5 possíveis causas que fazem seu site ficar lento

Com apenas alguns minutos para chamar a atenção do público, imagina fazer isso com um site lento, que demora para carregar informações simples ou elas simplesmente não aparecem?

Com certeza isso não fará com que aquele comprador em potencial volte a visitar o portal da sua empresa, e não é para menos. Ninguém quer acessar um site que não seja ágil.

Mesmo porque a maioria das pessoas não gastam mais que alguns minutos quando acessam um blog.

Por isso, fique sempre atento a velocidade do seu portal. Pode ser por isso que a empresa vem perdendo acesso nos últimos tempos.

Para lhe auxiliar, montamos uma lista com os 5 principais motivos para um site apresentar lentidão.

5 possíveis causas para o seu site estar lento

Servidor de hospedagem:

Um dos motivos mais comuns para um site lento é o servidor que se usa para a hospedagem do portal.

Esse processo acontece da seguinte forma: o usuário digita o endereço do portal, em seguida o computador envia uma solicitação para acessar o banco de dados de outro computador, ou seja, o servidor. Este devolve os dados pedidos.

É neste meio tempo que a lentidão pode ocorrer, principalmente por causa de servidores compartilhados. Essa modalidade é usada por aqueles que querem economizar um valor neste serviço.

O que para o bolso do empreendedor é até bom, mas ele estará sujeito a essa lentidão ao compartilhar a hospedagem com outros sites.

Um dos motivos pelos quais o blog apresenta um carregamento mais demorado é porque ele está numa fila de solicitações realizadas por outros portais em que estão no mesmo servidor.

A melhor forma de tornar seu site responsivo é contratar um servidor exclusivo para o seu portal.

Imagens grandes:

É quase impossível encontrar um blog que não trabalhe com imagens, ainda mais se pensarmos que os usuários se identificam muito mais com fotos do que com textos.

Então o que mais vemos nestes portais são figuras e mais figuras espalhadas por todo lugar, o que, na medida certa, pode trazer bons resultados para o empreendedor.

A questão é que a grande maioria quer utilizar imagens com alta resolução, o que é bom pois chama atenção do usuário, mas não é tão positivo assim para o site.

Essa imagem com qualidade de resolução interfere diretamente na velocidade do site, principalmente se é a primeira vez que a pessoa está acessando.

Uma boa solução é identificar quais fotos estão deixando o portal lento e compactá-las. É possível fazer isso com diversos programas gratuitos na internet.

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Excesso de publicidade:

É mais que comum vermos banners espalhados em um blog, mas pode ser que estes estão deixando o site lento. Sem contar que muita informação num mesmo lugar afasta os visitantes e o próprio google.

A maioria dessas publicidades é em formato de flash, que é bem pesado. O ideal é dar uma boa limpeza no blog e, ao invés de usar milhares de banners, tentar posicionar alguns exemplares de forma inteligente para chamar atenção do público.

Lembre-se que nem sempre quantidade quer dizer qualidade.

Plugins desnecessários:

Sites como WordPress oferecem uma grande variedade de plugins para as mais diferentes tarefas, o que até então é positivo se estes forem usados com sabedoria.

Mas, pode chegar um momento que a pessoa começa a usar ferramentas desnecessárias para o portal, deixando seu carregamento lento.

Cada plugin adiciona dezenas de arquivos e precisa executar um grande número de processos, exigindo muito mais do site.

Assim como o banner, faça uma limpeza nos plugins desnecessários. Foque apenas no essencial.

Uso de flash:

Já falamos brevemente sobre ele mais acima. Este também é um dos motivos mais comuns para portais lentos.

Usar elementos em flash pode diminuir consideravelmente a velocidade do seu blog. Principalmente se este usar várias ferramentas neste formato.

Além dos mais, ele acaba prejudicando a colocação da página nos buscadores, e não funciona na maioria dos dispositivos móveis, um enorme erro para um empreendedor.

Já que o maior número de acessos hoje em dia é feito justamente por meio de celulares.

Prefira optar por ferramentas que não seja o flash. Existem outros que são muitos melhores e tem a mesma funcionalidade.

Como comentamos lá no começo, o empreendedor tem apenas alguns segundos para atrair a atenção do usuário, e esse processo não será positivo se tiver um site lento, cheio de publicidade ou imagens que demoram séculos para carregar.

O ideal é estruturar um site que seja o máximo possível responsivo e proporcione ao visitante uma viagem tranquila e sem problemas.

Como já dito, nem sempre quantidade quer dizer qualidade.

É preciso pensar com cautela o que colocar ou não no portal. Optando, de preferência, por itens de maior importância e descartando aquelas que só deixariam o design muito poluído e, claro, o site mais lento.