A mais famosa plataforma de gerenciamento de sites e blogs do mundo, o WordPress, anunciou a alguns meses a sua mais nova versão (3.4) como já é abitual muitos bugs e erros da versão anterior foram corrigidos, além de melhorias nas funcionalidades e a criação de uma nova seção que promete ser uma mao na roda para os menos experientes com códigos.
Aos mais apressadinhos peço muita calma, pois o próprio WordPress pede para que essa versão seja apenas usada em sites de teste por enquanto, pois ainda está em fase de avaliações. Tudo indica que a versão final deve ser lançada já nas primeiras semanas de julho, mas pra você que não aguenta esperar, quatro betas já estão disponíveis para download, abaixo separei o mais recente, o número 4.
Você pode baixa-lo no link e testa-lo:
Depois não esquece de nos comentar sua opinião =]
Novidades
Nessa versão a maior novidade está na criação de uma nova seção: “Customize”:
Nela várias mudanças no tema poderão ser feitas, tais como:
- Alterar imagem e tamanho do cabeçalho,
- Cores dos textos, links e cor de fundo,
- Possibilidade de trocar o background por uma das milhares de imagens de um banco próprio (do WP).
- Escolher o conteúdo que aparece na home page,
Tudo sem a necessidade de inserção de código algum e ainda sendo visualizadas em tempo real. Essa será uma ferramenta muito explorada pelo WordPress daqui pra frente e novidades deverão surgir nessa seção nas próximas atualizações.
Outra possível mudança que pode não ser tão relevante, mas já é no mínimo curiosa está na linguagem, ela poderá ser mais informal e descontraída.
Há muito tempo se discute a “informalização” da linguagem do WP em português – a exemplo da versão em inglês que já a algum tempo vem em uma linguagem mais jovem – mas esse pensamento sempre parava nos betas e a versão final vinha com toda formalidade possível. Isso até esta versão, a promessa é que o modo da escrita seja modificada, tendo em vista provavelmente o grande número de fóruns e sites de público jovem que utilizam o wordpress como sua forma de comunicação principal.
Além dessas, outras mudanças tecnicas dessa nova versão foram:
- Nova API para a interface XML-RPC que permitem melhoramentos para integração com aplicações externas e móveis
- Melhoramento da performance da classe pública WP_Query, responsável pela criação das chamadas à base de dados (SQL) organizando os posts de acordo com a página que estamos a visitar
- Nova API para registar cabeçalhos e backgrounds para novos temas.