras. Assim como a beterraba e a batata, a cenoura entra na classificação de raízes comestíveis e, devido a isso, pode trazer diversos nutrientes para o corpo.

A cenoura é fonte de vitamina A e betacaroteno, que são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, melhoram a saúde dos olhos e mantém a saúde dos cabelos em dia.

Por mais que a cenoura mais conhecida e consumida pelos brasileiros seja a laranjada, é interessante saber que existem diversas variações dessa raiz. Você consegue, por exemplo, encontrar cenouras roxas, brancas, vermelhas e até pretas, todas trazendo ótimos nutrientes.

2. Banana vermelha

Por mais que estejamos acostumados com a banana amarelinha ou até esverdeada, também existe a banana vermelha, que vem recheada de nutrientes importantes para o seu corpo!

A banana vermelha possui mais vitamina C e betacaroteno que os demais tipos de bananas. Além disso, ela é uma grande fonte de potássio e vitamina B6, além de possuir 15% da quantidade de fibras que você precisa ingerir no dia a dia.

Esse tipo de banana se originou no Caribe e possui um sabor mais adocicado que as demais. Além disso, um fato interessante é que ela é uma das frutas mais antigas do mundo!

3. Couve

Outra opção de produto in natura interessante para a sua dieta é a couve, uma importante hortaliça que é rica em vitamina K! A couve é a responsável pelo fortalecimento dos ossos, mas, além disso, ela também atua no nosso sistema nervoso e pode ajudar a limpar o nosso sangue.

Tudo isso contribui para que ela seja a opção ideal para quem precisa controlar um colesterol ruim ou simplesmente queira manter seu organismo menos intoxicado. Por conta disso, a couve costuma ser o principal alimento de sucos detox!

4. Maxixe

O maxixe é uma fruta bem comum no Nordeste ou Norte do Brasil e tem um grande potencial na queima de gordura. Essa frutinha simples contém diversos nutrientes que fazem a pessoa se sentir mais saciada e, assim, reduz a sua fome. Além disso, o maxixe pode ajudar no controle da asma, contribuindo para que você tenha uma pele bonita, podendo até reduzir a celulite.

Essa fruta, geralmente, é verde e possui pequenos espinhos moles que servem como proteção para a fruta. Na hora de consumi-la, o ideal é sempre pegar o maxixe mais verde, que possui um sabor mais adocicado do que quando ele está maduro.

5. Beterraba

A beterraba é um tipo de raiz e tubérculo que possui um alto teor de ferro, além de ter diversas vitaminas do complexo B e C. Por conta desses nutrientes, ela acaba sendo uma ótima opção para quem busca fortalecer a imunidade.

A grande vantagem da beterraba é que ela é um alimento in natura muito eclético, que permite que você a utilize em diversas receitas diferentes. Sendo assim, você pode usar a beterraba no preparo de crepioca, smoothies, geleias, molhos, bolos e até em saladas e sopas. Além disso, ela pode ser uma ótima opção de alimento para você ingerir logo no café da manhã.

6. Maracujá da Caatinga

Você sabia que além daquele maracujá comum amarelinho que encontramos nos mercados também existe um maracujá esverdeado? Esse é o maracujá da Caatinga, também conhecido como maracujá do mato. Ele é uma espécie silvestre de maracujá, que possui uma bela flor roxa e tem efeitos calmantes e relaxantes. Essa fruta é mais resistente que sua outra variação de maracujá e possui um sabor mais adocicado com uma acidez acentuada.