O brasileiro tem se interessado cada vez mais por abrir um negócio próprio, especialmente, depois da disseminação da internet. Nesse novo universo, os segmentos para investir são muitos, mas é preciso entender melhor o assunto antes de decidir.
De fato, muita gente tem interesse ou mesmo sonha em abrir uma empresa, porém, pelos motivos errados. Às vezes alguns pensam que é um modo de não ter de dever satisfação para nenhum tipo de patrão.
Ou ainda, que abrir um negócio é a certeza de que se vai ficar rico, trabalhando menos do que se fosse empregado, mas ganhando muito mais.
Lembrando que ter uma empresa é algo bastante promissor, contudo, é preciso fazê-lo pelo motivo certo.
A começar pelo fato de que é necessário desfazer alguns preconceitos ou visões genéricas demais. Pare para pensar bem, por exemplo, se você quiser empreender na área de adaptação de veículos para deficientes físicos.
No fundo, não se trata de dizer que é um modo de não ter patrão, como se isso fosse o mesmo que não dever satisfação a ninguém.
Na verdade, você vai dever satisfação aos seus clientes e até mesmo aos seus colaboradores.
Sem falar na relação com eventuais sócios, que podem ser tão complicadas ou até mais complicadas do que a relação com um superior na empresa de terceiros. Portanto, comparar o regime CLT com o regime CNPJ não faz sentido.
Além disso, ninguém pode abrir uma empresa com a ilusão de que vai trabalhar pouco para ganhar muito, como se fosse um enriquecimento fácil. É preciso desfazer essas ilusões antes de começar, comprando uma ideia mais centrada e responsável.
O verdadeiro empreendedor não é aquele que quer trabalhar menos ou deixar de dar satisfações. Ele só não pode deixar de tentar fazer sua ideia dar certo, pois ele acredita que ela vale tanto quanto a de qualquer outra empresa aberta.
Nesses casos sim faz sentido falar em empreendedorismo e nos melhores segmentos para investir, como estamos fazendo aqui. Além disso, há outros desafios, seja para uma loja de roupas ou uma empresa de SIPAT.
Sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, esse segmento lida com prestação de serviço. Algo que pode ser consideravelmente mais desafiador do que simplesmente vender um produto presencialmente ou pela internet.
Como veremos, isso quer dizer que embora a princípio o empreendedorismo seja algo universal, com dificuldades que se encontram em todo tipo de desafio, no fundo também há pequenas diferenças de acordo com o segmento que você escolher.
É por não levar em conta essas ponderações que muitos empreendedores nacionais acabam não dando certo. Quem comprova isso é o próprio Sebrae, que faz um trabalho importante nessa área.
Abreviação para Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, esse órgão faz pesquisas constantes mostrando em detalhes quantas empresas abrem todos os anos, e quantas delas permanecem abertas, em comparação às que vão à falência.
Lembrando que escolher um nicho de mercado crescente, como o de limpeza profunda de pele com muito acne, já ajuda muito. Mas, no fundo também vai depender demais da gestão que os fundadores vão saber fazer.
Por conta disso, seus relatórios mais recentes comprovam que, infelizmente, cerca de 80% das empresas que abrem no Brasil acabam fechando as portas dentro dos primeiros doze meses de atividade, não passando de um ano de existência.
Sendo assim, de cada dez firmas que abrem, apenas duas chegam ao segundo ano de atividade. Dessas outras 20% que sobram, mais 10% fechará até o quinto ano. Portanto, dentro de meia década, de cada dez empresas abertas, apenas uma resiste.
É um número assombroso, sem dúvida, mas nosso foco aqui não é desanimar ninguém, mas justamente apontar o que realmente importa para que isso não aconteça no seu caso. Por isso, falaremos dos segmentos que estão em alta.
Mas, ao mesmo tempo, será explicado melhor como se deve planejar para abrir um negócio próprio, com dicas práticas e conselhos infalíveis sobre como começar a empreender e dar os passos certos logo de cara.
Se abrir um motor de busca agora, como o Google, e pesquisar por algo como pão de queijo mineiro congelado, vai perceber que em poucos segundos surgem dezenas ou mesmo centenas de resultados. Isso mostra como a concorrência cresceu.
Por outro lado, também mostra como a internet se tornou uma das ferramentas mais incríveis, caso saiba usá-la de modo diferenciado.
Portanto, tudo pode ser visto por um ângulo positivo ou negativo, o importante é estudar o assunto.
Planejamento e dicas práticas
Seja qual for o segmento que você for escolher, é preciso começar desenvolvendo um verdadeiro Plano de Negócios, também conhecido como Business Plan.
De fato, é preciso colocar tudo isso no papel e fazer várias pesquisas em torno dos temas principais. Tanto que se você vai atrás de um sócio, ou mesmo de um fundo de investimento para injetar capital em sua firma, você precisa desse documento.
Basicamente, ele vai precisar definir em detalhes qual a solução oferecida ao mercado, seja um produto ou um serviço como locação de equipamentos médicos.
Depois, é preciso explicar por que motivo você acredita que o seu negócio tem algo a agregar nesse nicho. Aqui você pode reforçar seu ponto com os famosos pilares de missão, visão e valores, que são a sua filosofia de trabalho.
Depois, crie capítulos individuais para tratar de questões como:
- Planos de ação;
- Capital inicial e de giro;
- Investimento em marketing;
- Orçamento e controle;
- Análise da concorrência;
- Folha de pagamento;
- Análise de mercado.
Enfim, ao colocar tudo isso no papel você já vai perceber que sua clareza sobre onde você está, por onde deve seguir e aonde deseja chegar é algo que vai aumentar muito.
Além disso, você vai entender melhor o mercado, percebendo qual o tamanho real da concorrência e como realmente se destacar na multidão.
Sem falar que hoje em dia a clientela é cada vez mais exigente, então você já domina isso também.
A tendência é que seu Plano de Negócios ou Planejamento se torne um verdadeiro livro, então não se assuste se a quantidade de páginas for crescendo. O importante é manter a clareza e o domínio antes de colocar a mão na massa.
O ramo de alimentação
Aqui temos um segmento que praticamente sempre esteve na lista daqueles que prosperam. Como muitos dizem, “as pessoas sempre vão precisar comer”.
De fato, segundo a própria ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), só no último período foram mais de 17% de crescimento, enquanto vários setores diminuíram.
Mas, não se deixe iludir também, pois isso não é o suficiente para sair investindo tudo o que você tem em um nicho que você desconhece. O indicado aqui é que antes você estude ou mesmo trabalhe em algum concorrente, se possível.
Ou ainda, você pode ter trabalhado em uma fábrica de uniforme para industria de alimentos, e isso já seria o suficiente para você conhecer um setor transversal em que deseja atuar, como o de catering ou de street food.
Outro exemplo são os ramos sazonais, que demandam muito cuidado. Hamburguerias gourmets, venda de paletas mexicanas ou de crepes, churros e tapiocas são excelentes exemplos.
Pode ser que essas áreas tenham um boom em determinado momento. Mas, não necessariamente isso vai se manter, sobretudo quando se vende de modo sazonal, como café no frio, ou sorvete no calor, então leve isso em conta.
A área de beleza pessoal
Acima citamos a limpeza de pele, mas a verdade é que esse segmento é bem maior. Portanto, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), é bastante promissor.
O que os relatórios mais recentes comprovam é que estamos entre os quatro maiores países do mundo no consumo desse tipo de produtos e serviços.
Como dito acima, podemos ficar de olho em nichos transversais também, tal como uma papelaria, que pode vender desde peças de informática até máquina de arquear fita plástica. A mesma regra vale na área de beleza pessoal.
Por isso mesmo, é preciso tomar cuidado. O ramo é tão amplo que pode ir desde cosméticos, passando pela área de fitness até a de cirurgias plásticas.
O mais indicado, então, é saber usar a estratégia de nicho, procurando uma vertente que tenha mais oportunidades e buscando se diferenciar de algum modo dentro dela.
O setor de pet shop
Essa é outra tendência cujo crescimento podemos verificar só de olhar em volta. Segundo o próprio Instituto Pet Brasil, o faturamento nesse segmento cresceu mais de 25% no último ano e já passou da casa dos R$ 50 bilhões.
Aqui também temos ramos transversais, afinal, sem a parte de construção civil ou de empreiteiras que fazem fechamento de lavanderia com vidro, você pode não conseguir abrir sua loja de pet shop.
Mas, falando em foco, o ideal é encontrar um ponto comercial bem localizado ou montar um site com bom orçamento de divulgação. Depois, crie um portfólio que tenha de tudo um pouco e vá ampliando gradativamente.
Considerações finais
Sendo assim, com isso chegamos ao fim, tendo explicado em detalhes como exatamente se planejar para abrir um negócio, com dicas de como começar a empreender.
Por fim, listamos quais os melhores segmentos para investir atualmente, não de modo genérico, mas sim com base em pesquisas e nas experiências de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.