Sabemos que, no Instagram, o conteúdo é tudo. Na verdade, é impossível crescer dentro da rede social sem que o seu conteúdo tenha qualidade e relevância para o seu público. Nesse sentido, fique por dentro do método mais usado pelos usuários do Instagram, o método de comprar visualizações reels no Instagram. Como também curtidas e seguidores.
Pensando nisso, o Instagram está sempre investindo em novos recursos para que o trabalho dos criadores fique melhor. E isso vai muito além de novos formatos, como é o caso dos Reels e dos stories, antes dele.
Um desses recursos é voltado, exatamente, na hora de se fazer parcerias com outras pessoas. E, até, com marcas, quando for o caso.
Esse novo recurso já existia, apenas, como um conceito, para os criadores. Mas, agora, está totalmente integrado à plataforma. Trata-se do Collab, um recurso que, ainda, está em testes. Mas tem tudo para emplacar em 2022.
Esse recurso vai permitir uma colaboração mais transparente entre dois perfis na rede. Além disso, os resultados impactarão a ambos.
Aqui, você vai entender o que é o Collab. E como ele pode ajudar você. Além, é claro de saber quando ele estará disponível e muito mais. Fique com a gente e conheça essa nova ferramenta do Instagram.
O que é o collab do instagram?
A melhor forma de falarmos sobre o Collab é explicando, de fato, o que ele é. Na verdade, a ferramenta veio para validar uma prática bastante comum.
Você já deve saber que parcerias no Instagram são normais. Na verdade, em qualquer rede social, visto que a razão de existir delas é a de conectar pessoas com gostos ou interesses em comum.
Algumas parcerias podem se dar através de publicações pagas por marcas maiores. Ou, então, trabalhos feitos por dois ou mais influenciadores, em conjunto.
Nesse último caso, é comum que a colaboração apareça na conta com mais seguidores ou alcance. Para alavancar a conta menor. Ou, então, que cada um dos influenciadores faça uma publicação na conta alheia.
No entanto, o Collab facilita, em muito, esse trabalho. Agora, os usuários poderão criar posts em coautoria. E, além disso, esses posts serão exibidos, ao mesmo tempo, nas contas de ambos.
Além disso, os posts não vão se limitar às criações no feed comum. Mas podem, também, ser aplicadas ao feed dos Reels. O que pode impulsionar o alcance dessas colaborações. Além disso, quando você transmite ao vivo, as lives, também, aparecem nos feeds de ambas as contas. Da mesma forma que ocorre com outras plataformas, como é o caso do YouTube, atualmente.
Assim, de forma resumida, é um recurso que vai permitir que ambas as contas cresçam juntas. Dessa maneira, o Instagram pretende estimular as parcerias, visto que, na prática, as publicações com o Collab terão um alcance maior.
Quais são as vantagens de se utilizar o collab?
Como nós já dissemos, o Collab, na prática, vai beneficiar o alcance. Afinal, duas contas conseguem alcançar mais pessoas que uma só.
Mas, para além disso, temos de entender que se trata de uma novidade do Instagram. Assim, publicações feitas com esse recurso tendem a ser priorizadas. Como acontece hoje com os Reels.
Além disso, como os posts criados usando o Collab serão mostrados nos perfis de ambos os usuários participantes, ambos se beneficiam, de maneira igual. E não, apenas, proporcionalmente.
Isso pois ambos terão acesso aos seguidores da outra parte. E, por consequência, ao seu alcance.
Segundo a divulgação do próprio Instagram, existirão diversos impactos imediatos ao se publicar com o Collab. São eles:
Nas publicações aparecerão os nomes dos dois usuários que a criaram.;
A publicação será exibida nos feeds dos usuários de ambas as contas (não foi definido se um seguidor de ambos os perfis verá a publicação duas vezes);
Transmissões ao vivo serão disponibilizadas em ambos os perfis;
Todas as visualizações, comentários, likes e outras interações serão creditadas a ambos os perfis, sem serem divididas de maneira proporcional.
Esses recursos podem parecer ótimos para parcerias entre dois influenciadores. No entanto, são ainda melhores para parcerias pagas.
Assim, caso você feche uma parceria com uma marca, a sua publicação, também, aparecerá no feed da marca que te contratou. Assim, ambos poderão ter acesso a uma esfera de influência nova.
No entanto, vale a pena atentar para o fato de que isso pode implicar em diferenças nos pagamentos. Visto que, agora, além do dinheiro, você ganhará visibilidade. Nesses casos, vale a pena ponderar o que é mais vantajoso para você.
Como funciona o collab do instagram?
Como a maior parte das ferramentas do Instagram, a Collab é mais fácil de se usar do que de se entender. Isso pois ela transforma um conceito complexo em uma ferramenta bastante intuitiva.
Apesar de seu uso, atualmente, ser limitado, já existem pessoas que receberam acesso prévio ao recurso. Incluindo sites de tecnologia que já fizeram uso do recurso e adiantaram um passo a passo de como ele funciona.
Em primeiro lugar, clique em +, no canto superior direito da tela do Instagram, para ir ao menu de criação. Uma vez lá, escolha se o seu post vai para o Reels ou para o Feed comum.
A criação ocorrerá, normalmente, até a tela final. Lá, você deve selecionar Marcar pessoas. Aqui, aparecerá a opção de Convidar colaborador.
Usando a ferramenta de busca, selecione as contas do Instagram que participaram dessa colaboração. Uma vez selecionados todos os colaboradores, basta clicar em Concluído. E, por fim, Compartilhar, para tornar o seu post público.
Assim que a publicação acontecer, em qualquer um dos feeds, os colaboradores convidados receberão uma notificação sobre aquele conteúdo. Essa pode ser aceita ou recusada. O processo, também, é bastante simples e intuitivo.
Quem recebeu a notificação deve abri-la, como qualquer notificação do Instagram. Em seguida, você deve clicar em “Revisar\’\’, para que você consiga ver a publicação em que foi citado como colaborador.
Aqui, você tem a opção de aceitar ou recusar aparecer como colaborador. Ou, então, clicar em Cancelar, para decidir depois. Caso aceite, essa publicação, também, aparecerá para os seus seguidores. Além dos seguidores de quem enviou a notificação.
Quem pode usar o collab do instagram atualmente?
Depois de ouvir tanto sobre as vantagens de se usar o Collab, você deve estar ansioso para fazer uso desse novo recurso. E, também, deve estar se perguntando quem já possui acesso a esse recurso enquanto está lendo esse artigo.
Infelizmente, pouca gente. Por ser um recurso em testes, ele está sendo liberado aos poucos. Especialmente, em países de língua inglesa, para facilitar a comunicação com o suporte e a resolução de erros de programação eventuais.
Em um primeiro momento, o país escolhido para isso foi o Reino Unido. Além da Irlanda e da Índia, por ser um mercado bastante grande e que possui o potencial de validar ou apontar melhorias para o novo recurso.
No entanto, o anúncio oficial do Instagram foi feito, apenas, no dia 18 de outubro Esse anúncio abrirá as portas para que o Collab se espalhe por todo o mundo.
Mesmo que de forma gradual, em breve, todos os usuários poderão fazer uso do Collab. Em todo o mundo, incluindo o Brasil que é um dos países que mais utiliza o Instagram. Assim, logo, ele estará em suas mãos, para você nos contar o que acha dele.