5 razões para o investimento em tecnologia nas empresas

Atualmente, os empresários mais modernos e antenados já não ignoram o papel que a tecnologia assumiu no dia a dia das empresas, ou mesmo das pessoas comuns. Mas nem todos sabem como e por que exatamente fazer parte disso.

De fato, só de andar nas ruas já percebemos como a tecnologia tem mudado o estilo da vida das pessoas, seja com dispositivos portáteis como celulares e tablets, seja nos meios de transporte e nas construções em geral.

Inclusive, já existe um universo de mobiliario urbano em sao paulo e demais capitais que integra banners e outdoors digitalizados, alguns dos quais fazem lembrar filmes que até a década de 1990 eram futuristas, mas hoje são tidos como normais e rotineiros.

Nesse cenário, realmente a empresa que não perceber os motivos que tem para investir em tecnologia vai acabar ficando para trás, o que certamente terá seus resultados em termos de concorrência e competitividade.

Certamente, para posicionar-se bem perante as demais empresas do mesmo segmento, que não param de evoluir diariamente, é preciso fazer estudos de mercado, manter-se bem informado e não deixar de investir do jeito certo e na hora certa.

Também assim, os próprios clientes têm suas expectativas em relação à tecnologia que uma marca sabe aplicar, sobretudo quando falamos de automação no atendimento e no site, além de aplicativos para celulares e afins.

Imagine uma fábrica de camisa gola polo personalizada, além de personalizar os produtos, ela também deve dar um atendimento customizado, não é mesmo? Isso pode incluir automatização nos e-mails ou mensagens por celular.

Esse tipo de tecnologia aplicada a softwares e programas de suporte facilita a vida do comprador, além de tornar a rotina de atendimento e pós-venda da própria empresa muito mais ágil, eficiente e fácil de tocar.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui alguns conceitos básicos sobre a área, mas sobretudo algumas razões para o investimento em tecnologia nas empresas.

Seja uma assistencia tecnica de informatica computador ou uma loja física de calçados, independentemente do segmento ou nicho de mercado, qualquer negócio pode mudar de patamar graças à implementação das tecnologias adequadas.

Então, se você quer entender melhor como exatamente isso é possível e junto descobrir os motivos pelos quais vale a pena pensar no investimento em tecnologia, basta seguir adiante na leitura.

1. O contexto maior do mercado

Vivemos a era da Indústria 4.0, da Conexão 5G e da Computação na Nuvem, o que já basta para sentirmos como as coisas mudaram nas últimas duas ou três décadas.

Como vimos, é possível perceber isso só de andar pelas ruas das grandes cidades, mas também existem pesquisas que o comprovam de modo indiscutível.

Por exemplo, segundo a IDC Brasil (International Data Corporation), especializada em Pesquisa de Mercado e Consultoria, a demanda por tecnologia no Brasil cresceu mais de 7% no último período, o que vai representar R$ 65 bilhões a mais.

Com isso, o resultado geral de investimento em tecnologia de hardwares e softwares chegará a 900 milhões de dólares. É isso mesmo, algo perto de um trilhão de dólares e, a depender do valor do dólar, quase cinco trilhões de reais.

O que uma fábrica de impressora colorida profissional que investe em cibersegurança tem a ver com esses números? Tudo, pois é justamente na pequena ou média decisão de cada empresa que esses números se baseiam, até atingir um montante desses.

Portanto, a importância da tecnologia e sua razão de ser estão refletidas no próprio crescimento que esse setor tem verificado nos últimos anos.

Além de que as implementações podem ir desde a troca de todo um maquinário ou pátio fabril até o upgrade de alguns programas em poucos computadores. Assim, o contexto maior do mercado é o primeiro grande motivo para investir em tecnologia.

2. Sobre a segurança da informação

Já que mencionamos a cibersegurança, também podemos dizer que outra dentre as principais razões para o investimento em tecnologia nas empresas é a segurança da informação e dos dados de um negócio.

Os pilares que a segurança digital deve garantir são quatro:

  1. Confiabilidade;
  2. Integridade;
  3. Confidencialidade;
  4. Autenticidade.

Primeiramente, a confiabilidade de saber que sua rotina está assegurada por programas e sistemas de segurança reforçados, inclusive que contam com backups.

Isso não se limita apenas às indústrias e setores primários, mas também a serviços, como uma agência de marketing que faz banner impressao e permite que os clientes acessem a plataforma digital para acompanhar o andamento do trabalho.

A integridade garante que os backups evitem qualquer perda ou imprevisto, pois com eles o trabalho não se perde. Já a confidencialidade tem a ver com sistemas que contam com disponibilidade de acesso mútuo.

Há programas de gestão de trabalho cujos usuários precisam ter acesso livre em alguns setores e restrito em outros. Quem vai garantir tudo isso é a cibersegurança do software.

A autenticidade vai no sentido de permitir que os líderes e gestores consigam navegar com a fluência que precisam para a operação não parar, seguros de que o sistema sabe operar de maneira eficiente e assertiva segundo a função de cada um.

3. O papel da otimização de processos

É inegável que uma empresa precisa começar com método e com processos rigorosamente definidos, seja para trabalhar com poucos ou com milhares de colaboradores.

Toda a cadeia de produção deve estar mapeada pela diretoria e funcionar de maneira hierárquica e vertical, descendo dos níveis de criação e estratégia até a operação.

A ajuda que a tecnologia pode trazer a isso é realmente revolucionária, sobretudo quando se trata de grandes empresas e conglomerados, mas também no caso de negócios  menores, que vendem etiqueta adesiva branca multiuso, por exemplo.

Quem ilustra bem isso são os ERPs (Enterprise Resource Planning), que fazem o Sistema Integrado de Gestão Empresarial e automatizam todo o processo, desde setores práticos, como o chão de fábrica, até a emissão de relatórios e análises de conjuntura.

Além disso, um aspecto fundamental é o da melhoria constante, que permite reavaliar toda a cadeia de processos, buscando lacunas que podem ser preenchidas ou mesmo margens para enxugar e conseguir reduzir os custos e gastos gerais.

Podemos dizer que o grande segredo de uma empresa de sucesso é buscar constantemente a melhoria nos seus processos, seja pensando em produzir um bem de consumo, prestar um serviço, atender os clientes ou facilitar a vida dos colaboradores.

Tudo isso se torna muito mais coerente e eficiente graças à tecnologia.

4. Aumento na produtividade geral

Ao falar em otimização e modos de facilitar a cadeia produtiva, trazendo benefícios para os clientes e para os funcionários, pode passar despercebido um fator fundamental: o aumento na produtividade da empresa.

É claro que preocupar-se com a qualidade de vida do colaborador ou com a qualidade do suporte dado ao cliente já seriam o suficiente, mas também é preciso lembrar que uma empresa precisa gerar receita e lucro.

Pois bem, o investimento em tecnologia é um dos grandes propulsores da produção de qualquer negócio, desde que seja bem aplicado.

Imagine uma fábrica de armario de metal vestiario que começou no fundo do quintal, mas agora tem um pátio fabril com as melhores máquinas e uma boa gestão. É de supor que ela vai aumentar sua produtividade e sua lucratividade, concorda?

Isso ocorre pois a tecnologia multiplica as vantagens de qualquer linha de produção: os produtos se padronizam, as taxas de desperdícios e retrabalho diminuem, a segurança fica maior. Ou seja, com a escala ganha-se tempo e qualidade.

Inclusive, hoje para um negócio ser considerado atraente para qualquer investidor ou comprador futuro, é importante que ele tenha sustentabilidade e escalabilidade, que é justamente essa capacidade de replicar o negócio, graças à tecnologia.

5. A sustentabilidade e o futuro

Um modo simples e curto de frisar como o investimento em tecnologias nas empresas é importante e tem sua razão de ser: ele conecta a empresa ao futuro.

Muitas vezes, aliás, trata-se daquele famoso “futuro que já chegou”. Se vivemos a época de todas as tecnologias que mencionamos acima, também é a época das preocupações ecológicas e do que se convencionou chamar de Marketing Verde.

De fato, explorar vantagens competitivas por uma ótica dessas é algo bastante interessante e tende a reforçar a marca perante o mercado e o público, que em geral está cada vez mais preocupado com essas bandeiras, não sem razão.

Um desses espaços que aluga endereco comercial virtual pode, por exemplo, explorar as vantagens que uma empresa tem de não assumir toda uma infraestrutura sozinha, mas sim usar essa solução como modo de ser mais amigável ao meio ambiente.

Assim, as tecnologias se tornam amigas também da sustentabilidade, como analise agua, sintonizando a empresa com tudo o que há de mais moderno.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro que essas 5 razões são mais que suficientes para qualquer um pensar no investimento em tecnologias corporativas.

Sem esquecer que hoje, o mais bacana é que esse setor evoluiu tanto que pode ser aplicado a qualquer negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.