5 maiores farmácias do Brasil

Conheça a história das cinco principais redes de drogarias brasileiras

Segundo dados de 2020 do Conselho Federal de Farmácia, existem cerca de 89.879 farmácias e drogarias espalhadas pelo Brasil. O número reflete o cuidado que os brasileiros buscam ter com a sua saúde e como cada vez mais profissionais têm buscado estudar e se especializar nesse ramo.

E o interessante é que todos que buscam desconto em farmácias conseguem encontrá-los, alinhados a um ótimo e eficiente atendimento e ao cuidado com a saúde esperado por profissionais da área.

Em um mercado com tantas opções, é preciso saber a história de alguns estabelecimentos para conhecer mais sobre as farmácias brasileiras e suas principais redes. Saiba agora quais são as maiores drogarias do Brasil!

DrogaRaia

Fundada pelo imigrante italiano João Baptista Raia em 1905, na cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo, a DrogaRaia é, atualmente, uma das maiores redes de farmácia no Brasil: existem mais de 600 espalhadas pelo país, além das 1400 que pertencem ao grupo RD.

Com a filosofia “Prazer em cuidar”, a rede de farmácias foi uma das pioneiras a oferecer produtos de beleza, perfumaria e higiene para os clientes, variando o mercado de medicamentos manipulados pela qual havia se tornado conhecida.

Drogarias Pacheco

“Se não tem na Pacheco, não adianta procurar”: foi esse dito popular que popularizou a Farmácia Pacheco no Rio de Janeiro.

Fundada em 1892, a Farmácia Pacheco não tardou a se expandir para outras áreas farmacêuticas, passando a exportar e importar medicamentos em 1901 e inaugurando lojas pelo Rio de Janeiro ainda no século XX.

Adquirida em 1974 pela família Barata e somando mais de 500 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros, as Drogarias Pacheco se tornaram um dos maiores nomes quando se fala em farmácias do país. 

Drogasil

A Drogasil nasceu em 1935, na Rua José Bonifácio, no Centro de São Paulo, após a fusão de duas pequenas redes farmacêuticas da época: a Drogaria Bráulio e a Drogaria Brasil. Desde então, ela vem se expandindo pelo país, abrindo inclusive um inovador laboratório para produção de medicamentos e outros produtos de marca própria em 1952. 

Em 2011, a rede de farmácias se tornou parte do grupo RD, que também comanda a DrogaRaia, fortalecendo ainda mais a marca e espalhando-a para novas partes do Brasil. Atualmente, a Drogasil possui mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil e 80 anos de tradição no mercado farmacêutico brasileiro.

Ultrafarma

Quem nunca ouviu o slogan “Tá no coração da gente!” por aí? Inaugurada em 2000 por Sidney Oliveira, a Ultrafarma foi rápida em se estabelecer como uma das mais famosas redes farmacêuticas no Brasil, focando, para isso, na venda de genéricos e na economia do consumidor.

Ela também tem entre seus méritos o fato de ter se tornado uma das primeiras farmácias virtuais no Brasil, em 2007. Desde então, a Ultrafarma afirma ser a líder no e-commerce brasileiro de remédios, acumulando mais de 1 milhão de clientes regulares e oferecendo cerca de 15 mil produtos online.

Drogaria São Paulo

A Drogaria São Paulo nasceu em 1943, no Centro Histórico de São Paulo, com uma ideia inovadora para a época: vender produtos farmacêuticos no atacado e no varejo. Bem recebida pelos clientes, a ideia deu origem a duas novas farmácias da rede no mesmo ano, inauguradas em Santos e no bairro da Sé.

A partir daí, a rede não parou de crescer: ao longo de seus 77 anos, a Drogaria São Paulo inaugurou 830 lojas em cinco estados brasileiros, atuando para promover a saúde e o bem-estar dos seus clientes através da excelência no atendimento e no respeito à prescrição médica.