O que é marketing de relacionamento na área da saúde?

Qualquer profissional da área médica que utiliza o marketing digital médico sabe que a melhor estratégia para atrair novos clientes é o famoso boca a boca, ou seja, quando o paciente faz a indicação dos serviços para outras pessoas e, é aí que entra o marketing de relacionamento.

Esse tipo de estratégia aborda toda a prática que visa aumentar e trazer uma maior satisfação e, isso envolve ações básicas que visam trazer para o paciente uma experiência personalizada desde a marcação da consulta até o pós-consulta.

Por isso, para conseguir criar e estabelecer uma boa relação entre médico-paciente, o marketing de relacionamento se tornou essencial para a sobrevivência de clínicas e consultórios.

 

O que é o marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento pode ser definido como um conjunto de estratégias para a construção e disseminação da clínica ou consultório, prospecção, fidelização e criação de autoridade na área da saúde. O objetivo é fazer com que esses profissionais consigam conquistar e fidelizar esses pacientes, além de fazê-los se tornarem seus defensores e divulgadores.

Além disso, o método engloba estratégias como o contato com o público por meio dos mais de marketing digital e comunicação, comunicação próxima de cada pessoal com o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e a automação de marketing com seus contatos através de softwares de gestão.

Desta forma, o marketing de relacionamento serve para criar uma relação contínua, duradoura e progressiva com cada um dos pacientes, por uma experiência única e personalizada.

 

Principais vantagens do marketing de relacionamento

Além de tudo que já foi citado, o marketing de relacionamento pode proporcionar outras vantagens bastante importantes que irão impactar em sua estratégia.

 

Fortalecimento da Marca

Com uma identidade visual bem definida e atrativa, é possível estabelecer e criar essa conexão com o público, visto que, ela vai proporcionar uma experiência diferenciada na comunicação e fazer com que os pacientes lembrem da sua marca.

 

Maior economia com marketing tradicional

Com o trabalho focado apenas em relacionamento, os gastos com marketing tradicional e anúncios podem reduzir em até 4x seus custos com promoções pagas, dado que será possível conseguir isso de forma orgânica, com os pacientes promovendo o consultório e clínica por meio das indicações.

 

Consolidação da marca nos meios digitais

Com a interação dos pacientes nas mídias digitais vai ser possível aumentar a reputação do consultório e clínica e consolidar a marca dentro desses canais. Por isso, se o profissional investe no marketing de relacionamento, os pacientes, com certeza, farão comentários positivos nas redes sociais e sites de recomendação.

Vale ressaltar que manter um bom relacionamento e um atendimento de qualidade pode ajudar a consolidar essa parceria entre médico-paciente e aumentar a sua autoridade nas mídias digitais.

 

Como aplicar o marketing digital em seu consultório ou clínica?

Podemos encontrar muitas formas de aplicar o marketing de relacionamento, na prática, podendo contar com métodos como inbound marketing, marketing de conteúdo e marketing digital. E quando se trata de ferramentas online e offline, pode-se contar com blog, mídias sociais, e-mail marketing e envios de brindes.

Contudo, para aplicar o marketing de relacionamento da melhor forma possível é preciso seguir algumas dicas:

 

Crie uma base de dados consistente

O primeiro passo para criar uma base de clientes sólida é preciso definir sua persona, visto que, ela será a representação do seu público-alvo. Por meio da análise e o levantamento da sua persiana, será possível coletar os dados que servirá como uma lista de possíveis clientes potenciais.

Por isso, é fundamental manter sempre os dados atualizados para que as campanhas sejam mais assertivas e bem direcionadas e, para que assim o profissional consiga estreitar e elaborar as estratégias de marketing de relacionamento.

 

Aposte no E-mail marketing

Essa é uma das principais ferramentas para criar laços com os pacientes. Entre os diferentes tipos de abordagem que se pode utilizar com o e-mail marketing, estão as de parabenização, ofertas de conteúdos relevantes com dicas de saúde, promoções e descontos. Além disso, por meio desse método de atração é possível realizar pesquisas de satisfação para encontrar formas de melhorar a experiência de cada um deles.

 

Experiências sensoriais

 Para encantar os pacientes e fazê-lo retornar, claro, além de realizar um atendimento de qualidade, é criar experiências sensoriais na sala de espera, que envolve olfato, visão e audição. Aposte em um visual bonito, agradável e confortável, além de música ambiente, quadros, aromatizantes e materiais para distração, como revistas, livros e livretos informativos.

Lembre-se que com pequenas ações é possível garantir a satisfação e a fidelização do cliente no consultório ou clínica, além de fazer com que ele sinta a necessidade de fazer essa indicação para seus conhecidos.