5 dicas para se concentrar melhor

Quem deseja alcançar metas, das mais variadas possíveis, como iniciar uma dieta, praticar exercícios físicos, focar nos estudos, melhorar no trabalho ou qualquer outra situação similar, vai precisar aprender a se concentrar.

No mercado de trabalho, o foco e a concentração são skills essenciais e muito buscados na hora de selecionar profissionais em processos de contratação e até na hora de escolher os colaboradores para compor um time.

Geralmente, se sobressaem aqueles que mantêm a concentração em alta, pois se destacam dentre os outros, podendo até ser mais valorizado.

No entanto, a dificuldade na capacidade de concentração aumenta paralelamente à aceleração do ritmo de vida.

O século XXI e as inovações tecnológicas a perder de vista, que vão desde as notificações push que chegam a todo momento nos aparelhos eletrônicos, até as distrações mais simples como um barulho ou um zumbido na rua ou , podem atrapalhar nesse processo.

O desafio para muita gente é como se concentrar melhor durante as atividades do dia a dia. Esse problema pode ser explicado por alguns diagnósticos, como:

  • Anemia;
  • Ansiedade;
  • Excesso de informação;
  • Falta de vitaminas;
  • Doenças crônicas.

Além das já existentes questões tecnológicas e da correria do dia a dia que há muito tempo afetam a concentração das pessoas, a pandemia da Covid-19 também trouxe outras consequências negativas para que grande parte da população se concentre.

Apesar do período de restrições de contato e socialização orientado pelos especialistas durante a recuperação da doença, impôs um ritmo com menos movimento nas ruas, pessoas em casa por mais tempo, isoladas e menos barulhos pela cidade.

Por conta da redução de circulação, quando veio a retomada da “vida normal”, tudo se intensificou e algumas atividades passaram a acontecer e são procuradas em proporções ainda maiores do que antes dessa crise de saúde.

O período sem festas, eventos e grandes aglomerações foi terminando e, à medida que as liberações foram feitas, presenciamos uma exposição exagerada a essas festividades.

Tudo isso ainda tendo que lidar com sequelas da doença, já que cientificamente foi comprovado como a Covid-19 pode afetar o cérebro, até mesmo depois de muito tempo da pessoa ser curada do vírus.

Forma-se então uma geração com a saúde mental debilitada, o que pode atingir em cheio o ritmo de concentração, bem como a perda de memória.

Sobre a concentração no ambiente de trabalho

Se você vai se reunir com uma equipe, pode usar uma mesa de plástico grande que acomode bem todos os participantes para realizar o trabalho, além de outras dicas:

Afinal, quanto mais confortável e espaçoso for o local que você estiver para se reunir e conversar, melhor podem fluir os pensamentos e a concentração tende a ser maior, já que o corpo estará relaxado para se concentrar.

Outra opção para estar em um ambiente e permanecer concentrado é a locação de sala por hora, em um espaço que seja calmo, tranquilo e que permita você ficar o tempo necessário para o período de concentração de forma imersiva.

Essa opção é boa tanto para grupos quanto para uma pessoa apenas, afinal, pode estar sozinho e precisar recorrer a um local alternativo e silencioso para descansar a mente.

Um local que tenha letreiro digital também é muito útil em reuniões de trabalho ou em um momento de concentração extrema, pois essa ferramenta evita que o funcionário se disperse ou gaste tempo.

Além de se desconcentrar ao procurar uma tomada, já que terá várias à sua disposição em um único local.

Um espaço de trabalho confortável e que assegure a concentração dos colaboradores evita até mesmo os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho. 

Mas como prevenir é melhor que remediar, pode ser útil buscar um curso de cipa treinamento nr 5.

Os órgãos de regulamentação do trabalho prevêem que todos os anos os funcionários das empresas participem obrigatoriamente de treinamentos voltados para a questão da saúde e bem-estar, evitando situações agravantes no local de trabalho.

Nesses treinamentos, os participantes são capacitados e orientados sobre as técnicas básicas de primeiros-socorros, para que, caso seja necessário, saibam o que fazer ao precisar atender vítimas dentro da empresa.

A segurança dos funcionários, no entanto, não se restringe apenas a isso, é preciso também equipar o local com os materiais de prestação de primeiros socorros e ter uma pessoa específica treinada para tal.

Claro que o ideal é que nenhuma empresa precise passar por situações que necessitem desses atendimentos, por isso, uma checagem rotineira nos escritórios e equipamentos pode livrar-se de traumas maiores no futuro.

Assim, um simples conserto de teclado de notebook pode garantir ao funcionário a concentração necessária para manter o foco no que realmente importa, o que é prioridade para a empresa e, consequentemente, nos lucros da companhia.

A definição de concentração dada por especialistas, diz que a concentração é a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação.

Nesse sentido, se um indivíduo está usando equipamento como um ribbon impressora zebra tlp 2844 e este apresenta algum problema, a concentração que seria exigida para executar a tarefa passa a ser dividida com a preocupação pelo conserto da máquina.

Organicamente falando, o processo de concentração do cérebro acontece mais especificamente no córtex pré-frontal, parte que fica no lobo frontal, e deve controlar os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais inerentes às pessoas.

A concentração e a saúde do cérebro funcionam em um esquema de retroalimentação, em que uma depende da outra e ambas estão ligadas à manutenção do cérebro saudável.

Manter-se concentrado e ter foco exige habilidades, um verdadeiro malabarismo no cérebro para ganhar agilidade na resolução de problemas diários e garantir mais qualidade de vida.

Os impactos da falta de concentração

A dinâmica atual da sociedade em que vivemos exige a todo momento atenção em várias telas e a execução de múltiplas tarefas, tendo que se concentrar em todas elas ao mesmo tempo.

Contudo, essa sobrecarga não é de todo benéfica, ao contrário: pode trazer doenças, estresse, cansaço, que afetam os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, a memória e outras funções, o que pode até mesmo demandar a realização de um treinamento nr 7.

Estimular a concentração passa por trabalhar a habilidade de separar momentos específicos para a realização de tarefas.

É possível perceber quando alguém tem dificuldade de concentração desde a infância, logo, observar os bebês, as crianças e os adolescentes pode ajudar na hora de orientar o desenvolvimento deles e ainda tratar possíveis síndromes derivadas desse comportamento.

Essa atenção se amplia também para os adultos que precisam estar atentos e perceber quando a falta de concentração se torna crônica e passa a ser um problema clínico ou médico. 

Nesses casos, é imprescindível procurar um profissional da área que oriente da melhor forma. Dislexia, déficit de atenção e até depressão podem ser desencadeadas pela falta de concentração extrema.

Por essa razão, ressaltamos a necessidade de observar na infância e cuidar desde cedo dessas dificuldades, criar o hábito de exercitar o cérebro e seguir as orientações básicas para manter o foco no que for necessário.

Melhorando a concentração

Listamos cinco dicas simples, que são atitudes do dia a dia que podem ajudar qualquer pessoa a se concentrar melhor, sem muita dificuldade e sem demandar recursos especiais ou sair da própria rotina já estabelecida, entre elas:

  1. Estabeleça o tempo que vai usar para realizar determinada tarefa;
  2. Divida a atividade em dois períodos;
  3. Desligue os aparelhos eletrônicos ou silencie as notificações;
  4. Faça exercícios físicos regularmente;
  5. Faça pausas.

Essas dicas são válidas também para o dia a dia, escolha as notificações que são de fato importantes para você, caso contrário, o volume delas pode ser muito grande, se todos os aplicativos tiverem permissão de enviar notificações.

É possível escolher quais aplicativos e até detalhar quais assuntos deseja receber as notificações. Alguns dispositivos têm essa função própria já instalada, mas você pode também procurar uma loja conserto celular samsung para resolver essa questão.

Sobre se exercitar, lembre-se que essa prática ajuda a diminuir as tensões e deixa o corpo mais disposto e ávido a se concentrar em algo;

Por fim, relaxe, pois ninguém aguenta um ritmo acelerado por muito tempo sem fazer as pausas que o corpo exige. Para poder se concentrar melhor, é preciso descansar também.

Considerações finais

Quanto mais você exercita o seu cérebro para prender sua atenção a um elemento ou atividade, mais ele saberá qual é a hora de se concentrar em uma só atividade sem receber nenhuma interferência externa.

Esse processo não tem a ver necessariamente com quantas tarefas você consegue executar ao mesmo tempo, mas sim, com o nível de concentração que é capaz de agregar em cada uma delas, para realizar mais assertivamente o necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.