Passo a Passo Para Criar um Canal no YouTube Para Seu Negócio

Todos os dias milhares de pessoas assistem vídeos no YouTube, e isso faz dele um grande campo para promoção de negócios. Mas mesmo diante disso, apenas uma pequena parte dos empreendedores tem um canal no YouTube. Mas se você chegou até aqui, creio que tem interesse em descobrir como criar um canal no YouTube para seu negócio, então você chegou no lugar certo. Hoje vou te falar o passo a passo para ter um canal de negócios e assim, atrair clientes e fazer vendas.

Existem estratégias básicas de marketing para o YouTube e elas tem o poder de ajudar empreendedores a construir uma identidade para seus negócios.

O YouTube é uma das formas mais vantajosas de ganhar dinheiro na internet, empreender sem sair de casa e alavancar vendas dos mais diversos tipos de negócios. Então, seja para aqueles que tem uma empresa formal ou para quem tem um negócio em casa ou até mesmo online, o YouTube é uma excelente ferramenta.

Com ele você consegue falar sobre seu produto e ainda tirar dúvidas de seus clientes, por essa, e tantas outras vantagens vale a pena criar um canal no YouTube.

Etapas essenciais para criar um canal no YouTube

Criar um canal no YouTube não é algo complicado, o desafio maior é manter a consistência de publicação e envolvimento com o público. Isso pode parecer simples, mas sem organização provavelmente logo você desiste. Mas aqui vamos falar as etapas que você deve seguir, para tornar o processo muito mais simples.

Criando uma conta no YouTube

Para ter um canal no YouTube, seja para negócios ou não, você precisa estar conectado a uma conta do Google, ou seja, uma conta gmail.

Então entre no YouTube e clique em criar conta, mas a seguir vem a grande sacada, após clicar em criar conta, aparecerá duas opções “para mim” ou “Para gerir minha empresa”. Nesse caso você deve escolher, para gerir minha empresa.

É possível você usar uma conta pessoal para gerir seu negócio, porém o ideal é ter uma conta de marca, pois assim você pode permitir que outras pessoas da sua equipe também acessem.

Design do seu canal no YouTube

Criar uma aparência legal para o seu canal e com as principais informações da sua empresa, é algo fundamental.

Então, aqui vão algumas dicas:

Defina um ícone para seu canal no YouTube: esse ícone está vinculado a foto do perfil da sua conta de marca. Portanto, escolha uma imagem legal, que remete ao seu negócio.

Arte de canal: Você deve usar o espaço reservado a arte do canal para mostrar informações relevantes sobre sua empresa. Normalmente as pessoas costumam acessar a página inicial de um canal no YouTube para obter mais informações sobre o proprietário da conta.

Na arte coloque informações como nome, contato, redes sociais e aquilo que você achar fundamental. Mas fique atento para que essas informações fiquem visíveis para acessos feito pelo computador, celular e tablet.

Informações do perfil

Além de útil ter informações relevantes no seu perfil, elas servem para desbloquear algumas funções.

Então, escreva uma descrição do seu canal, defina um contato, coloque link das principais redes sociais ou da sua página da web.

Cronograma de conteúdo

Agora seu canal está pronto e com uma boa aparência, por isso chegou o momento de começar a pensar no conteúdo de seus vídeos.

Os vídeos são uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, pois através deles você pode oferecer conteúdo de qualidade, informativo e descontraído aos clientes.

Pensando nisso, vejamos alguns diferentes tipos de conteúdo que você pode fazer para promover sua empresa:

Conteúdo educacional: É cada vez mais comum, as pessoas buscarem o YouTube para aprenderem sobre algo. E dentro desse cenário existe uma oportunidade enorme para as empresas alcançarem novos clientes, pois elas podem criar conteúdo educacional que falam sobre seus produtos ou serviços.

Vídeos educativos são ótimos para criar um relacionamento confiante com seu público.

Contando histórias: De fato, histórias é o tipo de conteúdo que realmente prende a atenção dos usuários. Mas como estamos falando sobre canais no YouTube para negócios, a história narrada precisa encaixar com a identidade do seu negócio.

Entretenimento: Os vídeos divertidos e que ao mesmo tempo ajudam o público, também é uma ótima forma de atrair clientes. Vídeos descontraídos focados em seus produtos, ajudam a captar seus espectadores, além disso, costumam ser mais compartilhados.

Bom, esses são os tipos de vídeos que você pode criar, mas ainda existe algo importante. Não é tão simples manter uma rotina de criação de conteúdo e publicações, por isso para facilitar a sua vida, você deve criar um cronograma de conteúdo, pois assim você saberá sobre o que gravar e qual dia publicar.

Faça um trailer para novos usuários

O trailer é um vídeo curto que passa automaticamente quando alguém novo entra em seu canal. Certifique – se de criar um trailer atraente, que fale sobre seu negócio. Esse vídeo pode transformar visitantes em clientes e assinantes.

Enviando seu primeiro vídeo para o YouTube

Esse é um passo que pode ser o grande divisor de água em seu negócio.

Uma dica: antes de publicar seu primeiro vídeo, deixe uma sequência de vídeos programados. Fazer isso, vai te dar uma margem de tempo para produzir mais vídeos e sem perder a consistência, faça isso de acordo com seu cronograma de conteúdo.

Enviar o vídeo é algo simples, mas antes de torná-lo público, você deve colocar informações sobre o conteúdo do vídeo e também sobre seu negócio. Mas além disso, não esqueça de fazer uma capa atraente e que seja capaz de chamar a atenção do usuário.

 Otimização de vídeos

Assim como em sites e blogs, os vídeos também precisam estar otimizados para aparecer nos resultados de pesquisas.

Uma série de fatores ajuda na hora de deixar um vídeo mais otimizado, por isso vou falar de forma resumida sobre cada uma delas:

Palavra – chave: Antes mesmo de começar a fazer vídeo você deve saber qual é a palavra chave do conteúdo do vídeo. A partir disso, você faz o vídeo e depois coloca esta palavra no título, na descrição e nas tags.

Seu vídeo vai aparecer quando alguém pesquisar pela palavra-chave dele.

Chamada de ação para envolvimento: O YouTube leva em consideração o quanto as pessoas se envolvem com seu conteúdo, por isso a importância de convidar as pessoas a se inscrever, deixar um like, compartilhar e fazer comentários.

Quando o YouTube vê que as pessoas se envolvem com seu vídeo, ele melhora a classificação de seus vídeos. Consequentemente isso gera mais visualizações e horas assistidas.

Título: Crie um título atraente, que chame a atenção, que tenha a palavra chave e que fale sobre o que é seu vídeo.

Descrição: Quanto mais informações na descrição melhor, por isso, tente colocar de forma detalhada sobre o conteúdo do vídeo e também do seu negócio.

Tags: Nas tags você coloca aquelas palavras que estão relacionadas com seu vídeo e que estão no vídeo.

Nome do arquivo: Salve o arquivo com a palavra-chave, pois assim o seu vídeo será carregado para o YouTube com a palavra chave.

Essas são as etapas mais importantes para deixar seu vídeo otimizado e assim conseguir ser visto por mais pessoas.

Fatores importantes ao criar um canal no YouTube

Consistência: De nada vai adiantar criar um canal no YouTube e postar vídeos apenas de vez em quando. A consistência e frequência de publicações são fundamentais. Por isso, faça seu cronograma e crie uma rotina de publicações lançando conteúdo novo pelo menos uma vez por semana.

Divulgue seu canal: você deve divulgar seus vídeos, por isso promova eles nas redes sociais ou até faça parceria com outros YouTubers. Se você pagar para anunciar seus vídeos seu alcance pode ser muito maior do que fazendo de graça.

Envolva com seu público: O dono de um canal no YouTube que se envolve com seu público, tem muito mais resultados. Sendo assim, responda as perguntas e converse com eles.

Conclusão

Bom, essa é a melhor maneira para você criar um canal no YouTube para seu negócio. Mas, é essencial seguir todas essas etapas e fazer o melhor que você pode fazer. É natural que os resultados não apareçam imediatamente, mas trabalhando de forma correta e consistente os resultados logo virão.