Atualmente, estar presente internet não é mais uma questão de luxo para o seu negócio, e sim de sobrevivência.
Estamos em uma era, em que temos por hábito o uso constante da internet. Utilizamos a internet para o trabalho, para entretenimento, para pesquisar receitas, tirar dúvidas e até mesmo para fazer teleconsultas.
A busca por informação de qualidade, se tornou uma rotina para os usuários. Por isso, para uma empresa se destacar e ganhar visibilidade nos canais digitais, é importante que o negócio adote estratégias que aumentem a autoridade do seu site por meio da produção de conteúdos relevantes.
Mas apenas estar na internet e produzir bons conteúdos, não é o suficiente. Existem técnicas que quando aplicadas, podem alavancar seu negócio.
Estamos falando das técnicas de SEO!
Neste conteúdo, vamos conhecer o que é e suas principais ações, além de discutirmos as principais diferença entre SEO On Page e SEO Off page.
Afinal, o que é SEO?
SEO – Search Engine Optimization – é um conjunto de técnicas que possui como objetivo melhorar o ranqueamento do seu site em buscadores, como o Google, porém, de forma orgânica, ou seja, gratuita.
Dizer que é possível criar uma estratégia de SEO 100% gratuita, não é errado, porém, como tudo na vida ela tem o seu preço. E a moeda de pagamento é a informação.
Existem inúmeras técnicas de SEO, e elas estão categorizadas de duas formas; SEO On Page e Off page.
Você sabe qual é a diferença entre eles, e como aplicá-los em seu negócio?
Continue lendo.
SEO On Page
SEO On page, são todas as estratégias relacionadas ao seu site. Questões internas, como: palavras-chave, urls amigáveis, Meta description, Title tag e etc. As técnicas de SEO são amplas, mas não são complexas.
Separamos as principais para que você já possa aplicar em seu site, logo após esse artigo.
Title tag
Os title-tag são os famosos títulos que são inseridos nos blogs. Para que ele seja otimizado, é preciso escrever um título chamativo, objetivo e que desperte a curiosidade no seu leitor.
Eles podem conter entre uma a duas palavras-chave e é ideal que estejam em heading tags
(H1, H2, H3), em outra palavras, separados em hierarquia de Título e subtítulos, quando os conteúdos estão em um formato longo.
Vale ressaltar, que o título precisa fazer uma promessa, mas que seja cumprida no conteúdo. É fundamental para a estratégia que haja coerência e coesão entre título e texto.
Palavras-chave
Se você já pesquisou alguma vez sobre Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar das palavras-chave.
Definir quais serão as palavras-chave é bem simples, para facilitar, basta imaginar ou analisar quais são as perguntas que seus clientes mais costumam fazer. Com base nisso, é só escolher as palavras que são familiares para o seu público.
Por exemplo, supondo que uma clínica odontológica que oferece planos odontológicos perceba que seus pacientes questionam muito sobre convenio odontológico empresarial, seu conteúdo poderá ser otimizado pela palavra plano dental empresarial.
Conteúdo
Criar conteúdos para alimentar seu blog/site é crucial para que a estratégia funcione como um todo. Mas além de escrever, é preciso produzir conteúdos relevantes para o seu público.
Para a criação de um conteúdo, deve considerar a “dor” do seu potencial cliente. Não foque apenas em apresentar seus produtos/serviços, mas encontrar em criar um relacionamento com o usuário.
Seguindo com o mesmo exemplo de clínicas odontológicas, uma potencial cliente pesquisa por “plano odontológico são paulo”, o seu conteúdo não deverá demonstrar valores ou benefícios, mas deverá abordar outras pautas relacionadas, como: x dicas de como escolher um plano de saúde dental ou veja x benefícios de ter um plano odontológico.
valores através dos detalhes da obra, materiais, durabilidade.
SEO Off Page
Ao contrário do SEO On page, esse modelo está relacionado aos links externos. O trabalho desse modelo tem como objetivo atrair público para o seu site por meio de linkagens.
Imagine que o Google é uma cidade, e o seu link é uma “rua” para o seu domínio. Quando uma pessoa pesquisa por certa palavra, o seu site aparece, mas não é sempre que o potencial cliente vai direto para seu site.
Por isso, é preciso criar outras “ruas” para que tenha mas chances de chegar até você. No entanto, é preciso criar estratégias para que isso ocorra..
Parceiros
Para a estratégia de Off page, é preciso fazer linkages em outras páginas, para isso é fundamental que você tenha sites/blogs parceiros.
É possível fazer trocas de conteúdos ou apenas troca de links, pois ambos serão favorecidos.
Isso porque, quanto mais você referenciado, os buscadores entendem que seu conteúdo é relevante.
Call-to-action
CTA – call-to-action, são botões criados com o objetivo de chamar o usuário para uma ação. É uma estratégia simples e rápida para que o conteúdo seja compartilhado, e é excelente para gerar mais tráfego e autoridade para o seu site.
Invista em SEO
Neste conteúdo, você conferiu o que é SEO e sua importância em uma estratégia de marketings.
Além disso, viu qual é a diferença entre as técnicas On page e Off page. Também conferiu que apesar de ser modelos diferentes, são complementares em uma estratégia de marketing digital.
Invista em SEO e consiga resultados incríveis!
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Ideal Odonto.