A otimização OnPage é o primeiro passo para conseguir uma melhor classificação do seu site no Google e em outros mecanismos de busca. A otimização on-page e a otimização off- page formam, portanto, as duas áreas principais da otimização de mecanismos de pesquisa.
O nome já entrega: otimização on-page, às vezes também chamada de otimização OnSite, é todas as medidas que podem ser tomadas para melhorar o próprio site.
Por que a otimização on page é tão importante?
O objetivo é melhorar o conteúdo, a estrutura e a tecnologia de forma sustentável, para que você aumente a visibilidade da sua página em um mecanismo de pesquisa (ou seja, o Google) e obtenha uma classificação forte no mecanismo de pesquisa a longo prazo.
Os resultados da pesquisa de uma consulta de pesquisa são listados nas chamadas SERPs ( Search Engine Result Pages ). Um site só pode ser encontrado usando a pesquisa do Google se já tiver sido incluído no índice do Google. Por esse motivo, o bot do Google (também conhecido como rastreador da web) examina bilhões de sites todos os dias em busca de conteúdo novo e atualizado.
Outro fator é a facilidade de uso, ou seja, aumentando a usabilidade do seu site. Resumindo, OnPage significa: você deseja um site tecnicamente perfeito que carregue muito rapidamente e encante os visitantes com conteúdo exclusivo sobre um tópico específico. Parece fácil, não é?
Quais medidas a otimização onpage inclui?
As medidas de melhoria no contexto da otimização OnPage não podem ser influenciadas externamente. Cabe a você tomar as medidas adequadas. A otimização pode incluir o conteúdo, os aspectos técnicos e estruturais da página.
Em círculos profissionais, isso também é conhecido como arquitetura de conteúdo, arquitetura de site e SEO técnico. Os vários componentes podem, por sua vez, ser divididos em vários pontos individuais.
O que o SEO técnico inclui?
Portanto, o lado técnico inclui a otimização do código-fonte do seu próprio site. Isso inclui a otimização dos elementos meta individuais (por exemplo, a meta descrição), o título da página e os atributos alt das imagens.
Além disso, otimizar sua própria estrutura de links também faz parte da otimização técnica. Os profissionais também lidam com a estrutura geral do código-fonte, analisam dados CSS e JavaScript, cuidam da compressão do conteúdo e desenvolvem um caching eficiente.
Sobre o que é a arquitetura de conteúdo?
A otimização de conteúdo é sobre a criação de conteúdo de alta qualidade, relevante para o tópico e exclusivo ( conteúdo exclusivo ) ou textos. Como parte da otimização estrutural, você os adapta em relação à formatação (isso se aplica a títulos, subtítulos, etc.). Eles são marcados nas chamadas tags HTML. As tags mais comuns são assim:
Aqui estão alguns exemplos de formatação simples de textos em HTML:
- Título 1 <h1> Aqui está seu título </h1>
- Título 2 <h2> Aqui está seu subtítulo H2 </h2>
- Títulos 3 <h3> Aqui está seu subtítulo H3 </h3>
Os títulos também podem ser H4, H5 ou H6.
- Texto em negrito: <strong> Este texto estará em negrito. </strong>
- Itálico: <i> </i> ou <em> </em>
- Sublinhado: <u> </u>
Otimização da URL e da estrutura da página
O comprimento da URL ( Uniform Resource Locator ), teoricamente, desempenha um papel subordinado como um fator de classificação para o mecanismo de pesquisa. Ainda assim, é um fator relevante, pois afeta o quão bem o bot do Google pode rastrear seu site.
Além disso, a experiência mostrou que um URL curto tem a vantagem de, devido à sua simplicidade, ser mais provável que seja vinculado a outras páginas ou compartilhado por usuários com outros visitantes em potencial.
O mesmo vale para a posição da palavra-chave . Se e onde a palavra-chave ocorre no URL é de importância secundária para a classificação no mecanismo de pesquisa. Para o buscador, entretanto, é um guia temático importante.
O HTML head
Ele está localizado na parte superior de um documento HTML e contém os metadados, recursos e outras informações mais importantes para garantir que o site carregue.
Por outro lado, aqui estão os prêmios que são tão importantes para a otimização on-page a fim de melhorar sua classificação. Alguns deles são, por exemplo, Canonical, Meta Robots ou Content Type. Os dois metadados mais comuns são o meta título e a meta descrição.
A tag de título ideal (meta título)
O chamado meta título é a meta mais importante de um site. Pelo menos quando se trata do fator de classificação no Google. Quase sempre você verá o meta título como um título nas SERPs.
Por esse motivo, a palavra-chave deve ser encontrada no meta título. Durante a visita, dá ao rastreador as primeiras informações importantes sobre o que se seguirá em termos de conteúdo!
Um segundo fator importante são os usuários nos resultados de pesquisa do Google. Uma boa tag de título não é otimizada apenas para o bot, ela anima o usuário a clicar em seu resultado ao mesmo tempo. Isso, por sua vez, significa que ele desconsidera a competição. Portanto, tente ser único.
Corpo de texto e HTML
O navegador pode reconhecer títulos com a ajuda da tag de título. A tag de cabeçalho, ou tag head para abreviar, é usada em HTML para definir esses cabeçalhos e marcá-los como tal.
Essas tags estruturam um arquivo HTML e podem ser formatadas de forma diferente de h1 a h6. No entanto, é importante que você use apenas uma única tag h1 por URL. Para isso, a palavra-chave deve estar integrada exatamente nesta tag. Você já viu um exemplo disso um pouco antes.
A densidade ideal de palavras-chave
Sua palavra-chave não deve ser mencionada muito raramente, nem deve preencher o conteúdo de forma arbitrária e fora do contexto. Nem o leitor nem o Google gostariam de ver isso. A chamada densidade de palavras-chave indica a frequência com que a palavra-chave é representada dependendo do número total de palavras.
A densidade da palavra-chave não deve ser superior a 8%. Pelo menos essa é a opinião ampla e a experiência do cenário de SEO. Caso contrário, existe o risco de o Google fazer o downgrade do seu site. Porque o chamado recheio de palavras – chave é considerado spam.
A densidade máxima de palavras-chave agradáveis para o usuário é de cerca de 5%. Em outras palavras, até agora o texto ainda parece bonito em teoria e é agradável de ler para o usuário.
Para evitar o uso excessivo da palavra-chave, você pode usar sinônimos de vez em quando. Acima de tudo, é importante que a legibilidade do texto não seja prejudicada e que o visitante do seu site leia o conteúdo com prazer. A palavra-chave aqui é novamente – facilidade de uso.
O conteúdo é para o usuário e não para o bot
Certamente, toda a otimização de SEO existe para que o novo conteúdo ou o novo site agrade ao bot e, consequentemente, ao Google. Os dias de densidade de palavras-chave teimosas já se foram, no entanto.
SEO moderno ou otimização on-page lida com a combinação de otimização amigável ao usuário e ao rastreador. Porque o seguinte se aplica: se o usuário está satisfeito, o mecanismo de pesquisa também está.
Para isso, recomendamos densidades de palavras-chave de 2 a 2,5% e enriquecimento com muitas facetas diferentes. Por exemplo, palavras-chave secundárias geralmente fornecem ao texto uma estrutura contextual.
As palavras-chave secundárias são semanticamente muito próximas da palavra-chave principal. Um exemplo seria: Condomínio em Ribeirão Preto (palavra-chave principal), Condomínio em Ribeirão Preto Centro (palavra-chave secundária).
A palavra-chave secundária complementa seu texto sobre condomínios em RP com um bairro. Se você adicionar outros distritos, o texto resultará em um quadro uniforme. A integração de perguntas típicas do usuário em termos semânticos faz muito sentido ao criar palavras-chave.
Perguntas típicas, para ficar com e fora do exemplo, poderiam ser:
- Qual é o preço dos condomínios em Ribeirão Preto
- Onde fica o melhor condomínio?
- Qual é o melhor software para administração de condominios?
Semântica, neste caso, significa todos os termos que suportam o tópico, como preços, horários de funcionamento, direcções, cozinha, reservas, italiano, etc.