5 dicas de como realizar um gerenciamento comercial eficiente

Realizar um gerenciamento comercial de um empreendimento pode ser uma das iniciativas necessárias se um empreendimento deseja se solidificar no mercado.

Isto, tanto para as grandes empresas como também as de pequeno porte ou até as startups, modelo de negócio que cresce cada dia mais no mercado.

Visto que um empreendimento deve ser estruturado e organizado, ele também deve funcionar perfeitamente para que os objetivos e as missões de uma empresa sejam alcançadas e cumpridas com êxito.

Independentemente de qual área de segmento ela atua, tanto uma empresa multinacional ou um comércio pequeno de pin broche personalizado podem se manter de forma duradoura e saudável se optarem por essa estratégia comercial. 

As funções de um gestor comercial

O gestor comercial, profissional que atua no ramo, é uma das pessoas mais importantes que se deve ter dentro de uma empresa.

Responsável pela criação de estratégias, um gestor está apto para definir as ações de um negócio que além de visar o lucro, tenha uma garantia de deixar os clientes satisfeitos, podendo até mesmo estar relacionado a outras áreas como:

  • Setor publicitário;
  • Análise do aumento de vendas;
  • Planejamento de crescimento da empresa;
  • Definições de preços;
  • Gerenciamento de estoque.

Seja qual for o segmento de mercado, podendo ser desde uma empresa de portaria até uma de paisagismo, o gerenciamento comercial pode ser algo que fará toda a diferença.

Algumas empresas apostam na contratação de gestores apenas para uma área de atuação, seja focado no marketing ou na área financeira do negócio.

Porém, é necessário que mesmo não trabalhando em outra área, se deva ter o conhecimento das outras. 

O gestor comercial também pode estar atuando em áreas que saem do padrão de atacado e varejo, podendo estar em consultorias, saúde, bancos, turismo e até mesmo seguros pelo seu conhecimento em estrutura de um empreendimento.

Graduação no curso de gestão comercial

O curso de gestão comercial é um dos mais visados em universidades levando em conta as múltiplas oportunidades de atuação no mercado.

O estudante que ingressar, aprenderá a como lidar com os desafios do comércio bem como lidar com ele estudando técnicas e estratégias voltadas ao ramo com disciplinas voltadas principalmente a economia e ao marketing.

Os cargos que podem ser ocupados após a graduação deste segmento de comércio são de assistente, analista, supervisor, gerente, coordenador e até mesmo o de diretor comercial.

Portanto, para ter sucesso nesta área é necessário que tenha visão estratégica com senso se posicionamento de como uma empresa atua no mercado e quais são os seus maiores ou possíveis concorrentes.

A liderança também é um papel que é exercido pelo gestor, pois ele ocupa uma autoridade hierárquica dentro de uma empresa e pode até treinar os funcionários que trabalham com ele para que tenham controle em todas as fases de uma venda.

Ferramentas para gerenciamento comercial

Essa atualização constante do mercado deve-se ao fato da Quarta Revolução Industrial, que mistura técnicas antigas de produção com os novos ramos da tecnologia que vão sendo descobertos e usados no cotidiano.

Para isso, um gestor pode contar com ferramentas que auxiliem em suas funções como por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management), um software de gestão de relacionamento com o cliente que armazena dados que podem ser úteis.

Especialmente, no que se trata de estratégias para aproximar mais clientes e consolidar os que já são consumidores. 

Dando como exemplo, o CRM pode ajudar um empreendimento de camiseta uniforme feminino a gerenciar melhor os objetivos e pensar em novos.

O ERP (Enterprise Resource Planning) ou o Sistema Integrado de Gestão Empresarial integra tudo o que uma empresa processa através de automação, controle e otimização não somente da gestão comercial como todos os outros departamentos que o negócio possui. 

Com o objetivo de produzir um armazenamento de informações que possam melhorar na produção e na tomada de decisões.

O Business Intelligence (Inteligência Empresarial) ou também conhecido como BI, é responsável por coletar e analisar dados internos ou externos que estejam ligados a empresa e o segmento em que ela atua, montando informações relevantes.

Utilizado no setor de vendas por ser um “parceiro” ligado ao CRM, mostra quais são as demandas e os problemas que podem haver no impedimento do aumento de vendas.

A Automatização de Marketing cria um fluxo com possíveis clientes de diferentes canais de comunicação, sejam eles redes sociais ou emails, o que economiza tempo da equipe responsável pelo marketing da empresa.

Já que ele também prepara estratégias que possam atrair o cliente até o ponto da finalização da compra.

O Workflow, ou também conhecido como fluxo de trabalho, concede a comunicação entre diferentes colaboradores que atuam em projetos distintos, tornando o trabalho mais coletivo e ajudando uma equipe a encontrar falhas em processos.

Dicas de gerenciamento comercial

O crescimento do mercado acaba fazendo com que a gestão tenha que se adaptar para se encaixar em novas tendências que surgem, sem perder a eficiência do que já está em prática.

  1. Estratégias

Um gestor comercial deve pensar em estratégias de vendas novas, e incluir até mesmo a contratação de novos vendedores com uma remuneração que os recompensem pelo trabalho, porque por meio disso é possível saber um pouco mais a fundo.

Quais produtos vendem mais ou até mesmo quanto tempo se leva para que eles sejam produzidos, assim como todo o produto como até mesmo um chaveiro imobiliário personalizado.

  1. Promoções

Um gestor também pode ser o responsável por iniciativas como promoções de descontos ou ofertas de modo que não se torne prejudicial ao caixa da empresa, e essa estratégia de venda pode partir de acordos com os fornecedores.

O estoque de um empreendimento é um local que se deve ter um excelente controle.

Visto que é ali onde pode se ter uma base do que ainda se tem para vender, ou o que já foi vendido, o que por consequência se torna um local onde deve haver gerenciamento.

Limpeza de poltrona, por exemplo, são necessários materiais para que o serviço seja de qualidade para o cliente.

Portanto, um controle dos materiais de estoque do comércio deve ser fundamental para que o serviço seja feito com qualidade.

  1. Relacionamentos

A gestão de um comércio que vende ou presta serviços, deve ter os melhores relacionamentos. 

Sendo assim, um gestor deve ser o responsável por estimular o trabalho e fazer críticas construtivas quando forem necessárias.

Uma comunicação clara entre o gestor e funcionários é essencial quando se trata de traçar estratégias que irão ter como objetivo a conquista de clientes e lucros, como arranjar meios de inovação.

  1. Inovações

Com a evolução do mercado e a inclusão social nos ambientes, um gestor pode pensar na criação de novos designs de fraldários de parede que possam se encaixar nos espaços planejados do cliente.

  1. Meio ambiente

Com os impactos causados no meio ambiente, muitas indústrias estão se preocupando ainda mais com transformar os seus empreendimentos para mais ecológicos, o que pode ser um procedimento importante para que um gestor acompanhe.

Por exemplo, a prestação de serviços de limpeza garagem condomínio pode ser feita com água de reuso, assim podendo até mesmo ser mais barata na conta do cliente.

Proprietários no gerenciamento comercial

Muitas vezes, o gerenciamento de um empreendimento é feito pelo próprio dono. Portanto, neste caso, é importante ter cuidados ainda maiores, especialmente no que se refere ao financeiro, pois é comum gerar uma mistura entre o pessoal e o empresarial.

A atenção que deve-se ter neste meio inclui até mesmo o ambiente de trabalho, deixando-o em condições para que os funcionários possam trabalhar, desde a infraestrutura até a questão de higiene como deve ter nos banheiros saboneteira líquida de parede.

Para isso, pode ser necessário a ajuda de uma planilha para melhor organização dos gastos, assim o controle para evitar ficar negativado pode ser mais fácil.

Troca de informações e ideias do andamento do mercado podem ser estratégias chaves para se saber melhor como anda a área em que se atua, o que pode ser uma preparação para possíveis eventualidades.

Conclusões finais

O gerenciamento de uma empresa é fundamental para que as estratégias de negócio sejam levadas adiante e que se tenha um controle do que está ocorrendo no empreendimento.

Com a ajuda da tecnologia que possibilitou a criação de softwares, esse auxílio das ferramentas permitiu a conexão tanto dos dados de clientes e vendas quanto as ligações entre os setores, aumentando ainda mais o poder de gerenciamento sem erros.

Um bom gestor deve ter um bom relacionamento com os funcionários, com a empresa e os colaboradores externos para que tudo ocorra de forma próspera para o empreendimento assim, podendo levá-lo a atingir grandes níveis no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.