4 benefícios do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

O marketing digital é um conjunto de estratégias cujo principal objetivo é promover as marcas no ambiente online. Ele é diferente do marketing tradicional, uma vez que faz uso da internet e os resultados podem ser mensurados em tempo real.

A internet mudou muitas perspectivas na sociedade em que vivemos hoje, e um dos aspectos mais afetados foi a comunicação. As pessoas não usam mais os mesmos recursos para se comunicarem umas com as outras.

As ligações estão, aos poucos, sendo substituídas por outros meios. Além disso, a forma como consumimos informação também sofreu grandes transformações.

Se antes precisávamos esperar o telejornal começar ou comprar um jornal impresso, hoje podemos saber sobre qualquer notícia pesquisando na internet.

Os livros impressos estão sendo substituídos pelo e-book, e as redes sociais estão mudando a forma como interagimos. Sem falar que o ambiente online anulou a distância quando queremos nos comunicar com pessoas do mundo todo.

No entanto, a internet também mudou o comportamento de consumo das pessoas, e as marcas precisaram criar novas formas de se aproximar do público. A resposta para isso é uma só: o marketing digital, e ele é o tema deste artigo. Para saber mais, acompanhe!

O que é marketing digital

Em linhas gerais, marketing digital são ações feitas em diferentes canais digitais, com o objetivo de promover as marcas, seus produtos e serviços.

A internet entrou em nossas vidas para ficar, e hoje em dia, tanto as empresas quanto as pessoas são dependentes dela para realizar muitas ações.

Prova disso é que vemos as pessoas conectadas por meio de seus celulares o tempo todo, além do crescimento das redes sociais, o uso dentro das empresas e as compras nas plataformas e-commerce.

Depois da instalação de internet em larga escala nos lares e organizações, estamos habituados a procurar os mais diferentes produtos e serviços na rede.

Além de encontrar tudo o que precisamos, podemos comparar preços, buscar informações ou até mesmo descobrir uma necessidade que antes não sabíamos que tínhamos necessidade.

Para chegar ao conhecimento dos consumidores, as marcas usam diversos canais digitais para promover seus produtos. Além disso, fazem uso de diversas práticas, entre elas:

  • Marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Links patrocinados;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais.

Vamos falar um pouco mais sobre essas funcionalidades mais a frente, mas agora, é necessário compreender a importância do marketing digital para as organizações.

Essa técnica é importante porque traz uma série de benefícios para as organizações, como melhorar o relacionamento entre elas e seus clientes.

As estratégias de marketing pela internet mostram que uma fabricante de placas informativas personalizadas está preocupada com as necessidades dos seus consumidores.

Isso é um fator de peso na escolha do consumidor moderno, sem falar que a marca está presente na vida dos clientes o tempo todo, e não apenas na hora de vender.

Isso acontece porque a companhia consegue criar uma presença forte na internet, e essa situação faz a diferença, uma vez que as pessoas, de um modo geral, pesquisam no Google tudo o que desejam saber.

Logo, uma presença forte faz com que o seu negócio apareça nos primeiros resultados de pesquisa, abrindo as portas para novas possibilidades.

Outra vantagem é que a organização consegue, ao longo do tempo, construir uma audiência forte e qualificada. O marketing digital tem o poder de atrair pessoas que realmente se interessam pelo que você vende.

Estamos falando de estratégias segmentadas que vão atingir exatamente o público que a organização deseja.

Ou seja, uma escola de música vai impactar pessoas que estão em busca de aula de canto iniciante, que querem aprender a tocar um instrumento, e um colégio irá capaz de atingir pais de alunos que desejam matricular seus filhos no ensino fundamental.

Enquanto isso, uma loja de roupas de bebê vai atrair gestantes, pessoas que desejam presentear uma criança, e assim por diante

Portanto, quando as ações são bem trabalhadas, elas chegam nas pessoas certas e no momento mais oportuno. Esse sistema é contrário ao marketing offline, que não distingue o público e a empresa não sabe ao certo com quem está falando.

No entanto, todos esses benefícios e o sucesso da estratégia vão depender de como o marketing digital é trabalhado. É necessário investir em ações qualificadas, e vamos falar sobre isso a seguir.

Principais aplicações do marketing digital

Existem algumas estratégias que precisam fazer parte do planejamento de marketing digital de qualquer organização, desde uma loja de notebook semi novo até prestadoras de serviço. São elas:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a criação de conteúdos relevantes, que tem o objetivo de educar, informar e entreter o público-alvo.

É dessa forma que a empresa conquista o respeito dos consumidores, torna-se referência e se posiciona como autoridade naquilo que faz.

E-mail marketing

E-mail marketing é o envio de mensagens comerciais a um grupo de pessoas, que são clientes ou potenciais clientes.

Pode ser usado para o envio de promoções, divulgar a marca, vender, enviar conteúdos, dentre outras possibilidades. É trabalhado em cima de uma lista de contatos qualificada, ou seja, de pessoas que desejam receber esses e-mails.

Redes sociais

As redes sociais devem estar presentes nas estratégias de marketing digital de uma empresa de gravação de áudio, porque concentram um número muito grande de pessoas.

Além disso, são excelentes canais de comunicação, atendimento ao cliente e divulgação de conteúdos, produtos e serviços. Também são ótimas para promoções e como canal para gerar engajamento.

Otimização de conversão (CRO)

CRO (Conversion Rate Optimization) são esforços dedicados a aumentar as conversões. Dentro do marketing digital, serve como parâmetro para construir uma presença online que interfira em parte da jornada de compra.

Em outras palavras, é tudo o que é feito para educar o consumidor acerca de problemas e oportunidades de seu cotidiano, fazendo-o enxergar um produto ou serviço como solução.

SEM

O SEM, ou Marketing de Busca, são ações que fazem com que um site seja mais privilegiado e apareça como prioridade nos resultados de busca, relacionados ao que ele oferece.

Aplicando a estratégia em pequenas empresas

Para aplicar o marketing digital em seu pequeno negócio, seja ele uma assistência técnica da positivo celular ou qualquer outro, é possível investir nos seguintes passos:

1 – Estudo do público-alvo

Conhecer o público-alvo é saber quais são suas necessidades e desejos, onde consomem informação, dentre outras informações.

Dessa forma, a organização obtém insights sobre as melhores estratégias para colocar em prática, e conquistar bons resultados.

2 – Determinar os objetivos

Existem muitos objetivos que podem ser conquistados com o marketing digital, como aumentar o tráfego do site.

Independentemente de qual seja o objetivo do seu negócio, estabeleça metas que norteiam o caminho que você deve seguir para alcançá-los.

3 – Listar os recursos necessários

Uma empresa de plano diretor estratégico ilustrado, por exemplo, deve estabelecer os recursos que vai precisar, como verba, mão de obra, entre outros aspectos.

Com esse passo a passo, seu negócio terá acesso a todos os benefícios do marketing digital para pequenos negócios, a começar com o aumento da competitividade.

Sua empresa terá mais poder competitivo, pois passa a conquistar mais leads. Se bem trabalhados, eles se transformam em clientes, o que aumenta os lucros, que possibilita mais investimentos em campanhas de divulgação.

Já em relação às estratégias, independentemente de qual prática uma loja de material de construção adote em marketing digital, ela pode ser mensurada.

Os resultados de cada campanha são analisados, então a marca determina as estratégias que funcionam ou não. Isso otimiza os investimentos e melhora o alcance da empresa.

Um outro benefício é a possibilidade de segmentação, uma vez que as companhias investem em ações para públicos específicos, logo, vão atingir apenas quem realmente tem interesse no que elas vendem.

Além de potencializar os resultados, as marcas não correm o risco de incomodar pessoas que não estão interessadas, o que pode prejudicar a imagem da organização.

Ademais, as estratégias de marketing digital são muito mais acessíveis financeiramente do que as de marketing tradicional.

Além de serem mais baratas, elas oferecem mais retorno e cada empresa pode investir os recursos que tem disponível. Portanto, é um tipo de marketing democrático, sendo que alcança o sucesso quem sabe trabalhar com ele e não quem investe mais.

Conclusão

Estar na internet é uma necessidade para qualquer empresa. As pessoas estão conectadas o tempo todo, e seu negócio precisa usar os recursos digitais para chegar até elas.

O marketing digital reúne todas as ferramentas necessárias para isso, e continua evoluindo para acompanhar as mudanças comportamentais do consumidor moderno.

O único segredo é saber aplicar suas ações e acompanhar seus resultados, para que o retorno seja positivo. Em outras palavras, não é preciso investir muito para levar a sua empresa mais longe, só é necessário saber como fazer.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse tipo de marketing que vem mudando a realidade das pequenas empresas, fazendo com que elas alcancem o sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.