Saiba o que é a estratégia Ship From Store e como ela pode ser vantajosa tanto para os clientes quanto para as lojas que a utilizam
A cada dia que passa, mais e mais consumidores consideram a qualidade e o tempo da entrega dois pontos cruciais na hora de fazer compras no varejo. As expectativas com a agilidade dos envios está mais alta do que nunca, esperando, muitas vezes, ter o produto em casa no mesmo dia da aquisição.
Junto disso, soma-se a busca por preços competitivos em mercadorias de alta qualidade e uma experiência de compra única.
Atualmente, para preencher essas lacunas, os grandes players nacionais e internacionais do varejo estão optando por oferecer o Ship From Store (SFS), um meio inovador para a entrega de suas mercadorias.
Devido aos resultados positivos, agora empresas de todos os portes também começaram a fornecer esse serviço para melhorar a experiência de compra, acelerar os processos logísticos e aumentar ao máximo o número de canais de venda para atender ao conceito de omnichannel.
Continue a leitura para entender o que é o Ship From Store e os principais benefícios que ele oferece aos clientes e varejistas.
Afinal, o que é Ship From Store?
Os números em relação às experiências do consumidor com os serviços logísticos das empresas, por mais atualizadas e modernizadas que sejam, ainda não são bons. Para você ter uma ideia, de acordo com a Forrester, 1 a cada 10 compradores online pode deixar de adquirir produtos de uma determinada loja por conta do tempo de entrega.
E não para por aí: mais da metade dos consumidores não se sentem satisfeitos com o tempo que os produtos levam para estar em suas mãos, apenas 46% deles demonstram satisfação nesse quesito.
Para solucionar essa dor comum entre os consumidores, o Ship From Store foi desenvolvido com a ideia de unir lojas físicas e virtuais, integrando seus estoques. Utilizando essa estratégia, todas as lojas de uma marca se transformam num ponto de distribuição.
Dessa forma, o consumidor consegue adquirir um produto em uma compra online e recebê-lo em um prazo menor, pois a mercadoria foi despachada da loja mais próxima possível do endereço cadastrado para entrega. Além disso, o SFS também possibilita que o cliente retire seu produto nessa mesma loja, que fica perto de sua localização.
Em ambos os casos, o tempo de espera diminui consideravelmente e a satisfação do cliente aumenta, visto que o tempo de entrega é um dos pontos mais relevantes na experiência de compra.
Resumidamente, o SFS reduz o tempo de entrega, pois o cliente não precisará esperar que seu pedido seja despachado de um centro de distribuição longe de sua casa, levando dias para tê-lo em mãos.
Outra característica impulsionada pelo Ship From Store é a multicanalidade, também conhecida como omnichannel, que permite que o consumidor interaja com todos os canais de venda da marca, seja loja física, online ou quaisquer outros.
Os três grandes benefícios do Ship From Store
Entregas mais rápidas e menos custosas
O raciocínio é básico: estoques mais próximos dos clientes reduzem o custo de envio das mercadorias. Isso porque a parte logística se torna mais precisa e rápida, e o envio do produto fica mais barato.
Assim, além de economizar dinheiro, o tempo e o esforço de trabalho também são poupados.
Melhores resultados de vendas e redução do churn
Quando o cliente sabe que é muito mais fácil retirar seu produto numa loja perto de sua casa ou que vai esperar menos tempo para recebê-lo, as chances de ele fechar negócio são bem maiores.
Além disso, se a primeira experiência de compra atendeu às suas expectativas, as chances de ele comprar mais produtos de uma única vez ou de voltar a consumir nessa loja também aumentam.
Se a qualidade e a agilidade permanecem ao longo do tempo e se mantêm iguais em todas as compras, a possibilidade de o consumidor deixar de adquirir produtos dessa loja cai consideravelmente, o que incide diretamente nas métricas do churn.
Clientes mais satisfeitos
Uma logística mais ágil e o caminho menos distante são dois pontos que impactam muito na experiência dos clientes, os tornando mais satisfeitos e confiantes na loja que oferece esse tipo de serviço, esse é o principal objetivo de apostar no Ship From Store.
Garantindo a satisfação do cliente com agilidade na entrega do produto adquirido, é possível construir uma base de clientes poderosa e ter mais segurança para as estratégias da empresa.