Com apenas algumas técnicas de conservação no seu dia a dia, você consegue diminuir muito o desperdício de alimentos da sua casa
O Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo, sendo 10% ainda na colheita, 50% no manuseio e no transporte, 30% ocorre nas centrais de abastecimento e 10% em supermercados e nas nossas casas.
Em geral, os alimentos mais desperdiçados são frutas e vegetais. Isso acontece porque são mais fáceis de estragar e perecíveis, ou seja, a sua durabilidade diminui bastante, principalmente por exigirem consumo rápido e transporte delicado.
Diante desses fatos, para evitar esse desperdício quando os alimentos chegam nas nossas casas, aqui vão 5 dicas:
1 – Cuidado no armazenamento
Muitas comidas acabam estragando justamente pelo mau armazenamento desses alimentos. Por isso, é importantíssimo realizar a separação correta de cada item em sua geladeira ou fora dela.
O ideal é sempre conferir em que temperatura o alimento deve ser guardado para se manter bom por mais tempo, normalmente, essas informações vêm escritas na embalagem ou é muito fácil de descobrir consultando algum site.
Para ajudar, é comum congelar alimentos para durarem mais tempo, principalmente carnes, essas se guardadas só na geladeira ou fora dela tem altas chances de serem contaminadas em poucas horas e se tornam inviáveis para o consumo.
As frutas vão depender muito de cada uma. Caso você deseje que elas amadureçam rápido, o ideal é guardá-las fora da geladeira. Agora, se você quiser preservá-las para o consumo, o ideal é guardá-las dentro da geladeira.
Em geral, qualquer alimento que esteja aberto é necessário guardar na geladeira para evitar contaminações ou que ele estrague por deterioração causada por fungos e bactérias.
2 – Controle a validade dos alimentos
É importantíssimo na hora de comprar o alimento sempre consultar a sua data de validade para você calcular se consegue consumi-lo antes desse período.
Óbvio que essas datas são sempre estatísticas, o ideal é sempre cheirar e conferir se não está com nenhum cheiro estranho, alguma mancha de fungo ou coloração diferente, sinalizando uma possível contaminação.
Mas sempre compre alimentos bem longe do prazo de validade para evitar esse desperdício desnecessário, a menos que você vá consumir imediatamente.
3 – Planejamento
O planejamento é ideal para evitar o desperdício desde a compra do produto até o consumo. Fazer listas de compras, conferir apenas o que falta em casa já ajuda a evitar comprar produtos a mais ou desnecessários para o seu dia a dia.
Planejar o que você irá consumir em cada dia também ajuda a comprar apenas o necessário, evitando que alimentos estraguem, principalmente se você planejar consumir de acordo com a data de validade de cada alimento.
4 – Utilize as sobras para novos pratos
Muitas sobras que vão para o lixo podem fazer parte de seu prato na sua próxima refeição. Os restos de alimentos, se forem guardados devidamente, poderiam ser consumidos ainda por mais 3 ou 4 dias, apenas requentando.
Existem muitas receitas que também utilizam cascas, talo e sobras para fazer pratos super gostosos e que ajudam muito a utilizar aquela parte do alimento que jogamos fora sempre, como sopas ou caldos.
Com criatividade, é possível inventar diversas receitas como tortas, omeletes, massas e muitas outras combinações com o que sobra das refeições principais.
5 – Adubo
Se você ainda não quiser consumir aquelas sobras ou partes dos alimentos que sempre jogamos fora como cascas e talos, uma dica muito legal é utilizá-los como adubo.
E se você gosta de cuidar de plantas ou tem uma horta, essa dica inclusive vai fazer você economizar com a compra de compostagem, ou adubo. Os restos de alimento são bastante nutritivos para as plantas, pois contém os sais minerais e nutrientes necessários para que elas cresçam.
Faça você mesmo a sua própria compostagem utilizando os restos de alimento do seu dia a dia, basta adquirir uma composteira adequada para a sua casa ou apartamento.