3 dicas para aumentar o tráfego orgânico

Trabalhar com um tráfego orgânico nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de uma companhia que está iniciando sua trajetória no universo digital. 

Isso porque, o tráfego orgânico, ao contrário do pago, funciona em uma forma árdua de atração. Desse modo, é necessário estabelecer estratégias e usar ferramentas para conseguir driblar os algoritmos e chegar ao seu público-alvo. 

É justamente por isso que algumas empresas optam por iniciar através do tráfego pago, e assim conquistar um número de clientes. 

Então, depois de construir uma base sólida no mercado, voltar a trabalhar com o tráfego orgânico que poderá ser integrado com outras ferramentas, como por exemplo, com o sistema crm.

Porém, se por algum acaso você se encontra sem investimentos para utilizar do tráfego pago, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o orgânico, bem como algumas estratégias para conseguir se destacar e conquistar o seu público-alvo. 

O que é tráfego orgânico?

Apesar de parecer óbvio para algumas pessoas, é necessário enfatizar o significado de um tráfego orgânico e dessa forma evidenciar quais são as principais características desse termo. 

Portanto, quando falamos de tráfego online, nos referimos ao fluxo de pessoas virtuais pela internet. 

Dessa maneira, esse fluxo de pessoas é dividido entre tráfego pago ou orgânico. 

O pago é quando algum cliente acaba chegando em seu site ou até mesmo em seu app funil de vendas pois teve algum incentivo, como uma propaganda ou destaque em um navegador, pois, você acabou pagando para que esses recursos atraíssem seu público. 

Já o orgânico, nada mais é do que a forma natural com que um visitante chega até seu site ou conteúdo, de forma que, nenhum fator externo proposital tenha de certo jeito influenciado esses clientes para que ele acabasse caindo por lá. 

Por que investir em tráfego orgânico?

Apesar de muitas pessoas acabarem indo direto para o tráfego pago por entender que é uma forma mais fácil e certeira de se destacar, e portanto ter um melhor desempenho em um pipeline de vendas, ainda sim é importante saber desenvolver um bom tráfego orgânico. 

Isso porque, o tráfego orgânico é uma forma natural de atrair clientes. Além disso, vai fortalecer a sua marca e não vai depender de nenhum tipo de investimento. 

Dessa forma, muitas marcas que utilizam apenas o tráfego pago podem se ver sem recursos para continuar investindo em algum momento. 

Portanto, é sempre importante ter em mente que, assim como outras ferramentas do marketing, como por exemplo o crm software, o tráfego pago deve ser apenas um destaque ou incentivo para que você possa aprimorar o orgânico. 

Dessa forma, através dessa perspectiva, é possível construir um tráfego saudável com um engajamento real, que por sua vez proporcionará a sua companhia coisas como:

  • Maior número de clientes;
  • Maior número de vendas;
  • Construção forte e saudável da imagem e marca;
  • Desenvolvimento para uma atuação de sucesso no mercado.

Essas são todas as vantagens que o tráfego orgânico pode dar ao seu negócio. 

3 Dicas para aumentar o tráfego orgânico

Uma vez que foi possível compreender o que é o tráfego orgânico e sua importância, confira a seguir algumas dicas a respeito de como conseguir aumentá-lo através de estratégias e até mesmo a integração com ferramentas, como por exemplo, o crm grátis.

Identifique sua persona

Sua persona, ou público-alvo, será aquele cliente que você almeja alcançar, uma vez que este possui o perfil que compraria e usaria seu produto. 

Entretanto, para aumentar seu tráfego orgânico, é necessário saber mais do que apenas qual o perfil deste consumidor. Portanto, atente-se a informações como: 

  • Nome;
  • Idade;
  • Formação acadêmica;
  • Hobbies;
  • Profissão;
  • Sonhos;
  • Frustrações e dores;
  • Objetivos.

Isso porque, é somente conhecendo melhor a sua persona que será possível identificar as melhores estratégias e ferramentas que poderão fazer com que ela chegue até você ou que se interesse por sua empresa a ponto de buscar por seus serviços. 

Produção de conteúdo

Também chamado de marketing de conteúdo, essa estratégia se baseia na atração de clientes através de conteúdos. 

Como por exemplo, um artigo sobre as bolsas mais bonitas dessa temporada que possam atrair sua persona, não só consumindo seu conteúdo, mas também levá-la a comprar de seu negócio. 

SEO

Outra questão importante, porém mais técnica, é saber usar o SEO para otimizar seus conteúdos. 

Dessa forma, ele pode ser identificado não só como um conteúdo de qualidade, mas também como algo que seja compatível com sua persona. 

Em resumo, as técnicas de SEO poderão dar destaque em sites de busca, como por exemplo o Google, fazendo com que você alcance o seu público-alvo facilmente. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.