A Fibra Ótica é um dos meios de comunicação física mais eficientes que existe em função de sua velocidade e integridade dos dados.
Mas sempre foi algo complexo pois envolve custo elevado e também limitadores físicos para interligação de locais distantes.
Porém, recentemente, um projeto com a atuação da Angola Cables teve como objetivo conectar o Brasil ao continente africano, através do Atlântico Sul, chegando na cidade de Fortaleza.
A notícia sobre a ligação do primeiro cabo de fibra entre Brasil e África foi publicada no blog Jack Pot City Cassino.
Os detalhes da instalação
Liderado pela empresa Angola Cables, o projeto de instalação do cabo submarino teve início na cidade de Luanda, capital de Angola, que é onde foi instalado o ponto de conexão dos cabos no continente africano.
Com um orçamento de centenas de milhões de dólares, esse projeto foi considerado um processo bastante complexo e minucioso, em especial durante a etapa de escaneamento do solo marítimo.
Essa é a etapa mais importante pois é através do escaneamento do solo que é possível determinar qual é o revestimento mais apropriado para os cabos, levando em consideração as características específicas dessa faixa do oceano.
Ao todo, foi necessário mais de dois meses e uma equipe com cerca de 50 profissionais especialistas na técnica de escaneamento para que a etapa fosse concluída com êxito.
Após essas informações serem definidas, as mesmas foram repassadas para a empresa escolhida para fornecer os cabos, a japonesa NEC Corporation, e também auxiliaram na definição de qual seria a potência ideal para os repetidores de sinal adotados.