5 fatores para melhorar a qualidade e produtividade nos estudos

Ser produtivo é difícil para você? Neste artigo, vamos listar algumas dicas para melhorar a qualidade e a produtividades nos estudos.

Acompanhe.

\"produtividade\"

 

Tenha uma boa iluminação

Não é novidade para ninguém que um ambiente mal iluminado não é adequado aos estudos. Mesmo assim é interessante abordarmos alguns detalhes desse problema, que é mais comum e constante do que podemos imaginar.

As leituras prolongadas em ambientes mal iluminados fatalmente terão como consequência as famosas dores de cabeça de “tanto estudar”. Quando o ambiente é mal iluminado e o estudante está assistindo a vídeos, ou digitando, por exemplo, é comum ocorrerem ardências nos olhos, ou lacrimejamento excessivo.

Sem dúvida, a melhor iluminação é a natural, a luz do dia. Porém, como muitos participantes dos cursos online precisam estudar à noite, é preciso ajustar a iluminação de maneira que a sua leitura seja confortável, para que sua leitura flua como se fosse dia.

As luminárias são ótimas para se conseguir um bom resultado com a luz no seu ambiente de estudo. Além de possuir uma grande variedade de escolhas em relação à estética, muitas delas possuem regulagens de intensidade de luz, os dimmers.

As mais indicadas são as de chão, um pouco mais caras que as de mesa, porém, somente elas podem ser colocadas na posição ideal para o estudo de livros, que é um pouco atrás do estudante, para evitar que seja ofuscado pela lâmpada.

Tanto para as luminárias quanto para a iluminação fixa, faça sempre a opção por lâmpadas que não aqueçam muito, como as de LED ou fluorescentes que são, inclusive, mais econômicas. Para a leitura, as que são mais indicadas são as lâmpadas de cor amarelada.

 

Temperatura

A temperatura ideal é aquela que for mais confortável para você. Locais muito frio ou quentes causam desconforto, cansaço e desatenção. Lembre-se que ambientes ventilados naturalmente são mais saudáveis. Se você possui ar condicionado, fique atento aos sinais como irritação da mucosa nasal, ou ardências dos olhos, caso aconteçam, é hora de desligar o aparelho, ok?

 

Nível de ruído

Há quem prefira, para estudar, um ambiente de extremo silêncio, outros preferem uma música para quebrar um pouco o silêncio. Para os que gostam de estudar com música, há estudos que comprovam que música clássica, por exemplo, é excelente para manter o cérebro ativo, em forma. De qualquer maneira, aquilo que lhe deixar mais confortável é o que vai auxiliar na sua produtividade.

 

Organização física

Será muito melhor para você ter o ambiente mais limpo e organizado para que o seu cérebro não se distraia com informações novas vindas do ambiente. Se em cima da sua mesa estiver aquela pizza, o copo sujo de café, o carregador do celular fatalmente você não terá um espaço adequado, e pior, você pode ser mais um a comprovar a Teoria das Janelas Quebradas (Broken Windows Theory) já ouviu falar dela?

Em 1969 pesquisadores da área de Psicologia Social da universidade americana de Stanford fizeram o seguinte experimento: deixaram dois carros iguais abandonados em duas cidades diferentes. O primeiro foi deixado no famoso bairro do Bronx, periferia pobre de Nova Iorque. O outro carro foi deixado em Palo Alto, uma área nobre e tranquila da Califórnia.

Em algumas horas o carro deixado no Bronx foi totalmente destruído, vandalizado. Até então o carro que estava em Palo Alto estava intacto. Os pesquisadores, então, quebraram um vidro do carro de Palo Alto, e o que aconteceu nas próximas horas foi a mesma coisa!

Moral da História (ou da pesquisa): se o ambiente já estiver bagunçado, é bem provável que você o bagunce ainda mais.

Portanto, deixe na sua mesa somente o seu computador, material de anotação, livros e canetas. O que for desnecessário tirará sua atenção ao desorganizar e poluir o ambiente.

Uma boa ideia para organizar de maneira eficaz o seu ambiente de estudos, seja quarto, escritório ou \”canto de estudos\”, é utilizar o Programa 5S, um método de organização e qualidade criado no Japão, logo após a segunda Guerra Mundial e que hoje é referência no mundo todo em conceitos de qualidade.

Agora que seu ambiente de estudos já está organizado, é hora de tomar algumas atitudes que podem ajudar você a conquistar o nível de produtividade que almeja alcançar no seu curso à distância. Os principais pontos a serem vistos agora são:

Um bom plano de estudo fará toda a diferença na sua produtividade e na qualidade do seu aprendizado. É item obrigatório para quem vai estudar online.  Use (e abuse)  de agendas e ferramentas de controle de atividades, como o Trello para se organizar, definir metas e cumprir seus objetivos nos seus cursos à distância. E mantenha esse planejamento sempre atualizado, aproveitando para analisar, passo a passo, o seu desempenho.

 

Método Pomodoro

Não cometa o erro de estudar várias horas seguidas sem descanso, isso mina a sua produtividade e no final o resultado não será o que você espera. O Método Pomodoro é um excelente método de administração do tempo que evita a fadiga do estudante, e consequentemente, melhora a produtividade nos estudos.

É muito simples, com o temporizador do celular, ou com um cronômetro, marque 25 minutos. Inicie suas tarefas programadas para aquele momento. Ao encerrar os 25 minutos faça uma pausa de 5 minutos, e ao final de quatro tempos de 25 minutos ,faça uma pausa de 30 minutos.

Você perceberá o quanto consegue produzir em 25 minutos, e ao final destes quatro “tempos” será surpreendido com a quantidade de informação que já trabalhou ou absorveu.

O Método Pomodoro ainda é uma poderosa arma contra a procrastinação, e será fundamental para que você cumpra seu plano de estudo.

 

Combatendo a Procrastinação

Bateu aquela vontade de dar uma conferida nas redes sociais antes de iniciar suas atividades? E que tal verificar se aquele e-mail chegou? Essas pequenas e aparentemente inocentes atitudes são graves erros para quem pretende estudar online, pois podem tomar mais tempo do que o necessário das suas tarefas, e ainda podem ser desviadas para outras atividades desnecessárias.

É preciso dar sentido de urgência à todas as suas atividades, e evitar que elas fiquem para a última hora, sob o risco de comprometer a qualidade do seu trabalho e seu aprendizado. Comece na hora marcada, termine na hora certa e não faça pausas maiores que as que determinou. Dessa maneira, já estará livre do fantasma da improdutividade, e poderá fazer seus cursos EAD com tranquilidade.

Você possui alguma dica que funcionou com você e não está listada no texto? Comente, interaja, aproveite esse momento também para tirar dúvidas. Sua participação será sempre bem vinda, até a próxima.